Turbina fumando
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pessoal,
minha turbina (biaggio t2) resolveu jogar bastante olão na admissão depois que rodei sem pressurização. não joga nada na lenta, mas sem pressurização chegou a sujar o capo de oleo antes com a pressurização o carro não fumava nada, e hoje vou montar a pressurização denovo e testar se vai fumar ou não…
minha duvida é se isso é problema de retorno (foi feito na sexta), ou pq rodei sem pressurização ou a turbina que está bixada mesmo???
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a turbina passou a fumar
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isso responde sua pergunta?
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dizem que é overspeed que dá isso mas eu não acredito porque a turbina assobia como se tivesse andando c/ 0,2 bar isso é pelo assobio pois o barulho forma pelo jeito que o ar entra pela boca formando o barulho meu turbo ele é sequinho de tudo aqui porém eu tenho absoluta certeza que no meu caso aqui quando eu ando c/ 0,8 bar sobe oleo na pressurização e também vaza pelo miolo da turbina e também cai no escape fazendo fumaceira quando eu ando com pressões baixas agora quando taco 2 bar na bichinha ela fica zerada zerada seca de tudo eu mandei um e-mail é uns meses atraz p/ a borgwarner de campinas com toda a configuração do meu carro e ele me respondeu que a pressão ideal de oleo é de 4 é 4,5 bar de oleo e eu tenho 6,5 bar de oleo na lenta quando frio, pelo que eu entendi isso pode danificar os aneis de vedação da turbina pois ela não está girando forte e dando vazão para o oleo ir para o retorno assim fazendo contra pressao no sistema no miolo da turbina portanto eu acredito que isso é bastante pressão de oleo + baixo giro da turbina que apesar dela estar livre sem pressurizar ela nao está empurrando bastante gases p/ dentro do motor p/ fazer uma maior queima p/ cair no eicho dela e fazer ela se empolgar ainda mais ao contrario de quando ela está empurrando bastante pressão para o motor com a taxa dinamica além de ser bastante gases ele saem com muita pressão da camara deviva a taxa din?mica e ai a turbina fica possuida rsrsrsrrsrs
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dizem que é overspeed que dá isso mas eu não acredito porque a turbina assobia como se tivesse andando c/ 0,2 bar
andar sem pressurizacao dá overspeed com certeza.
nessa condicao nao tem nada restringindo o fluxo de ar na sa?da do compressor, da? o bicho vira até acabar com tudo mesmo.
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alem de nao ter pressão pra valvula de alivio aliviar nada
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andar sem pressurizacao dá overspeed com certeza.
nessa condicao nao tem nada restringindo o fluxo de ar na sa?da do compressor, da? o bicho vira até acabar com tudo mesmo.
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alem de nao ter pressão pra valvula de alivio aliviar nada
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exato, e esse barulho q o o esmerilhador escutou na verdade é o assovio do turbo girando além do limite, não o assovio de um turbo a 0,2 bar
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sem duvida que andar sem pressurização, corre-se alto risco de danificar a turbina, pelo fato do eixo rodar de forma desbalanceada, por falta de pressão na caixa fria, mês acredito q isso não é regra, por exemplo: acho dificil acontecer overspeed se naum exagerar da rotação do motor. a turbina não ira estrapolar sua rotação maxima, com o motor a uns 3000 rpm.
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procurei foto aqui mas não achei, vou tentar explicar por escrito mesmo.
todas as vezes que eu precisei desligar a pressurização, pra não ter que ficar dosando o po, usava o seguinte artif?cio: deixava só um pedaão de mangueira na boca do compressor. nessa mangueira eu colocava uma rolha que fiz - na verdade peguei um eixo de 2 , fiz um rebaixo da largura da abra?adeira (pq senão ela escapava), e fiz um furo de 1/2 no centro dele para aliviar a pressão. o carro ficava um pouco amarrado em alta, mas funcionava direitinho…
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bom, montei e até agora nem uma fumacinha. estiquei até 4000rpm com carga e nada de fumar, não passei disso porque estou acertando o carro.
com certeza antes ela estava entrando em overspeed mesmo, pois com 4000rpm a turbina fazia um barulho que agora com a pressurização montada e os mesmos 4000rpm ela não faz.
amanhã vou testar até o corte e posto aqui se vai fumar ou não.