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Fueltech x variação de tensão x ac

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  • H Offline
    H Offline
    HMF
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    #1

    voltei a este assunto, porque é um absurdo que a discussão de um problema técnico desse nível de interesse seja abortado por causa de discussões bizantinas… :d

    a causa dos problemas levantados no outro tópico trancado, é a sensibilidade dos bicos é flutuação da tensão, e não a fueltech. o próprio manual tem uma tópico a respeito, lá pela pagina 51.

    outro detalhe de suma import?ncia, é ter uma linha de alimentação confiável para os bicos. de que adianta a fuetech estar sendo alimentada a 13,5v se os bicos estiverem recebendo só 11 v, por conta de uma fiação deficiente?

    já acompanhei um acerto desses, é extremamente chato, porque tem de ficar testando os % de correção para cada valor de tensão. o mapa tem variação de 1 em 1 volt, mas a fueltech faz a interpolação e calcula para valores intermedi?rios.

    só testando na prática, com tudo apagado, metade das coisas ligadas, tudo ligado, etc, para acertar uma correção aceitável. tem de acertar na lenta, intermediária e e na alta também....

    quando ao ar condicionado, não tem jeito. a fueltech não tem tratativa para esse acessório (afinal, foi feita para competição). a única solução é o solenoide mesmo, ativado pelo ar condicionado, para aumentar a rotação da lenta. o uso desse solenoide tem de ser feito em conjunto com a correção de injeção por tensão.

    ah, só pré lembrar, existe correção para injeção por temperatura de motor, que também influencia o resultado final...

    esse é o texto do manual da fueltech sobre o assunto.

    ajuste da correção por tensão da bateria

    esta correção é feita com base na tensão da bateria do carro. ela leva em consideração que a

    diminuição da tensão de alimentação dos bicos injetores influencia o tempo de abertura dos mesmos. é uma

    correção bastante suave, mas muito útil em casos de grandes variações de tensão por retirada do alternador, por exemplo.

    bicos injetores de grande vaz?o, que normalmente trabalham com um tempo de injeção mínimo na

    marcha lenta são os que mais sofrem pela queda na tensão da bateria, variando seu tempo morto e com isso

    pode ocorrer de não injetarem devido a uma queda de tensão. com essa correção consegue-se contornar este problema

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    • I Offline
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      Inssurection
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      #2

      henrique, eh isso ai mesmo, basta ter boa vontade e fazer bem feito.

      o evandro jah cansou de instalar fueltech em carros mais modernos e completos, com ac, dh e tudo tudo, nen por isso o carro ficou ruim, ao contrario, a regulagem que ele faz na fueltech eh muito boa visto que grande parte dos carros que ele faz eh para ser usado na rua, e cliente que esta pagando, n vai kerer coisa mal feita.

      lamentavel oq aconteceu no outro topico, pessoas desinformadas e que se dizem muito inteligentes vir a estragar outro bom topico. espero que este nao seja atingido tb.

      ps: n estou defendendo a ft, soh digo que antes das pessoas criticarem, eh melhor conhecer sobre oq estao falando, digo principalmente na pratica. e nao usando as teorias teoricas dos filosofos preparapapadores que em grande parte nunca utilizaram, ou se utilizaram nao tiveram capacidade minima pra fazer funcionar.

      abracaoo

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      • G Offline
        G Offline
        Gui_Jpa
        escreveu em última edição por
        #3

        voltei a este assunto, porque é um absurdo que a discussão de um problema técnico desse nível de interesse seja abortado por causa de discussões bizantinas… :d

        a causa dos problemas levantados no outro tópico trancado, é a sensibilidade dos bicos é flutuação da tensão, e não a fueltech. o próprio manual tem uma tópico a respeito, lá pela pagina 51.

        outro detalhe de suma import?ncia, é ter uma linha de alimentação confiável para os bicos. de que adianta a fuetech estar sendo alimentada a 13,5v se os bicos estiverem recebendo só 11 v, por conta de uma fiação deficiente?

        bom dia henrique,

        boa sorte com o seu topico, de coracao mesmo.

        eu ontem levei o carro no eletricista e dei uma geral no alternador.

        troquei os rolamentos e o regulador de voltagem (que era original... de 1993).

        aproveitei, e coloquei um cabo de 16mm do alternador para a bateria, para reforcar, (o cabo original, eu cortei um pouquinho o isolamento dele e deu pra ver sinal de zinabre), e coloquei outro cabo tambem de 16mm do negativo da bateria para o motor (um outro terra, se os anteriores tiverem com algum zinabre tambem).

        no voltimetro profissional do eletricista a bateria ta marcando uns 14,5v com tudo desligado e ligando ar, radio, farol alto, cai pra uns 13, pouquinhos volts.

        na ft com tudo isso ligado ela diz que tem 13,1v disponiveis.

        a minha oscilacao diminuiu muito, mas, ainda acontece de o carro, parado no sinal, dar uma tremidinha, mas se recupera muito melhor agora.

        vou ver com o preparador como foi feita a linha + dos bicos injetores e dos sensores tb.

        e se for o caso usar um rele auxiliar pra limpar essa oscilacao de voltagem neles.

        sabe que eu nao tinha atentado que o positivo dos bicos vem do pos chave e nao da ft. ;)

        quando vc escreveu , eu peguei o manual para ler o diagrama de cabeamente e ai vi que ela não sai positivo nenhum

        eu jurava de pes juntos que todo sinal positivo vinha dela, por isso meu questionamento no outro topico da ft ser taaaao suscetivel a variacao de voltagem. (o que ainda acho, pois pelo marcador de voltagem dela, se cair pra 12 e alguma coisa volts, ela comeca a ficar de sacanagem).

        abraco

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        • I Offline
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          Inssurection
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          #4

          entao guilherme, da ft soh sai o aterramento.

          entao da pra fazer a ligacao dos positivos trank

          fica trank q seu carro vai ficar bom ainda, eh soh perder um pouco de tempo em cima dele e pronto

          assim que estiver bom vc da um tok aki pra gente

          abracos

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          • G Offline
            G Offline
            Gui_Jpa
            escreveu em última edição por
            #5

            entao guilherme, da ft soh sai o aterramento.

            entao da pra fazer a ligacao dos positivos trank

            fica trank q seu carro vai ficar bom ainda, eh soh perder um pouco de tempo em cima dele e pronto

            assim que estiver bom vc da um tok aki pra gente

            abracos

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            fala rapaz

            eu vou ver se no proximo sabado, dou uma olhada com calma na parte dos positivos com o eletricista aqui em casa mesmo. (nao que eu ache que tenha algo errado, mas, se der pra estabilizar essa queda)

            depois eu conto como ficou.

            abraco

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            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #6

              queda pra 11v, beleza, com certeza influencia, mas queda pra 12.4v, nao será problema.

              tem que ver bem que o problema não é falta de ar por não ter controle de motor de passo, ou demora no calculo do combustivel pelo map. é só ficar esperto na sonda, se ela cair antes de morrer, eh falta de velocidade no acerto, ou até, dificilmente mas até possivel se a instalacao for bem mal feita mesmo (negativos finos), ser queda de tensao, mas ai seria possivel ajustar pela correcao de tensao. se a mistura nao baixar e o carro morrer, eh falta de ar, por nao ter controle de marcha lenta.

              pra regular, engate segunda e va soltando a embreagem com o carro bem freiado, pra gerar carga, assim vc pode ver se tem combustivel suficiente em baixa rotacao com um pouco mais de carga que na marcha lenta. esse teste nao mexe na tensao, entao, depois teste a entrada de algo que consome tensao e sinta o resultado… só testando e percebendo as reacoes, e usando o feeling pra descobrir o que acontece.

              espero ter ajudado com a minha opiniao.

              abraco.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gui_Jpa
                escreveu em última edição por
                #7

                queda pra 11v, beleza, com certeza influencia, mas queda pra 12.4v, nao será problema.

                tem que ver bem que o problema não é falta de ar por não ter controle de motor de passo, ou demora no calculo do combustivel pelo map. é só ficar esperto na sonda, se ela cair antes de morrer, eh falta de velocidade no acerto, ou até, dificilmente mas até possivel se a instalacao for bem mal feita mesmo (negativos finos), ser queda de tensao, mas ai seria possivel ajustar pela correcao de tensao. se a mistura nao baixar e o carro morrer, eh falta de ar, por nao ter controle de marcha lenta.

                pra regular, engate segunda e va soltando a embreagem com o carro bem freiado, pra gerar carga, assim vc pode ver se tem combustivel suficiente em baixa rotacao com um pouco mais de carga que na marcha lenta. esse teste nao mexe na tensao, entao, depois teste a entrada de algo que consome tensao e sinta o resultado… só testando e percebendo as reacoes, e usando o feeling pra descobrir o que acontece.

                espero ter ajudado com a minha opiniao.

                abraco.

                oi lost,

                como eu disse, refiz o alternador, e o carro ficou beeeem melhor, oscilando pouquissimo.

                eu quero ver se no fim desta semana (sexta-feira), consigo levar o carro e o preparador no dinamometro para acerto.

                o que me deixa meio encafifado, é que eu paro no sinal, e o carro fica na lenta de boa, dai da uma tremidinha boba e depois volta (sem mexer em nada), mas, vou dar uma olhada no que vc falou sim.

                em relacao ao teste da marcha, vai ser complicado (carro com cambio automatico).

                mas, creio eu que se tirar de n e puser em 1 ou d, o efeito seja o mesmo (carga no motor).

                abracao lost (tua ajuda tem sido de grande valia mesmo).

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  opa, é sim, o efeito é o mesmo, só nao da pra vc variar a carga…

                  mas vc usando fueltech pra uso diario assim, ela tem correcao por variacao de map e tpsó senao fica dificil ter resposta boa ao acelerador... sei la...

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    ruiak
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    uma outra coisa …. sua pressao de linha nao tem varia?oes quando a tensao abaixa?? tem que tomar cuidado porque conheci casos onde isso acontecia e enchia o saco pra regular a lenta...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gui_Jpa
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      opa, é sim, o efeito é o mesmo, só nao da pra vc variar a carga…

                      mas vc usando fueltech pra uso diario assim, ela tem correcao por variacao de map e tpsó senao fica dificil ter resposta boa ao acelerador... sei la...

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                      lost,

                      eu coloquei a correcao por map e lenta por map.

                      qdo coloquei correcao por tps e acerto por map nao gostei muito.

                      correcao por tps/map e lenta por map achei que ficou ruim.

                      a principio a que me deixou mais feliz foi tudo por map, mas, sei la…

                      a injecao rapida ta por tps, pq por map nao ficou legal nao (nao sei como foi feita a regulagem).

                      abraco

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gui_Jpa
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        uma outra coisa …. sua pressao de linha nao tem varia?oes quando a tensao abaixa?? tem que tomar cuidado porque conheci casos onde isso acontecia e enchia o saco pra regular a lenta...

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                        pressao de linha é :mellow:

                        explique-se :(

                        abraco

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pressao de linha ?  :mellow:

                          explique-se :(

                          abraco

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                          guilherme, acho que ele se refere a pressao na linha de combustivel. se variar, a alimentacao tb varia…

                          acho que eu esqueci de comentar, que a fuelbox ainda nao está fazendo a correcao pela tensao da bateria. apesar de eu ter implementado isso na fuelbox antiga, que esta instalada no barco, ainda nao implementei as funcoes, que estao prontinhas, é só copiar/colar entre um firmware (do barco) e o da fuelbox atual.

                          mesmo sem essa correcao, meu carro não apresenta grande variacao na mistura não, mesmo que ligue tudo o que existe de eletrico no carro, fazendo a tensao cair pra proximo dos 12.4v (normalmente fica em 13.6-13.8)

                          acredito que a variacao de tensao seja mais influente em bicos de baixa impedancia do que de alta, que é o caso do meu carro.

                          1 Resposta Última resposta

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