Fueltech x variação de tensão x ac
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voltei a este assunto, porque é um absurdo que a discussão de um problema técnico desse nível de interesse seja abortado por causa de discussões bizantinas…
a causa dos problemas levantados no outro tópico trancado, é a sensibilidade dos bicos é flutuação da tensão, e não a fueltech. o próprio manual tem uma tópico a respeito, lá pela pagina 51.
outro detalhe de suma import?ncia, é ter uma linha de alimentação confiável para os bicos. de que adianta a fuetech estar sendo alimentada a 13,5v se os bicos estiverem recebendo só 11 v, por conta de uma fiação deficiente?
bom dia henrique,
boa sorte com o seu topico, de coracao mesmo.
eu ontem levei o carro no eletricista e dei uma geral no alternador.
troquei os rolamentos e o regulador de voltagem (que era original... de 1993).
aproveitei, e coloquei um cabo de 16mm do alternador para a bateria, para reforcar, (o cabo original, eu cortei um pouquinho o isolamento dele e deu pra ver sinal de zinabre), e coloquei outro cabo tambem de 16mm do negativo da bateria para o motor (um outro terra, se os anteriores tiverem com algum zinabre tambem).
no voltimetro profissional do eletricista a bateria ta marcando uns 14,5v com tudo desligado e ligando ar, radio, farol alto, cai pra uns 13, pouquinhos volts.
na ft com tudo isso ligado ela diz que tem 13,1v disponiveis.
a minha oscilacao diminuiu muito, mas, ainda acontece de o carro, parado no sinal, dar uma tremidinha, mas se recupera muito melhor agora.
vou ver com o preparador como foi feita a linha + dos bicos injetores e dos sensores tb.
e se for o caso usar um rele auxiliar pra limpar essa oscilacao de voltagem neles.
sabe que eu nao tinha atentado que o positivo dos bicos vem do pos chave e nao da ft.
quando vc escreveu , eu peguei o manual para ler o diagrama de cabeamente e ai vi que ela não sai positivo nenhum
eu jurava de pes juntos que todo sinal positivo vinha dela, por isso meu questionamento no outro topico da ft ser taaaao suscetivel a variacao de voltagem. (o que ainda acho, pois pelo marcador de voltagem dela, se cair pra 12 e alguma coisa volts, ela comeca a ficar de sacanagem).
abraco
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entao guilherme, da ft soh sai o aterramento.
entao da pra fazer a ligacao dos positivos trank
fica trank q seu carro vai ficar bom ainda, eh soh perder um pouco de tempo em cima dele e pronto
assim que estiver bom vc da um tok aki pra gente
abracos
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entao guilherme, da ft soh sai o aterramento.
entao da pra fazer a ligacao dos positivos trank
fica trank q seu carro vai ficar bom ainda, eh soh perder um pouco de tempo em cima dele e pronto
assim que estiver bom vc da um tok aki pra gente
abracos
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fala rapaz
eu vou ver se no proximo sabado, dou uma olhada com calma na parte dos positivos com o eletricista aqui em casa mesmo. (nao que eu ache que tenha algo errado, mas, se der pra estabilizar essa queda)
depois eu conto como ficou.
abraco
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queda pra 11v, beleza, com certeza influencia, mas queda pra 12.4v, nao será problema.
tem que ver bem que o problema não é falta de ar por não ter controle de motor de passo, ou demora no calculo do combustivel pelo map. é só ficar esperto na sonda, se ela cair antes de morrer, eh falta de velocidade no acerto, ou até, dificilmente mas até possivel se a instalacao for bem mal feita mesmo (negativos finos), ser queda de tensao, mas ai seria possivel ajustar pela correcao de tensao. se a mistura nao baixar e o carro morrer, eh falta de ar, por nao ter controle de marcha lenta.
pra regular, engate segunda e va soltando a embreagem com o carro bem freiado, pra gerar carga, assim vc pode ver se tem combustivel suficiente em baixa rotacao com um pouco mais de carga que na marcha lenta. esse teste nao mexe na tensao, entao, depois teste a entrada de algo que consome tensao e sinta o resultado… só testando e percebendo as reacoes, e usando o feeling pra descobrir o que acontece.
espero ter ajudado com a minha opiniao.
abraco.
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queda pra 11v, beleza, com certeza influencia, mas queda pra 12.4v, nao será problema.
tem que ver bem que o problema não é falta de ar por não ter controle de motor de passo, ou demora no calculo do combustivel pelo map. é só ficar esperto na sonda, se ela cair antes de morrer, eh falta de velocidade no acerto, ou até, dificilmente mas até possivel se a instalacao for bem mal feita mesmo (negativos finos), ser queda de tensao, mas ai seria possivel ajustar pela correcao de tensao. se a mistura nao baixar e o carro morrer, eh falta de ar, por nao ter controle de marcha lenta.
pra regular, engate segunda e va soltando a embreagem com o carro bem freiado, pra gerar carga, assim vc pode ver se tem combustivel suficiente em baixa rotacao com um pouco mais de carga que na marcha lenta. esse teste nao mexe na tensao, entao, depois teste a entrada de algo que consome tensao e sinta o resultado… só testando e percebendo as reacoes, e usando o feeling pra descobrir o que acontece.
espero ter ajudado com a minha opiniao.
abraco.
oi lost,
como eu disse, refiz o alternador, e o carro ficou beeeem melhor, oscilando pouquissimo.
eu quero ver se no fim desta semana (sexta-feira), consigo levar o carro e o preparador no dinamometro para acerto.
o que me deixa meio encafifado, é que eu paro no sinal, e o carro fica na lenta de boa, dai da uma tremidinha boba e depois volta (sem mexer em nada), mas, vou dar uma olhada no que vc falou sim.
em relacao ao teste da marcha, vai ser complicado (carro com cambio automatico).
mas, creio eu que se tirar de n e puser em 1 ou d, o efeito seja o mesmo (carga no motor).
abracao lost (tua ajuda tem sido de grande valia mesmo).
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opa, é sim, o efeito é o mesmo, só nao da pra vc variar a carga…
mas vc usando fueltech pra uso diario assim, ela tem correcao por variacao de map e tpsó senao fica dificil ter resposta boa ao acelerador... sei la...
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lost,
eu coloquei a correcao por map e lenta por map.
qdo coloquei correcao por tps e acerto por map nao gostei muito.
correcao por tps/map e lenta por map achei que ficou ruim.
a principio a que me deixou mais feliz foi tudo por map, mas, sei la…
a injecao rapida ta por tps, pq por map nao ficou legal nao (nao sei como foi feita a regulagem).
abraco
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uma outra coisa …. sua pressao de linha nao tem varia?oes quando a tensao abaixa?? tem que tomar cuidado porque conheci casos onde isso acontecia e enchia o saco pra regular a lenta...
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pressao de linha é
explique-se
abraco
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pressao de linha ?
explique-se
abraco
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guilherme, acho que ele se refere a pressao na linha de combustivel. se variar, a alimentacao tb varia…
acho que eu esqueci de comentar, que a fuelbox ainda nao está fazendo a correcao pela tensao da bateria. apesar de eu ter implementado isso na fuelbox antiga, que esta instalada no barco, ainda nao implementei as funcoes, que estao prontinhas, é só copiar/colar entre um firmware (do barco) e o da fuelbox atual.
mesmo sem essa correcao, meu carro não apresenta grande variacao na mistura não, mesmo que ligue tudo o que existe de eletrico no carro, fazendo a tensao cair pra proximo dos 12.4v (normalmente fica em 13.6-13.8)
acredito que a variacao de tensao seja mais influente em bicos de baixa impedancia do que de alta, que é o caso do meu carro.