E ae os mais interados
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nisso é que dá a fia administrar uma categoria . eu já previa estas dificuldades .
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o wrc está ficando muito caro. o custo de um carro hoje não sai por menos de 1 milhão de dálares. um s2000 sai por uns 300 mil. e são carros que dão pt e batem a torto e a direito. por isso as montadoras estão caindo fora.
o resto é viagem. esse senhor da entrevista tendo em mente carros de tração traseira, não levou em conta que hoje em dia 99% dos carros tem tração dianteira. ele pensa que a gm vai voltar a fazer chevette e a ford vai fazer escort com tração traseira.
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agora q vc falou é verdade….fui futucar aki um best motoring q o tommi makkinen aparece, de fato qdo eu vi de primeira e eles falam q um carro do wrc tava saindo por 1 milh?o.....
? tinha a mínima noção de q era assim tão caro......
mas q akeles escorts antigos eram lindos, isso eram
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a fia começou a sacanear o rally a muito tempo, desde que começou a juntar 1 milhão de pessoas por etapa em média…. isso fez com que o interesse pela f1 diminuisse muito, o que para a fia não é nada intere$$ante.....
nisso, começaram a criar etapas wrc muito longe do que era no circuito europeu, e o custo passou a ficar astron?mico. desde 1997 tb, com a adoção dos wrcars em substituição aos antigos a8 (os a8 eram preparados a partir de modelos de série, e os wrcars já nascem pra rally com muito mais preparação) o custo da categoria se aproximou do custo de um f1 carros de 1 milhão de dálares, câmbios de 75k euros, motores de 200k euros....
por isso tb o esvaziamento do grid com a sa?da das equipes oficiais (skoda, mitsubishi, peugeot, fiat/lancia).
pensou-se então na criação dos s2000 (motores aspirados semelhantes aos da extinta a7, mas com tração integral), que teriam um custo muito mais baixo, e substituiriam os wrcars. porém não foi uma idéia aceita por todos, e as equipes oficiais chegaram a cogitar a sa?da em massa.
nisso surgiu o irc (intercontinental rally challenge), uma espocie de campeonato europeu , onde os top são os carros de regulamento s2000 (peugeot, dacia, toyota, vw, fiat, entre outras que estão desenvolvendo carros como a ford e suzuki).
acredito que os atuais wrcars devam entrar em extinção em breve, aparecendo carros s2000 turbo, mais simples mecanicamente mas não muito menos rápidos. seriam carros como os últimos a8 de 12 anos atrás, com motores mais simples, carrocerias originais, câmbios e diferenciais mecânicos (no maximo cambio sequencial como nos carros de pista atuais).
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o que eles buscam é mais participação das outras marcas, nisso eu até concordo..
agora, simplesmente ceifar o que o wrc tem de bom é sacanagem.
equação difácil de resolver. de um lado o espet?culo, de outro os custos.. hoje só tem mesmo a ford desenvolvendo carros pro wrc, todas as outras estão correndo por fora, não h? nenhuma equipe oficial de expressão.
invariavelmente a categoria iria acabar por conta dos custos. então, no meu ponto de vista, acho vêlida a idéia de tornar os carros mais simples, baseados em modelos de rua preparados para pista. quem sabe assim terçamos mais modelos 4x4 esportivos a venda.
porém, se for usar apenas tração 4x2, acho um puta retrocesso. e nem diria que se deve a falhas de engenharia das fábricas, afinal o sistema todo já deve ser fabricado por um fornecedor independente. pq não nivelar o mesmo sistema para todas as equipes se esse for o problema?
? importante baixar os custos sim, mas não regredindo 30 anos no tempo.
abraços.
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? contradit?rio isso de usar um 4x2 e querer espet?culo esque?a curvas de lado com 280cv aspirado e 4x2… ou se for turbo com 300cv fácil esque?a mais ainda um 4x2
eu acho que vai de s2000 turbo mesmo, como nos antigos a8, um pouco melhorados. não acho tão ruim se for assim, pq era uma época muito disputada, com subaru, toyota, mitsubishi, ford, seat, de onde sa?ram muitos dos grandes nomes do rally mundial.
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quem é o carro atual campeão é qual carro ganhou 2006, 2005 e 2004 ?
o ford focus nunca foi campeão do wrc
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acho que ele quis dizer em relacao ao envolvimento direto da fabrica, e nisso a ford mesmo faz os carros.
ja na citroen eh como a subaru, que sempre foi preparada pela prodrive.
se estou errado me corrijam.
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? o contrário na verdade.
a citroen é equipe de fábrica, só em 2006 que foi representada pela kronus, que contou com apoio da fábrica.
a ford é representada pela m-sport, de malcolm wilson, que já foi piloto oficial ford nos anos 70, e que prepara e desenvolve os carros hj para a fábrica e suas equipes satélite stobart e munchi s.
a subaru é oficial mas preparada pela prodrive, como acontece na am?rica latina com os barattero, que preparam os subaru oficialmente.
hj a suzuki tb é equipe de fábrica, sob o comando do nobuhiro monster tajima, diretor da suzuki sport e piloto nas provas do pikes peak de suzuki escudo.
a skoda era oficial, assim como a peugeot e mitsubishi, mas ainda não existem planos de voltarem.
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acho que ele quis dizer em relacao ao envolvimento direto da fabrica, e nisso a ford mesmo faz os carros.
ja na citroen eh como a subaru, que sempre foi preparada pela prodrive.
se estou errado me corrijam.
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está errado ….citroen sport q fez o xsara wrc (carro q + ganhou corridas na história do wrc) e faz o c4 wrc.
pilotados pelo franc?s ti?o q é o piloto c + vit?rias no wrc.
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o focus nunca ganhou nada….....a ford q foi campe? de construtores
2004, 2005 e 2006 campeão foi o xsara wrc
2007 foi o c4 wrc
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parafraseando e seguindo seu racioc?nio, o xsara e o c4 tb não ganharam nada, foi a citroen que ganhou
ali?s, nem a citroen, quem ganhou foi o ti?o
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parafraseando e seguindo seu racioc?nio, o xsara e o c4 tb não ganharam nada, foi a citroen que ganhou
ali?s, nem a citroen, quem ganhou foi o ti?o
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nisso vc tem raz?o….
eu não tinha idéia de como era realmente a participação das fábricas no wrc. sempre ouvi falar que a ford abandonou a f1 pra se dedicar apenas ao wrc. e que ao menos ano passado, era a única fábrica a ter um representante oficial.
quanto aos carros, eu acho que são bem equivalentes (focus e c4). porém, sem querer puxar a sardinha para o meu lado, diria que o focus é melhor devido a ser o campeão na categoria construtores nos últimos dois anos, ou seja, na média, os focus são melhores.
o diabo realmente é o sebasti?o.. o cara toca muito, acho que até de patinete era capaz de vencer algumas especiais.
mas, claro, obviamente esse é um mérito da citroen, pois quem vence uma corrida assim é o time como um todo.
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nisso vc tem raz?o….
eu não tinha idéia de como era realmente a participação das fábricas no wrc. sempre ouvi falar que a ford abandonou a f1 pra se dedicar apenas ao wrc. e que ao menos ano passado, era a única fábrica a ter um representante oficial.
quanto aos carros, eu acho que são bem equivalentes (focus e c4). porém, sem querer puxar a sardinha para o meu lado, diria que o focus é melhor devido a ser o campeão na categoria construtores nos últimos dois anos, ou seja, na média, os focus são melhores.
o diabo realmente é o sebasti?o.. o cara toca muito, acho que até de patinete era capaz de vencer algumas especiais.
mas, claro, obviamente esse é um mérito da citroen, pois quem vence uma corrida assim é o time como um todo.
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o focus é um carro muito bom, mas o c4 tb é fenomenal um carro novo, com um ano de desenvolvimento e já estreou vencendo ano passado. e foi mérito do carro tb, pq fez dobradinha
o tião é um caso é parte, pq pra um cara que começou h? 10 anos no rally, já é campeão da super 1600, tetracampeão da wrc e maior vencedor da história, além dos recordes de mais vit?rias seguidas e mais vit?rias na mesma temporada, e também com vêrias vit?rias nos mesmos rallys, tipo de monte carlo, argentina e tal… o cara tá sendo chamado de rally schummy , pq tá fazendo a limpa
eu admiro isso pq ele era campeão franc?s de gin?stica ol?mpica, nunca foi piloto desde criança
mas tem muitos nomes bons hj, e os carros tem rendimentos muito próximos, então tá bem apertado o campeonato. o desse ano então tá espetacular 3 vencedores diferentes nas tr?s primeiras provas isso sim é corrida de carros
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aquela limitação na boca da turbina, deixa tudo parecido em relação a motor.
na f1 a diferença de motores é gritante.
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pois é… 34mm é sacanagem
em compensação o torque das baga?as e o que aceleram não é brincadeira vendo ao vivo é de ficar assustado até, os carros são uns monstros, verdadeiros tanques de guerra
vi coisas lá que se eu contar ninguém acredita... numa especial eles passavam por cima de uma pedra no meio de um rio, que se um carro normal só olhasse pra pedra já desmontava e no estádio, um c4 escapou e ficou preso na pilha de sacos de areia que delimitavam a pista. o que o cara fez? simplesmente enfiou a primeira e destruiu a pilha de sacos como se fossem bexigas de ar... saiu numa boa, sem nenhum risco...