Rubens declara: quer correr mais de 300 gps
-
em uma longa e reveladora entrevista é revista semanal eletrúnica gp week , rubens barrichello afirmou que não pretende deixar a f-1 antes de completar 300 gps e confessou ter aprendido com michael schumacher, além de sofrido com a pressão recebida após a morte de ayrton senna.
o brasileiro quebrar? o recorde de maior número de gps na f-1 na turquia, quando atingir? a marca de 257 corridas, deixando para tr?s o italiano riccardo patrese. rubens disse estar surpreso em obter o feito, já que considera a f-1 um esporte difácil.
? ?timo não iniciei minha carreira pensando em ser o mais longevo na f-1. mas é bom, pois vi muitos pilotos ?timos virem e irem. a f-1 não é um negócio fácil , afirmou o paulista, relembrando um epis?dio do in?cio de sua carreira, em 1993, quando estreou pela jordan.
tenho em mente uma situação: podia ter terminado no podio minha terceira corrida, em donington park, e pensei: ei, a f-1 é fácil . mas o tempo mostrou o contrário. a f-1 é difácil, e estou feliz em permanecer aqui e aproveitar ao máximo , continuou.
mantendo o discurso dos últimos meses, barrichello comentou que 2008 não será seu último ano na categoria. quero encerrar a carreira com mais de 300 gps e correndo de pneus slicks. só isso. nunca penso em nada, estou apenas preparado para o presente. não sabia o que o futuro me preparava, e isso é muito legal. este não será meu último ano.
e, como não podia deixar de ser, o piloto de 35 anos contou sobre seu relacionamento com ayrton senna. rubens, que seria o sucessor do tricampeão na f-1, confessou que sofreu com a morte do amigo, epis?dio que teria interrompido o caminho natural das coisas.
quando emerson (fittipaldi) estava lá e (nelson) piquet chegou, emerson ainda estava indo bem. aos poucos, foi perdendo o ritmo, e o nelson passou a chamar a atenção. a mesma coisa aconteceu entre piquet e senna. infelizmente, perdemos senna cedo, mas acho que teria acontecido o mesmo comigo. é como se o universo estivesse preparado para isso, mas ele foi embora cedo e herdei toda a pressão , confessou.
rubens disse ter aprendido uma coisa com senna: a ser determinado. ayrton era, mais do que tudo, um amigo. era um her?i, alguém que admirava muito ao volante. ele não me aconselhava a entrar de determinada forma em uma curva. acho que aprendi mais com a percepção de que ele era um cara determinado e, se quisesse ter sucesso na f-1, precisava ser igual.
o brasileiro fez uma relação entre o comeão da carreira e a decisão de deixar a ferrari no fim da temporada de 2005, afirmando que odiava perder, mas precisava jogar se quisesse atingir seus objetivos.
era jovem, tinha apenas 22 anos e era difácil de aceitar que o carro não era rápido o suficiente e não rendia bem. não podia perder nem em jogo de cartas as pessoas pensam: ok, como você perdeu para michael todo esse tempo? . trabalhei demais nesse período. você pode perguntar a ross brawn como eu era chato. estava atrás de meu caminho e, por isso, deixei a ferrari. queria encontrar um espaço para mim e vencer para mim. e este motivo me orgulhou.
? conquistando o que conquistei, de uma posição em que me recusei a jogar tudo fora, que continuei, tendo uma experiencia saudável. vejo que estou aqui, agora, apenas por causa daquele tempo , concluiu.
a partir de então, a entrevista segue para outra direção: a convivóncia com michael schumacher e a predileção da escuderia italiana pelo piloto alemão, que conquistou cinco de seus sete tátulos mundiais vestindo as cores da ferrari.
os tempos difáceis são bons na f-1, pois eles o ensinam como se comportar. honestamente, a equipe foi constru?da para beneficiar os dois pilotos, mas foi um caso do tipo ok, ele chegou primeiro, então terá as melhores opções . tive o mesmo carro, câmbio e motor, mas a estratégia privilegiada era dele. então, como vencer?
apesar de eles (ferrari) serem iguais e determinados em fazer os dois carros chegarem é frente, havia uma preferência sobre quem terminaria é frente , admitiu o atual piloto da honda, que disse, inclusive, ter aprendido com schumacher.
gosto do michael como pessoa. ele precisa do carinho de todt, de ross e de todos os outros, mas foi do meu jeito que aprendi como agir. michael não era apenas fantástico, mas um perfeccionista, que tornava o carro perfeito a cada curva. isso ele me ensinou a fazer .
marcado por ter vencido sempre corridas confusas e atépicas na categoria, rubens disse que precisou jogar em todas essas provas para terminar na frente.
tenho muito orgulho de minhas vit?rias, pois tive de jogar com elas. você pensa: ok, tr?s, quatro paradas, apenas me dá algo que no fim do dia eu seja bom o suficiente e prove a você que posso vencer . e todas minhas vit?rias foram assim.
apesar dos pesares, barrichello não se diz arrependido em ter competido seis temporadas pelo time de maranello. ele até brincou com a situação. não posso dizer que tive uma época ruim na ferrari. foi, possivelmente, a melhor época de minha carreira… antes de ser campeão mundial em 2008 e 2009 .
o veterano também destacou que o bom de ficar 16 anos na f-1 é poder ver o progresso e as tentativas sem sucesso de reduzir a velocidade dos carros. honestamente, são as mudanças normais da vida. o mundo segue desta forma, e na f-1 é igual. apenas acho que está bem mais seguro. a estratégia era sempre diminuir a velocidade dos carros, mas os engenheiros sempre conseguem o contrário, então isso acaba sendo incrável.
por fim, rubens destacou como fundamental a entrada de ross brawn no time, motivo que o faz ainda sonhar com vit?rias e tátulos. ross mudou o time do dia para a noite. faltava um láder técnico. ele se encaixa perfeitamente. tem um bom esporito e desafia a todos. ele está extraindo o melhor da equipe.
disputar tátulo??? eu não creio que a honda vai segurar ele tanto tempo...
o mansell foi campeão com 39 mas era ouuuutra história.
-
eu concordo quando ele diz que sofreu toda a pressão do poblico brasileiro, pra não dizer mundial, quando o senna morreu. não foi fácil.
agora, dizer que aprendeu a ser determinado como ele, ah, isso não..
o rubinho é um bom piloto, excelente até… acho que ninguém dura tanto tempo num negócio como a f1 sem ser bom realmente.
mas ele não tinha estrela... sabe, essa coisa de chegar e acontecer. sem falar que ele pegou a época mais burocr?tica da f1, e ainda sendo escudeiro do queixada.
coisas da vida.
-
maldita arisco
-
o maior defeito do rubinho foi sempre falar de mais..
qdo entrou na ferrari ele vivia falando que agora vai … que vai ganhar do alemão e assim ia...
só depois que saiu da ferrari q ele falava q era segundo piloto e pronto..
se ele fosse um david coulthard da vida...q não fala de mais, com certeza ele seria mais amado ...
o rubinho é um bom piloto, mas não é um cara top...
? acima de média, mas nunca foi o melhor do tempo dele..
ele sempre teve alguém bem melhor que ele na pista...
ele nunca teve a oportunidade de brigar de frente a frente com alguém...
-
o maior defeito do rubinho foi sempre falar de mais..
qdo entrou na ferrari ele vivia falando que agora vai … que vai ganhar do alemão e assim ia...
só depois que saiu da ferrari q ele falava q era segundo piloto e pronto..
se ele fosse um david coulthard da vida...q não fala de mais, com certeza ele seria mais amado ...
o rubinho é um bom piloto, mas não é um cara top...
? acima de média, mas nunca foi o melhor do tempo dele..
ele sempre teve alguém bem melhor que ele na pista...
ele nunca teve a oportunidade de brigar de frente a frente com alguém...
[snapback]683733[/snapback]
verdade, ele ia ser tipo um alex barros.
-
exato …
o alex barro eh ou era o cara com maior tempo na moto gp...
nunca ganhou campeonato, mas nao eh zuado q nem o barrica...
-
o alex barros é um caso é parte :
quando tinha moto 2 tempos reclamava porque a moto era 2 tempos . depois que obteve uma 1000 4 tempos , reclamava que não era honda . depois que foi pra honda , reclamava da moto porque não era da equipe oficial da honda , a repsol . depois foi pra honda repsol …
... o valentino rossi saiu da oficial da honda , foi pra yamaha , e foi campeão no mesmo ano .
nem sei quais são as atuais desculpas dele na superbike .
certas pessoas adoram perder oportunidades de ficarem caladas .
sinceramente : ele só não é tão zuado ou mais que o barrica , porque aqui quase ninguém liga pra moto gp .
abraços .
-
o alex barros é um caso é parte :
quando tinha moto 2 tempos reclamava porque a moto era 2 tempos . depois que obteve uma 1000 4 tempos , reclamava que não era honda . depois que foi pra honda , reclamava da moto porque não era da equipe oficial da honda , a repsol . depois foi pra honda repsol …
... o valentino rossi saiu da oficial da honda , foi pra yamaha , e foi campeão no mesmo ano .
nem sei quais são as atuais desculpas dele na superbike .
certas pessoas adoram perder oportunidades de ficarem caladas .
sinceramente : ele só não é tão zuado ou mais que o barrica , porque aqui quase ninguém liga pra moto gp .
abraços .
[snapback]684019[/snapback]
acho que seu comentario foi equivocado:
1. barros nunca reclamou de a moto ser 2 tempos visto que desde o comeco dos anos 80 ate 2002 eram 2t.
2. em 2002 apenas 3 equipes tinham motor 4t, a yamaha, com biaggi e checa, a honda com rossi e okada e a suzuki com roberts jr e gibernau.
3. ele reclamava sim, que nao tinha apoio da honda, visto que ele so nao foi piloto honda em 5 anos (2 cagiva, 1 ou 2 suzuki e 1 yamaha, dos 17 de 500/motogp.
4. o rossi eh o melhor piloto da atualidade e um dos 3 da historia, mas sempre teve apoio oficial e um staff chefiado por jeremy burgees, que somente foi campeao, com spencer, gardner, lawson e dooham.
5. quanto a rossi em 2004 quando doi campeao com a yamaha, todos os pilotos que correram com barros em 2003 disseram que a yamaha investiu muito na nova moto e que ela mudou muito de 2003 pra 2004. fora o fator rossi/burgess.
6. na sbk ele nunca deu desculpas, mas simplesmente nao estava na equipe oficial da honda, naquele ano nem toseland na oficial conseguiu grande coisa, ano em que as 4 cilindros tinham restricao na admissao.
7. se vc acompanha motociclismo, ja viu equipe satelite ser campea? e nunca vai ser.
8. quanto a ele ser zuado, o que existia era um estereotipo quanto a qualquer piloto brasileiro nao ser vencedor , criado na era barrichelo. vide o que esta acontecendo com o massa.
9. barros nunca teve apoio oficial de fabrica somente em 2003 com a yamaha gauloises e 2004 quando ele foi pra repsol honda, mas teve o azar de as motos estarem tecnicamentes inferiores. a isso tbm se deve falta de estrela. mas se manteve por 18 anos na elite do motociclismo de competicao.
10. e nunca vi ele dar desculpas de nada, nem puxar a responsa pra si. muito pelo contrario sempre foi sucinto em suas declaracoes e sempre assumiu os erros. as declaracoes sobre a inferioridade tecnica das motos em 2003/2004, partiram da propria imprensa internacional, que nunca zoaram barros.
-
ele fazia reclamações sim quanto a sua moto ser 2 tempos , me lembro vivamente . alegando que não tinham competitividade com as 1000 4 tempos . isso no tempo em que 2 tempos ainda existia .
agora , tenho que reconhecer que as reclamações dele sempre foram de cunho técnico . e apesar de soarem como desculpas por serem por ocasião de uma falsa expectativa , ele tinha embasamento pra dizer o que falava . e também sempre foi um cara muito na dele e por isso respeitado .
já com o barrichello é completamente diferente . ele reclama de expectativas que ele mesmo sempre fez questão de gerar com declarações e mais declarações . quando herbert ganhou pela stewart , quando terminou seu primeiro ano na ferrari sendo muito elogiado …
tem que ser zuado sim senhor
agora não se pode mais zuar ninguém também ... quero ser um pouco politicamente incorreto de vez em quando ...
-
? verdade . também a diferença de or?amento das satélites pra oficiais é monumental . porém esse handicap não é tão desfavorável na superbikes . pelo menos na época que eu acompanhava onde até particulares boatavam moto pra correr lá .
pra falar a verdade , eu respeito o alex barros . mas respeitar o barrichello é pedir demais .
não pela capacidade dele , que é reconhecidamente boa . mas porque ele sempre pagou pela lángua grande e se fez de perseguido …
um piloto deve dar respostas na pista . ele teve muitas oportunidades mais preferiu os dálares de maranello ao invós de quebrar o pau .
e quem prefere o bónus , deve assumir o ?nus .
abraão .
-
e também é fato indesmentável que , caso a motovelocidade fosse popular no brasil , ele seria tão zuado quanto o barrichello . ou até mesmo mais pressionado .
mas com embasamento muito menor …
-
ele fazia reclamações sim quanto a sua moto ser 2 tempos , me lembro vivamente . alegando que não tinham competitividade com as 1000 4 tempos . isso no tempo em que 2 tempos ainda existia .
agora entendi sua colocacao, isso foi em 2002, ano em que entraram as 4t, na verdade a reclamacao (justa) se deu apos a honda fornecer uma 4t pra daijiro kato, que era da gresini honda, sendo que o mais experiente da honda com motos 4t era o proprio barros, visto que havia vencido as 8h de suzuka e raspado a vitoria varias vezes, inclusive perdeu uma onde ele foi roubado deliberadamente, pra que a honda fizesse a dupla rossi/edwards campea daquela edicao.
agora , tenho que reconhecer que as reclamações dele sempre foram de cunho técnico . e apesar de soarem como desculpas por serem por ocasião de uma falsa expectativa , ele tinha embasamento pra dizer o que falava . e também sempre foi um cara muito na dele e por isso respeitado .
bem isso eh verdade, mas ainda assim uma equipe oficial tem os melhores equipamentos. as melhores publicacoes sempre frisavam que a diferenca era muito grande. quanto a barros ele ainda foi bem, ficando em primeiro entre as equipes privadas, contra as oficiais, nada tinha a fazer.
quanto a barrichelo, tem de ser zoado mesmo… e acho que aprendeu a licao...
abracos