-
1?- os tais angulos na sede das válvulas são feitos para melhorar o fluxo de ar, a ferramenta pra se fazer isso em casa é cara? alguém sabe?
2?- alguém pode me explicar o que se faz nas valvulasó é o mesmo que se faz com as sedesó retirando-se material dela pra formar os angulos também?
3?- tem gente que muda o formato das camaras de combustão dos cabeçotes, penso em fazer isso na do fusca, pois segundo gente que conhece do motor elas são uma #@&*% , restringem muito o fluxo e deixam o cabeçote quente, penso em deixar elas em um formato hemisf?rico ou quase-hemisferico, pois parece ser bem eficiente, mas como fazer as valvulas acompanharem o formato da camara para se ter mais eficiencia? lembrando que meu motor é um vw a ar.
4?-já vi em um cabeçote de moto que tinha angulos na camara de combust?o, isso ajudaria mais ainda?
5?- nesses carros de arrancada tops, o que eles fazem nas camarasó fiquei na curiosidade agora, hemisf?ricas com vêrias valvulasó ou tem outra preparação mais ninja?
aqui vai um exemplo de cabeçote vw a ar com camara quase-hemisferica, talvez não tenho sido tirado o resto da camara por efeito de taxa de compressão
cabeçote com c?mara hemisf?rica:
cabeçote de moto com c?mara hemisf?rica ou quase, sei lá, e ?ngulos ao redor da c?mara:
o que me dizem? meu besouro iria quase levantar boo com um bagulho desses. hehe
-
se vc pegar um cabeçote porsche aircooled, vc vai ver que os formato da camara eh hemisf?rico, mas o cabeçote jah nasce assim as válvulas acompanham o desenho da camara, naum eh somente o trabalho da camara, seria impossível fazer igual no cabeçote vw ar. mas naum quer dizer que naum possa ser feito algo semelhante, e eh isso que a maioria faz.
jah vi vêrios formatos, e dos cabeçotes tops que vi, naum eram nem formato ap, nem formato totalemente hemisf?rico.
esse eh meu cabeçote no primeiro estágio onde a paula faria modificou o formato da camara e mais algumas coisas. hoje jah foram feito outros trabalhos neles.
http://img233.exs.cx/img233/2125/cabeote017ft.jpg
para um cabeçote vw ar, o unica coisa que muda em rela?ao a cabe?ortes modernos, eh que vc precisa fazer esse trabalho de camara, o resto eh a mesma coisa. tamanho de válvula, sede, angulo…
-
1?- os tais angulos na sede das válvulas são feitos para melhorar o fluxo de ar, a ferramenta pra se fazer isso em casa é cara? alguém sabe?
sim são feitos pra isso, mas tem q saber fazer… não conheão essa ferramenta pra venda no br, c achar, me avisa onde achou hehehhe
2?- alguém pode me explicar o que se faz nas valvulasó é o mesmo que se faz com as sedesó retirando-se material dela pra formar os angulos também?
tem mt coisa pra fazer nelas… mas o basico q vejo fazendo eh dar uma leve afunilada na haste (dependendo do caso), e trabalhar angulos, e arredondar a parte de cima dela... e a ferramenta pra fazer isso em casa tb nunca vi...
3?- tem gente que muda o formato das camaras de combustão dos cabeçotes, penso em fazer isso na do fusca, pois segundo gente que conhece do motor elas são uma #@&*% , restringem muito o fluxo e deixam o cabeçote quente, penso em deixar elas em um formato hemisf?rico ou quase-hemisferico, pois parece ser bem eficiente, mas como fazer as valvulas acompanharem o formato da camara para se ter mais eficiencia? lembrando que meu motor é um vw a ar.
o q sempre vi o chico biela falando, eh q o melhor pra esse motor eh deixar parecido com as camaras de ap, o cabeçote do dinas ta bem assim…
4?-já vi em um cabeçote de moto que tinha angulos na camara de combust?o, isso ajudaria mais ainda?
sei la, acho q aquilo eh mais pra taxa, não vejo em q esses angulos poderiam melhorar no desempenho…
5?- nesses carros de arrancada tops, o que eles fazem nas camarasó fiquei na curiosidade agora, hemisf?ricas com vêrias valvulasó ou tem outra preparação mais ninja?
tb queria saber
isso geralmente eh segredo hehehe
aqui vai um exemplo de cabeçote vw a ar com camara quase-hemisferica, talvez não tenho sido tirado o resto da camara por efeito de taxa de compressão
cabeçote com c?mara hemisf?rica:
esse cabeçote eh de porsche ne? provavelmente turbo
cabeçote de moto com c?mara hemisf?rica ou quase, sei lá, e ?ngulos ao redor da c?mara:
o que me dizem? meu besouro iria quase levantar boo com um bagulho desses. hehe
[snapback]684764[/snapback]
bom ta ai meus 5 cents… espero não ter confundido mais vc heheheh
-
eu evitaria muito mexer no formato da c?mara.
isto influencia muito o motor e não é tão obvio fazer o desenho de uma c?mara. e se c?mara esf?rica fosse o melhor, todos os veículos novos viriam com ela
o normal é c?mara com maior volume perto da vela, para favorecer/evitar pré-detonação.
qto ao cabecote, tem um tópico que é ?timo sobre o assunto.
-
cabeçote e uma coisa muito complicada de se mecherrr eu particularmento não acho legal mecher em cabeçote.
acho legal usar comandos
molinhasss
-
eh que o formato da camara do motor a ar eh ruim d++. eh preciso mexer… cada um faz de um jeito, acho que o formato ap seria uma solução bem testada, inclusive o chico teve certeza do trabalho de camara qdo viu essa foto do meu cabeçote a alguns anos atrás.
nos outros formatos, cada um coloca sua experiencia, mas quem mexe nisso, principalmente qdo falamos de motor a ar, tem no mínimo 20 anos de janela, então sabe o que está fazendo.
os cabeçotes porsche que vi (peguei na mão), estavam sendo montados no meu outro preparador, ele faz muitos cabeçotes de arrancada, ele faz outro formato, mas ele soh tem 40 anos de experiencia com esses cabeçotes vw ar.
sobre motor hemi:
-
?, acho que vou fazer formato de ap nos meus cabeçotes mesmo.
até pra nao destaxar mais do que o carro ja é destaxado.
mas o que eu queria ver agora é essa parada da sede de valvulas e valvulas.
comando e molas sao essenciais no vw a ar preparado porque os originais sao bem fora de cogita?ao. hehe
-
pra os conhecidos comandos engle vc jah sabe neh:
se for aspiradinho de rua a conhecida série w
se for aspiradinho pra uso misto, série vz
se for usar balanceiro forjado, aí eh série fk, mas ai eh mais pra uso em pista
se for turbo eh serie tcs
outros comandos acabam sendo muito caros, como os pauter que são vendidos na pro-1, mas na pista ngm tah usando outra coisa.
molas eh engle ou bugpack, naum esque?a dos pratinhos.
se for fazer tudo de maneira mais economica, ai siga as receitas do chico, molas duplas fusca + fiat, ou outras receitas.
-
eu fiz formato semi-hemisf?rico num 1600 que montei . fiz tipo uma elipse por igual , removendo material . também arredondei quase todos os cantos vivos .
? um trabalho que exige bastante paciencia , além de dimensionar aproximadamente o quanto de taxa se perdeu com a remoção . e recuperar com faceamento .
os cabeçotes trabalharam muito bem em todas as configurações que montei , subindo de giro mais rapidamente e se comportando melhor em altas solicitações . se bem trabalhados e polidos , reduzem bastante a possibilidade de batida de pino . o formato original de c?mara , além de horrível , é bastante propenso a pré-ignição pelos cantos vivos que acumulam carvão rapidamente .
a unica coisa que me dava orgulho em meu extinto fusca , era esse motor . só com peças originais de diversos vws .
todo o trabalho foi supervisionado a dist?ncia pelo grande chico biela . sempre muito sol?cito e prestativo .
abraços .
-
quanto a pergunta 1 , existem as fresas originais vw para restaurar os angulos originais das sedes . existe um limite de remoção de amterial para esse trabalho , após estourado o limite , o negócio é trocar as sedes .
essas fresas se encaixam perfeitamente no orif?cio da sede e parecem uma válvula solta , mas com a parte de corte na extremidade com o respctivo ?ngulo . são 3 : a de 30 , a de 45 e a de 60 (ou eram 75?) graus .
mas sinceramente não sei onde este tipo de ferramenta está a venda . ferramentas originais vw para motores a ar são rel?quias e peças de coleção .
cada vez mais os motores a ar vão ficando iguais aos 2 tempos . cada vez menos gente sabe mexer neles .
no futuro , serão os carburados …
-
tinha original vw brasileira . só não sei se ainda estão disponíveis .
existe um catalogo que eu tive vendo otro dia numa loja , que tinha r?plicas de vêrias peças originais vw . a grande maioria pra vw a ar que são características e rel?quias .
conheão um mecnaico do marapo que tem algumas … mas não essa .
-
tem um w110 a venda no ml . de loja , eu não conheão .
sim , deve ter suporte pra mais angulos . mas no cabeçote vw a ar são esses 3 : 15 , 45 e 75 graus … não lembro bem .