Stock- regra vetava pilotos em categoria não-globo
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regra vetava pilotos em categoria não-globo
warm up
09/04/2008 - 00:10
victor martins
de são paulo
a tr?s dias do in?cio do campeonato da stock car, a vicar retirou do acordo que tem com os pilotos uma cl?usula que se tornaria a nova pol?mica do campeonato depois que o grande prémio soube de sua exist?ncia. na minuta mandada ?s equipes na semana pasada, a organização da stock car impunha uma restrição aos 34 pilotos que fazem parte do grid da v8 no contrato que credencia os competidores a participarem das 12 provas do calend?rio. a sótima das 30 cl?usulas impedia que cac? bueno, rodrigo sperafico, thiago camilo e companhia fossem inscritos em outros campeonatos nacionais que não fossem transmitidos pela globo.
a vicar distribuiu aos times o contrato de credenciamento e outras aven?as que vale para as quatro categorias que promove é a v8, a que leva seu nome (antiga light), a jánior e a pick-up racing. nele, após cinco considerações, elencava cl?usulas que se referem a obedi?ncia aos regulamentos esportivo e técnico, credenciamento, premiação e formas de pagamento, subs?dios, licenciamento de produtos, isenção de responsabilidades por parte da vicar, a desde o ano passado comentada lei da morda?a é não fazer declarações em poblico que sejam desprestigiosas ou impliquem em descr?dito aos eventos, patrocinadores, fornecedores, organizadores, autoridades ou terceiros envolvidos ?, distribuição e padronização dos boxes, espaços promocionais e preão das inscrições.
a inovadora e repressora cl?usula sótima requeria atenção, permitia margem para interpretação e falava dos direitos de imagem. na quarta das sete linhas surgia a barreira. os eventos, provas e treinos, (sic) são alvo de transmissão e reportagens, que irão ao ar atravṍs de sinal de empresas detentoras dos direitos de exibição em tv aberta, tv fechada, internet ou outros meios anal?gicos ou digitais, ficando vetada a participação dos piloto (sic) da copa nextel stock car [v8], (sic) em campeonatos nacionais de outras categorias que tenham transmissão ao vivo ou em vt, em outras emissoras de tv aberta, tv fechada ou internet que não as detentoras dos direitos de exibição.
ao quase eufemismo empresas detentoras dos direitos de exibição em tv aberta, tv fechada , entenda-se só globo, sem fazer a ligação umbilical ao sportv. o grande prémio foi tirar a dúvida. apesar de o sportv pertencer é globosat, a única linha que o canal segue a globo é editorial. as negociações para transmissão são feitas de forma separada , explicou um funcion?rio da emissora carioca, que adiantou: o sportv, até onde sei, ainda está conversando para transmitir a stock.
consultado em seguida, o sportv confirmou que mostrar? a temporada em vt.
premissas estabelecidas, a cl?usula proibia que os pilotos da v8 corressem em qualquer categoria que não fosse de posse da tv globo nem do sportv.
o que já salvava o gt3 brasil, que também vai passar no canal por assinatura, pelo menos seis etapas ao vivo. a licen?a aliviava e valia para os já confirmados na série dos supercarros: alceu feldmann, thiago marques, valdeno brito, daniel serra, ingo hoffmann e giuliano losacco. gt3 que teve um almoão de apresentação nesta terça (8) em são paulo, onde o assunto foi comentado é boca cheia e pequena. antonio hermann, um dos diretores da sro latin america, foi procurado. não tenho nada a declarar sobre isso. quem cuida desses assuntos é a cba , comentou. mas o grande prémio apurou que o dirigente demonstrava preocupação com a exist?ncia de tal cl?usula. ingo, um dos pilotos presentes no evento, preferiu o sil?ncio.
na prática, padeceria por não ser global a f?rmula truck é da tv bandeirantes/bandsports. ou ainda, se a copa vicar e a pick-up racing não fossem exibidas na globo, significaria, ao po-da-letra, que nenhum piloto da v8 poderia participar das categorias que pertencem é própria vicar. lico kaesemodel, que pretende participar da ex-light, seria ceifado.
para a confederação brasileira de automobilismo, o piloto pode correr onde bem entender. a entidade soube da cl?usula por meio do grande prémio. surpreso, o presidente paulo scaglione logo se opos. a cba não aceita qualquer tipo de restrição é carreira do piloto. o promotor e o patrocinador não tám poder para exigir isso, e nés não aceitamos , declarou o dirigente. a função do promotor é promover, e as funções técnicas e desportivas são exclusividade da cba. e esta questão é desportiva , justificou.
a cba apressou-se para confirmar a história com carlos col, diretor-presidente da vicar, empresa que desde o fim de 2007 passou ?s mãos do publicit?rio nizan guanaes, sócio do grupo abc é outrora ypy. col comentou que se tratava de uma imposição da globo . restou é cba ficar de stand-by para alguma manifestação de quem se sentisse afetado.
desde que tomei ci?ncia do caso, entrei em contato com o cac?, falei com o ingo na manhã de hoje [terça], com o chico serra [que corre na truck] e mandei um e-mail para o paulo gomes. aguardo uma posição deles para tomar uma medida. quem me conhece sabe que eu não deixo de exercer os direitos do piloto , comentou scaglione. a cba, no caso de recebimento de alguma queixa, enviaria um of?cio é vicar comunicando a invalidação da tal cl?usula.
enquanto isso, o grande prémio foi novamente atrás da globo e de col. um funcion?rio que solicitou anonimato contou que a emissora não fez qualquer exig?ncia. isso é negócio da vicar. a gente só não quer que as equipes façam um revezamento de pilotos, que mantenham as mesmas duplas até o fim. não tem nem cabimento a gente pedir isso, de proibir piloto de correr. mais tarde, o dirigente deu sua versão, corroborando que havia sido uma determinação do canal, e anunciando a eliminação da cl?usula sótima.
a minuta foi mandada ?s equipes para que analisassem e nos dessem uma resposta. no caso específico desta cl?usula, foi colocada a pedido da globo, que é um tratamento que ela dá da a todos os esportes, mas que na verdade, conversando com a globo, não tem mais impacto , explicou col, que disse não ter recebido reclamação de nenhum piloto. ? uma cl?usula que não vai ter consequência. então conversei com a globo e falei a eles que não h? raz?o.
perguntado sobre as eventuais punições aos pilotos que se aventurassem em terras antiglobais , col afirmou que o contrato rege somente credenciamento, postura, comportamento, garante a realização do campeonato e estabelece a bolsa de premiação. a unica penalização a que o piloto ficaria sujeito seria a perda de premiação . e recha?ou que tenha agido errado ao estabelecer a cl?usula. a vicar nunca invadiu nenhuma esfera de al?ada de cba e tem perfeita ci?ncia do que é esfera de ambos. se a cba tem essa leitura, não é bem assim. não infringimos nenhum regulamento técnico nem desportivo , insistiu.
ainda, col revelou que a copa vicar e a pick-up também pertencem ao sportv, mas que a forma como serão exibidas estão a definir .
sem a cl?usula, pois, começa o campeonato de 2008 da stock no fim de semana em interlagos. mas não está descartada para 2009. no futuro pode ser que exista um tipo de situação que tenha que acordar com a globo e com os pilotos. mas encaro este tema com naturalidade. para este ano, a regra era in?cua.
só pra dar uma frisada….
a cba não aceita qualquer tipo de restrição é carreira do piloto. o promotor e o patrocinador não tám poder para exigir isso, e nés não aceitamos
a? eu pergunto: e o que foram aquelas punições para os pilotos biland então?
e a falta de crit?rio da globo então assusta…...esqueceram que o cac? corre de tc2000 e de vez em quando se aventura em outras categorias, esse domingo mesmo ele tava de convidado na transmissão do gp do bahrein na band fm e comentou q no sóbado correu em um rali.....loucura........