Trepidação intermitente
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galera do pp… sei que vocês tem uma experincia vasta, e creio que poderão me ajudar.
? o seguinte.
tenho esse palio aí da assinatura (fire flex 1.0, também conhecido com ubaldo).
o negócio é que h? cerca de 5 ou 6 mil kms, troquei os 4 pneus dele. os antigos estavam gastos, sem balanceamento, porém o alinhamento e a cambagem estavam certos.
coloquei 4 novos (fate o, na mesma medida dos originais, em todas de ferro originais também).
foi feito balanceamento na m?quina, fora do eixo do carro, com ajuste fino e tudo. foi feito até rodar 3 vezes na m?quina e marcar zero gramas, do lado de dentro e de fora. um capricho realmente raro de ser ver aqui em são josó dos campos. essa primeira vez foi feito numa m?quina da geodyna.
colocadasas rodas no carro, meti na rodovia e pisei. a partir dos 125km/h, ele vibra, não o suficiente para virar uma cadeira elétrica, mas o bastante para incomodar.
pensei comigo: deve ser a m?quina de balanceamento descalibrada.
levei em outro lugar, agora foi balanceado com uma m?quina da hoffman.
o resultado foi o mesmo. mesma coisa. vibra a partir dos 125.
mandei fazer balanceamento local, com a roda no eixo do carro. isso resolvia na pickup corsa...
foi feito. a alavanca que empurra o rotor do balanceador na roda do carro ficava sem vibração nenhuma. até animei.
coloquei o carro na rodovia de novo...e surpresa... trepidação aos 125.
a? desisti. deixei assim mesmo.
e comecei a perceber que essa trepidação é intermitente. onde eu passo hoje, e o carro trepida, amanhã ele pode não trepidar.
algumas vezes ele trepida dos 125 pra frente, ?s vezes ele vai liso e gostoso até o corte de giro.
pneu não tinha deformação no último balanceamento.
rolamentos, aparentemente, estão ok.
a única coisa que tem de diferente é o pedal da embreagem meio baixo. o palio é crúnico com trepidação da embreagem. o meu trepida um pouco, mas só percebo que vem dela em baixa velocidade. porém, aparentemnte não patina, ele deslancha normalmente.
alguma sugestão observação, recomendação? (só não vale pintar de verde, vender o carro e talz. gosto do carro, ele é muito valente pra um 1.nada).
mil dsculpas por um texto do tamanho de uma enciclopodia britúnica.
[]s
rix
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as rodas estão boas?
o meu problema no kadett com trepidação eram as rodas ruins…
mesmo balanceadas e o carro devidamente alinhado e com cambagem totalmente original, o caro trepidava...
coloquei um jogo de rodas novas e originais. acabou o problema.
veja com algum amigo que tenha um fiat e faça o teste.
abrazzz
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as rodas foram rodadas naquelas m?quinas de balanceamento sem os pneus, aparentemente estão boas.
mas mesmo assim não posso descartar as rodas…
dureza é que roda de ferro custa 130 reais cada uma aqui. uma facada. conhece algum lugar que venda delas novas, num preão bom?
mais alguma sugestáo, dica ou idéia?
[]s
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nos fiat é relativamente comum ter um desgaste numa espocie de cruzeta no câmbio, que faz vibrar (não lembro exatamente como é o nome da peça, mas qquer mecânico vai saber o que é se vc tratar como cruzeta , trizeta ou seja lá que diabo for…) .
depois de 100, 110 por hora dificilmente é balanceamento. pode ser até disco de freio empenado.
se a m?quina de balanceamento for boa como foram as q vc usou, estiverem devidamente aferidas, e zerar o balanceamento, não tem pq se preocupar com rodas/pneus.
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gus, interessante. isso aí que você falou da trizeta eu já tinha pensado nisso. pos, se fosse questão de roda empenada, ele vibraria constantemente, e não é isso o que acontece.
se fosse disco de freio empenado, concorda que também vibraria constantemente?
eu não faão idéia do que é a cruzeta/trizeta do câmbio. alguém tem fotos dela, indicação de lugar onde ela fica, e descrição do funcionamento?
tem alguma coisa a ver com a homocin?tica??
[]s
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se for um empenamento pequeno do disco aparece mais em velocidades mais altas, e tb vibra pouco nas frenagens em alta.
essa parte do câmbio não tenho fotos nem detalhes, mas na minha época de concession?ria fiat era uma falha até comum em carros mais rodados. não sei qual a km do seu, mas se for alta deve ter um desgaste nessa peça, que não era difácil de trocar pelo que me lembro. não sei te dar mais detalhes pq faz muito tempo que sa? de lá, mas converse com um mecânico seu de confian?a que é fácil de ele te ajudar.
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gus, muito obrigado pelas orientações.
procurei no cpt (sou user lá tb) por mais infos, e achei sobre essa trizeta, e que também pode ser desgaste nas luvas da caixa satélite (também não faão idéia do que ?. achei as fotos da trizeta, e é o que eu chamo de homocin?tica…).
o problema é que agora estou semdinheiro, e o or?amento do mês que vem jáestá comprometido, pois preciso fazer a troca da correia dentada, do rolamento tensionador, ajuste de válvulas, limpeza dos bicos e do coletor de admissão, o que já dá uma boa facadinha.
o carro não é tão rodado assim, peguei ele na metade de 2006, e está com 60 mil kms.
muito obrigado, cara, pela dica e orientação, que serviu para nortear buscas na internet e chegar mais perto de uma conclusão.
[]s
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sim, os testes são feitos sempre no mesmo lugar.
andar a menos de 120 é algo que tenho feito e muito, quando não estou em rodovia, quqndonão tenho compromisso com hor?riocerto.
? algo realmente espor?dico, pois tenho viajado pouco, já que terminei a faculdade.