O último alfa 2300
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alfa romeo 2300. um nome clássico do passado agora retorna ?s manchetes do webmotors por interm?dio de nosso colaborador renato cunha, fundador do grupo alfa romeo br (www.alfaromeobr.com.br), que descobriu em farroupilha, rs, a última unidade fabricada. emplacada em 1987, ela foi a última de linha de uma longa dinastia que começou em 1960 com o jk.
continuação da série 115 italiana, o jk era um sedá que não deu muito certo em sua terra natal, mas como muita ?gente?, como aero e simca, descobriu uma nova vida nos tr?picos. era um carro grande demais para os padrões europeus dos anos 1950, mas no brasil se tornou o sonho de consumo de muita gente.
fabricado pela estatal fnm ( fábrica nacional de motores ), fundada na segunda guerra para fazer motores de avião, o jk era vêtima de uma fabricação,digamos, aproximativa, que desembocou no alfa romeo 2300, lançado em 1974 para substitu?-lo.
nessa época era o único carro nacional com freios a disco nas quatro rodas, duplo comando de válvulas e cinco marchas. isso lhe permita andar mais e também ser mais seguro que os descendentes de carros americanos confort?veis que eram sua concorr?ncia nesses tempos.
tinha na versão ti 2.300 cm?, 140 cv e atingia mais de 170 km/h de velocidade final, ajudada naturalmente por outra de suas características únicas: a dupla carburação solex 40 phh de duplo corpo, o que fornecia um carburador para cada cilindro e um rendimento superior aos outros carros nacionais. essa diferença só foi compensada quando os carros começaram a ter injeção multiponto e um injetor por cilindro.
mas a suspensão era também mais firme, na melhor tradição europoia, e ela não fazia vergonha andando rápido. decididamente um italiano esportivo, mas de gravata. vamos ao relato do nosso amigo:
?foram quase dois anos. um ano e nove meses, para ser exato, procurando localizar o último 2300 fabricado no brasil. e no mundo. o penúltimo, de chassi 1440014023, um 2300 preto 1986, já era conhecido. encontra-se com o mario, da mcar, de campinas. o chassi 1440014025 provavelmente nunca existiu… portanto, o última 2300, chassi 1440014024, foi localizado na cidade de farroupilha, rs, distante 110 km de porto alegre?, disse cunha.
?confesso que a expectativa era enorme. depois de tanto tempo e procura, de encontrar a antiga dona, o nome do dono atual, telefone, contatos sem sucesso, até desisti por um tempo. finalmente foi marcado o encontro para conhecer ?a menina?: sóbado, 17h, em um posto de gasolina em frente é fábrica da tramontina. atrasado, sa? de porto alegre ?s 16h para fazer os 110 km com trechos de serra. meu alfa 164 teve que andar bonito, pois o dono do 2300 não tem celular. mas o ?gringo? falou que estando marcado, estava marcado. fui na confian?a...?
?chegando, na estrada mesmo já o vi, preto, estacionado. encontro o sr. ricardo e sua esposa, gente muito simpotica, tópicos descendentes italianos da regi?o. a conversa começou e se estendeu por mais de uma hora. ele adorou o motor v6 do 164. alfista... sua esposa perguntou se eu sa?a com ela quando chove, querendo alfinetar o marido. quando disse que na chuva só de polo, ele riu gostosamente e disse: e eu na chuva só de fusca... e o fusca dele é 1964 ?
?seu ricardo contou o que sabe da história de seu alfa, com 118.239 km originais: na época do encerramento da fabricação dos 2300, o sr. pedro grendene fez um pedido é fiat, que lhe entregou este exemplar. de comprovado, tem-se que desde 1992 pertenceu a um segundo dono, funcion?rio da grendene, e depois é esposa do sr. ricardo, com quem continua até hoje. ou seja: esse carro nunca saiu da regi?o. será que a história da 2300 do niemeyer é verdadeira? despedi-me de seu ricardo, de sua amóvel esposa, dei-lhes um adesivo do ?grupo arbr? e fui embora feliz da vida?, arrematou cunha.
a história a que o renato se refere de mais um ?derradeiro alfa 2300? foi contada pelo sobrinho de oscar niemeyer: o grande arquiteto fez um trabalho para a fiat italiana e não quis cobrar. nunca gostou de automóvel, que era um meio de transporte, mas achava o alfa confortável.
depois de muita insist?ncia a fiat então teve uma resposta desconcertante: ?quero um 2300 ti4 novo?, teria dito niemeyer. isso em 1992, ao menos cinco anos depois de deixada a fabricação. movidos c?us e terras, foi descoberto um monobloco zero em bel?m do par?, a partir do qual foi montado no departamento de protótipos da fiat, em betim, um carro novo, cuja plaqueta tem escrito 1992. como eles são os fabricantes, é lácito fazer isso. esse carro, um ti4, teria sido usado uns anos e vendido sem nenhuma consideração por sua raridade. aparentemente, a história é real, mas, se você puder nos ajudar a confirm?-la e a localizar o alfa niemeyer , entre em contato pelo e-mail [email protected]. consta que o carro apodrece em paz em um sub?rbio carioca. triste fim...
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