Tudo sobre pneus - parte ii
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interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.
os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.
outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.
entendi. é q ja usei 2 pneus com as mesmas medidas mais de marcas diferentes, com desenhos parecidos mais compostos creio eu diferentes, tanto que um durou cerca de 20% menos que o outro.
e este que durou menos foi o que segurava muito melhor na chuva, a diferença era enorma mesmo.
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gus me fala uma coisa, os compostos dos a048 e dos s.drive, é sabido que são diferentes. ok.
a diferenda de tração do a048 205/55/16 para o s.drive 205/45/16 é muito grande?
pq atualmente estou com rodas 16 tala 6,5 no gol, e andar com 195/45 não vira, muito baixo e não traciona e é fácil de destruir a roda se pegar um buraco um pouco mais nervoso … atualmente está com os toyo t1r 195/45/16, sou sincero, gosto muito desse pneu, de estabilidade melhorou muito comparados aos goodyear eagle ventura que eu usava, ja para arrancar não sei se é devido a pouca borracha mas ele não traciona melhor que os ventura com 20libras...
o problema hoje de partir para os a048 16 é a medida... 205/55/16 em gol gi tem que rebater demais e trabalhar legal o paralama para andar literalmente tranquilo
por isso minha pergunta sobre os 205/45.
obrigado.
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posso só te garantir que um a048 195/55r15 pro teu caso dá um pau em qquer pneu de rua que vc montar, não importa a medida. e não precisa andar vazio, usa no mínimo 18 libras, pq traciona no composto e não na baixa pressão.
outra vantagem deles é o peso mais baixo que tb ajuda e o composto muito parecido com os de pista slicks, que ajuda muito na tração. todos os que estão usando estão baixando de 0,5 a 1s e quebrando mais câmbios
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
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mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira
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mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira
mas veja bem o raio de rolamento do 195/55/15 é 297,75 e do 195/45/16 é 290,95, resumindo vou ter menos arrasto do que se tivesse com as 15 com 195/55/15 atrás…
tem a relação do peso, mas não vai influenciar muito quando o carro estiver pronto
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o arrasto não é só calculado pela circunferência do pneu montado na roda…
um conjunto de roda + pneu 16 pesa mais que outro 15 (considerando rodas nacionais dentro da média) e isso é mais massa não-suspensa que acaba dificultando o trabalho da suspensão...além disso, é mais peso para tirar da inércia, mais peso para os freios traseiros segurarem, etc.
fora que a área de contato com o piso vai ser a mesma (se o pneu 15 e 16 forem de mesma marca), já que ambos os pneus têm 195mm de seção lateral
roda maior não necessariamente quer dizer roda melhor...só ver os dragster que usam pneus tora nas rodas de tração e nas outras parece até uma rodinha de bicicleta, ou ver os carros de corrida, que usam as menores rodas possíveis considerando o conjunto de freios montado
se vc vai fazer isso, é opção sua, mas o que eu acho é que isso não é uma boa idéia
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a questão cara é que eu sempre quis ter essa roda que comprei, então terei elas para fazer um rolezinho, e quando for andar nos td da vida, vou jogar 4 slicks em rodas 15 entendeu?
e quando for defenestrar por aí, coloco os advan 15 na frente só pra não andar pra trás…
resumindo, um jogo de 16 de liga, 1 jogo de 15 de ferro com slicks e 1 par de 15 (sei la o material) pra defenestrar.... mas esse monte de coisa sóóoóó mais pra frente... hehehe
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outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.
por isso que nas estapas de wrc na neve o pneu parece de bicicleta…
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
na minha opinião nesse caso é mais vantagem vender as 16 e fica só com as 15 .
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na minha opinião nesse caso é mais vantagem vender as 16 e fica só com as 15 .
mas não vendo mesmo
só agora que consegui essas benditas rodas… 4x100 (num esquema ninja )
http://img.quebarato.com.br/photos/big/a/1/de8a1_4.jpg
esquema é andar com baixa pressão no pé e andar com booster no tudukida
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mas não vendo mesmo
só agora que consegui essas benditas rodas… 4x100 (num esquema ninja )
http://img.quebarato.com.br/photos/big/a/1/de8a1_4.jpg
esquema é andar com baixa pressão no pé e andar com booster no tudukida
também acho essas rodas animais, mais as vezes temos que pensar mais na performance que no visual
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também acho essas rodas animais, mais as vezes temos que pensar mais na performance que no visual
mas não vou ficar defenestrando 100% do tempo na rua, então não vejo necessidade alguma de ter tração 100% do tempo, normalmente o dia da defenestração é de sexta… então somente nesse dia coloco la meu par de 195/55/15 na frente com roda de ferro memo e boa...
não vou me desfazer dessas rodas, mas tenho intenções macabras em adquirir um jogo de rodas somente para defenestrações... então, deixa as minhas rodas 16 em paz ahuahuahuahuaha
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meus parabéns, fico no aguardo
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muito legal as explicações parabéns
então para pneus street legal o a048 é o com melhor tração até o momento? e dá para andar (seguramente) na chuva com eles?
esse tipo de pneu, considerado de uso misto, não tem seu uso recomendado para situação de piso molhado. até situação de pista úmida, como sereno ou garoa de leve, ainda pode ser utilizado por causa do composto, mesmo sem ser 100% eficiente.
para condição de muita água não deve ser utilizado. nada impede que vc ande na chuva com eles, mas condução esportiva nessa situação deve ser evitada.
pra se ter idéia, o advan a048 é equipamento original do ariel atom, lotus exige e algumas versões do caterham super seven. todos são carros de alta performance mas de uso esporádico e que dificilmente saem na chuva, alguns até por não ter teto como o atom.
abraço.
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esse tipo de pneu, considerado de uso misto, não tem seu uso recomendado para situação de piso molhado. até situação de pista úmida, como sereno ou garoa de leve, ainda pode ser utilizado por causa do composto, mesmo sem ser 100% eficiente.
para condição de muita água não deve ser utilizado. nada impede que vc ande na chuva com eles, mas condução esportiva nessa situação deve ser evitada.
pra se ter idéia, o advan a048 é equipamento original do ariel atom, lotus exige e algumas versões do caterham super seven. todos são carros de alta performance mas de uso esporádico e que dificilmente saem na chuva, alguns até por não ter teto como o atom.
abraço.
e talvez tenham uma advertencia no manual do tipo não ande na chuva como em alguns porsches que vem com r888 de fabrica.
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e talvez tenham uma advertencia no manual do tipo não ande na chuva como em alguns porsches que vem com r888 de fabrica.
desculpem, me confundi no pneu.
video do referido
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