Alguem ja viu esse sistema aqui??
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magnarock este seu já aparenta ser viável.
a única dúvida virá com relação a durabilidade dessas engrenagens né, vai ter que caprichar num óleo ai pra elas trabalharem banhadas.
imagino que vc fará um bujão nessa capa redonda que cobrirá as engrenagens. faz 2, um em cima e um embaixo, pra vc poder trocar esse óleo com mais facilidade. no início faça essa troca constantemente e analise o óleo, se tem muita limalha de ferro.
coloque um dos bujões com imã, pra reter essas limalhas com ele e não danificar mais.
e vamos que vamos, tá bacana isso, agora precisa funcionar pra ir corrigindo pequenos problemas que poderão aparecer.
e tem que ver também o quanto isso vai roubar do vira.
mas parabéns pela iniciativa ai, e boa sorte
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só uma dica, nao use polia de aluminio para acionar o sistema.
mande fazer no torno uma de ferro, de preferencia 1020 ou 1045 (aco mais mole, trabalha melhor aonde tem vibracao) e depois de pronta mande nitretar para criar camada superficial dura.
polia de aluminio come muito rapido.
[]s[/quote]
mas ai sai mais caro, não sai?
acho que nessa fase de desenvolvimento é mais facil fazer de aluminio. depois que tiver as dimensoes dela certinhas, ai manda fazer de um material mais resistente.
isso é, caso a de aluminio seja mais em conta que a outra
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essas engrenagens não poderiam ser bem mais generozas nao? não digo em relação as relacoes e sim a largura das peças em sí…
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acho que o melhor a fazer na parte de lubrificação, seria usar rolamentos blindados (2rs), rancar a blindagem de um lado, e enxer a carcaça central de graxa.
se ele usar oleo, vai ter q usar um oleo especial (oleo de cambio talvez) e vai ter q lacrar tudo pra não ficar vazando…
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acho legal vc estar tentando fazer uma coisa diferente, vale para pelo menos aprender como funciona
sem querer jogar água na fogueira, mas uma vez que não foram usados rolamentos cerâmicos, seria imprescindível ter tomado o máximo de cuidado no que diz respeito à centralização das peças, o que, convenhamos, não tem como garantir, considerando que foi usado varão roscado para prender uma peça na outra.
ainda assim, eu espero que dê certo sua engenhoca
mas cara, toma cuidado hein… se os rolamentos azularem, pode acontecer do óleo pegar fogo.
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só uma dica, nao use polia de aluminio para acionar o sistema.
mande fazer no torno uma de ferro, de preferencia 1020 ou 1045 (aco mais mole, trabalha melhor aonde tem vibracao) e depois de pronta mande nitretar para criar camada superficial dura.
polia de aluminio come muito rapido.
[]s[/quote]
cara eu ja tenho uma polia de ferro na mesma medida da de aluminio só que vou usar a de aluminio por enquanto por recomendação do torneiro onde fiz os eixos, ele achou a minha polia de ferro muito pesada para os rolamentos que usei, mas qualquer coisa é só por uma de aluminio nova caso haja algum desgaste ela não é muito cara.
magnarock este seu já aparenta ser viável.
a única dúvida virá com relação a durabilidade dessas engrenagens né, vai ter que caprichar num óleo ai pra elas trabalharem banhadas.
imagino que vc fará um bujão nessa capa redonda que cobrirá as engrenagens. faz 2, um em cima e um embaixo, pra vc poder trocar esse óleo com mais facilidade. no início faça essa troca constantemente e analise o óleo, se tem muita limalha de ferro.
coloque um dos bujões com imã, pra reter essas limalhas com ele e não danificar mais.
e vamos que vamos, tá bacana isso, agora precisa funcionar pra ir corrigindo pequenos problemas que poderão aparecer.
e tem que ver também o quanto isso vai roubar do vira.
mas parabéns pela iniciativa ai, e boa sorte
eu ainda não sei qual óleo vou usar, tava pensando em usar aquele bardhal prolonga para motores cansados aquilo é bem viscoso. sim fiz um bujão ali já ta pronto todo selado só esperando um óleo. não entendi a idéia de 2 bujões.
essas engrenagens não poderiam ser bem mais generozas nao? não digo em relação as relacoes e sim a largura das peças em sí…
hheehhe eram as unicas que eu tinha, um dia fiquei pensando onde iria achar as engrenagens no tamanho que eu queria, dai resolvi abri uma furadeira minha e lá estavam elas perfeitas para o que eu queria sorte que ela tava nova ainda dai as engrenagem não tinham desgaste.
achei muito legal seu sistema…
vai entrar em que motor??
com esses calculos que vc fez vai dar quanto de pressao??
e por ultimo, se vc puder me falr quanto gastou para fazer isso agradeço..
valeu
pretendo colocar no meu passat ap 1.8, gastei acho que perto de 250.
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imagino que seja algo assim:
se colocar só um em cima, como faz pra tirar o óleo velho?
e se colocar só um embaixo, como faz pra colocar óleo novo, depois de tirar o velho?
só retirar o compressor e escorer o óleo velho e colocar pelo mesmo lugar, só fica meio chato ter que desmontar.
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o bom que o sistema de supercharger não fica o tempo todo 100%, acredito que boa parte ele deve ficar <50% de seu funcionamento, pois não é toda hora que vc vai ficar com um motor nos 7000rpm.
o interessante é que depois de testado e aprovado é fazer como foi dito pelo flavio cruz…
substituir por engrenagens maiores, +/- no esquema da foto de um compressor que foi postado na pagina anterior para entendimento.
acredito que um molykote deve ajudar este seu sistema, se por acaso tiver alguma sobra pincele as engrenagens com ele e jogue um pouco do molykote de cambio juntamente com o oleo que voce pretende usar na lubrificação.
é preciso verificar tambem balançeamento do sistema, para ver se não vai haver vibração no conjunto ou desalinhamento durante o funcionamento. acredito que isto seja tranquilo pois voce pegou engrenagens de furadeira e ja devem estar prontas para isso.
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o foda de ir no sapinho, eh q ele vai cobrar o olho da cara, e não tendo certeza q vai funcionar direito eh phoda…
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ja testou o balanceamento fora do carro? tipo com uma furadeira?
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o grande problema desse sistema ainda são os rolamentos… como vai girar mt, tem que usar rolamentos especiais, ou no minimo rolamento com folga c3, isso ja ajuda um pouco...
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já pensou em ir num sapinho da vida e ver engrenagem de caixa que possam ser adaptadas.
muito legal …
mais acho que vai girar muito e essas engrenagens vão abrir o bico logo ...
o que seria sapinho ???
ja testou o balanceamento fora do carro? tipo com uma furadeira?
liguei ele em um motor elétrico que uso ligado a um alternador para usar como caregador de bateria dai tirei o alternador e coloquei o compressor mas não dava pra aperta a coreia se não o motor parava por falta de força , mas ele tocava o compressor com a coreia escoregando e já fazia um vento legal, aparentemente tava tudo ok com o compressor. o motor que usei não deve ter nem 1cv.
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o que seria sapinho ???
liguei ele em um motor elétrico que uso ligado a um alternador para usar como caregador de bateria dai tirei o alternador e coloquei o compressor mas não dava pra aperta a coreia se não o motor parava por falta de força , mas ele tocava o compressor com a coreia escoregando e já fazia um vento legal, aparentemente tava tudo ok com o compressor. o motor que usei não deve ter nem 1cv.
sapinho é o gênio da lampada dos cambios….engrenagens russas é com ele mesmo porem os preços, ahhhh os preços....moram lá na casa do carai. tu pega engrenagem e deixa um rim la.
isso é uma alternativa se o seu esquema ficar top top. para substituir essas engrenagens que você esta utilizando hoje. mas acredito que se voce utiliza-se rolamentos skf seria bom também em um futuro distante.
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fenomenal sua idéia, velho.
pelo que vi a força lateral que a correia vai exercer não será sobre o eixo da turbina mas sim sobre o eixo da transmissão que você contruiu, certo? então se você conseguir montar o sistema da maneira correta vai funcionar sim.
tenho certeza que a idéia é viavel, só tem o velho problema do dinheiro necessário para trilhar o caminho das pedras.
boa sorte.