Entendendo melhor a mistura ar/comb.
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ae galera,
pelo q andei lendo aqui no fórum sobre mistura, isso me gerou algumas dúvidas. pode ser de extrema ignorancia de minha parte mas eu preciso tirar minha dúvida…
quais são os valores de mistura rica ou mistura pobre no multímetro? pelo q eu li em outro tópico, se no multímetro marcar 0,86mv a mistura é de maior potência? acima disso (0,90mv p. ex) a mistura é pobre?
eu penso que qto mais alto o valor q marcar na sonda a mistura seria mais rica....
eu tbm pergunto pq está marcando no meu multímetro uns 0,87mv mas se fica muito tempo acelerando em 5ª a temperatura da água sobe um pouco. se eu usar uma giclagem maior o multímetro tem q marcar abaixo dos 0,87mv mesmo? qual o melhor valor pra turbo e evitando quebras?
atualmente eu uso carbura 2e 0,6 de pressão com gicle 157,5 e 230 e injetor 70
qdo eu piso no acelerador os valores vão lá embaixo e a turbina começa a encher só depois que os valores começam a subir, isso é normal?? se não, como resolver?
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ae galera,
pelo q andei lendo aqui no fórum sobre mistura, isso me gerou algumas dúvidas. pode ser de extrema ignorancia de minha parte mas eu preciso tirar minha dúvida…
quais são os valores de mistura rica ou mistura pobre no multímetro? pelo q eu li em outro tópico, se no multímetro marcar 0,86mv a mistura é de maior potência? acima disso (0,90mv p. ex) a mistura é pobre?
eu penso que qto mais alto o valor q marcar na sonda a mistura seria mais rica....
eu tbm pergunto pq está marcando no meu multímetro uns 0,87mv mas se fica muito tempo acelerando em 5ª a temperatura da água sobe um pouco. se eu usar uma giclagem maior o multímetro tem q marcar abaixo dos 0,87mv mesmo? qual o melhor valor pra turbo e evitando quebras?
atualmente eu uso carbura 2e 0,6 de pressão com gicle 157,5 e 230 e injetor 70
qdo eu piso no acelerador os valores vão lá embaixo e a turbina começa a encher só depois que os valores começam a subir, isso é normal?? se não, como resolver?
nada disso kra vc fez a confusao mais comum, e que todo mundo faz
0,87v = 870mv (milivolts, ou seja, 1 volt dividido por mil)
lambda 0,86 = 0,86 * partes de ar pra 1 parte de combustivel, ou seja, se vc usa alcool, a mistura estequiometrica é igual a 9 partes de ar pra 1 de combustivel, ou seja, 9/1, se usar gasolina, a mistura é 14,7/1. como a sonda le oxigenio e nao combustivel, o fator lambda se aplica a qualquer combustivel. entao, se vc tem lambda 0,86 rodando com alcool, significa que vc tem 0,86x9/1, que significa 7,74 partes de ar pra cada 1 parte de alcool, entao vc tem menos ar do que deveria na mistura, o que pode ser lido como mais alcool do que deveria pra ter a mistura perfeita. aconteque que pra se tirar mais potencia do motor, deve-se colocar mais combustivel do que a mistura perfeita, esse combustivel a mais refrigera a camara, evita bater pino e permite mais avanco no ponto, alem de queimar um pouco mais de oxigenio, que é de onde o motor tira a força.
lambda 0,86 nao tem nada a ver com 0,86v ou 860mv (que é a mesma coisa que 0,86v)
se alguem escrever e colocar mv ou v ou qualquer coisa em volts, leia como sendo sonda narrow, ou seja, essa sonda que vem na maioria dos carros, que que só indica que a mistura está acima da especificacao em partes de ar pra cada parte de combustivel, ou abaixo. fora isso, a leitura é erronea e nao permite um acerto realmente fino do motor.
pra resumir melhor, leita o topico la sobre sonda wide/narrow nos melhores topicos. esse topico explica absolutamente tudo
um abraço
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nada disso kra vc fez a confusao mais comum, e que todo mundo faz
0,87v = 870mv (milivolts, ou seja, 1 volt dividido por mil)
lambda 0,86 = 0,86 * partes de ar pra 1 parte de combustivel, ou seja, se vc usa alcool, a mistura estequiometrica é igual a 9 partes de ar pra 1 de combustivel, ou seja, 9/1, se usar gasolina, a mistura é 14,7/1. como a sonda le oxigenio e nao combustivel, o fator lambda se aplica a qualquer combustivel. entao, se vc tem lambda 0,86 rodando com alcool, significa que vc tem 0,86x9/1, que significa 7,74 partes de ar pra cada 1 parte de alcool, entao vc tem menos ar do que deveria na mistura, o que pode ser lido como mais alcool do que deveria pra ter a mistura perfeita. aconteque que pra se tirar mais potencia do motor, deve-se colocar mais combustivel do que a mistura perfeita, esse combustivel a mais refrigera a camara, evita bater pino e permite mais avanco no ponto, alem de queimar um pouco mais de oxigenio, que é de onde o motor tira a força.
lambda 0,86 nao tem nada a ver com 0,86v ou 860mv (que é a mesma coisa que 0,86v)
se alguem escrever e colocar mv ou v ou qualquer coisa em volts, leia como sendo sonda narrow, ou seja, essa sonda que vem na maioria dos carros, que que só indica que a mistura está acima da especificacao em partes de ar pra cada parte de combustivel, ou abaixo. fora isso, a leitura é erronea e nao permite um acerto realmente fino do motor.
pra resumir melhor, leita o topico la sobre sonda wide/narrow nos melhores topicos. esse topico explica absolutamente tudo
um abraço
explicação nota 10
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pra resumir melhor, leita o topico la sobre sonda wide/narrow nos melhores topicos. esse topico explica absolutamente tudo
um abraço
valeu pela explicação, vou dar uma fuçada lá
abraços
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show de explicação…