Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Aumento de potência com turbo

Aumento de potência com turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
10 Posts 6 Posters 2.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fabio
    escreveu em última edição por
    #1

    tenho dúvidas a respeito.

    vamos supor que um motor tenha efici?ncia de 100% e produza 100 cv e use uma taxa de 8:1. se eu usar um turbo de 0,6 atm com 100% de efici?ncia e intercooler com o ar sendo admitido para os cilindros com a mesma temperatura de quando ele era aspirado, o motor estará admitindo 60% a mais de mistura. por isso muitos dizem que a potência subiria 60%. mas como a mistura admitida subiu 60%, a taxa din?mica também subir? 60%, logo se terá mais de 60% de aumento de potência a taxa de compressão não for modificada?

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SeaL
      escreveu em última edição por
      #2

      tah ae uma dúvida que eu sempre tive…

      cara... o princ?pio b?sico eh o seguinte...

      tudo influencia....

      e como regrinha num mundo utópico... 0.8bar.. dobra a potência...

      hehehe

      que venham os experts...

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #3

        como você disse que venha os experts, pois estou na espera de uma boa explicação.

        se usar 1 atm a potência deveria dobrar considerando-se 100% de efici?ncia. nesse caso a taxa din?mica também iria dobrar considerando-se também 100% de efici?ncia, mas parece que o aumento de potência em função da taxa din?mica não é linear, se a taxa dobra a potência não dobra e chega um ponto em que o aumento de potência é ?nfimo.

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          outro dia postei uma boa explicação de preenchimento volum?trico x taxa x pressão.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio
            escreveu em última edição por
            #5

            qual link?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              perguntas extremamente teoricas nem sempre levam a respostas e caminhos reais….

              e tem mais taxa din?mica não existe na pratica, é apenas uma maneira simplificada de se falar em pressão média efetiva na c?mara sem recorrer a diagramas de comandos e outros calculos mais complexos que envolvem até mesmo a curva de ignição.

              se vc aumenta em 60% o volume de ar que entrou vc ganha 60% de potência se mantiver as condições (temperatura, etc)...como na vida real isso não ocorre.... se vc comprime uma mistura ou ganha calor, ou perde volume, ou uma soma dos dois, sem falar que o ar não é 100% homog?neo a gente chega a conclusão de que não funciona dessa forma...

              um carro com 0,8bar chega a dobrar a potência, dependendo do projeto, acerto e outras coisas até porque a potência nbr é medida com cerca de 920mbar e 65% de umidade relativa do ar... ao colocar um turbo isso muda porque a sobrelevação é diferente de pressão....

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fmerino
                escreveu em última edição por
                #7

                exatamente por este motivo eu só fiquei contente quando passei meus dois carros no dinamometro :(

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  Tshiii
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  a potência nbr é medida com cerca de 920mbar e 65% de umidade relativa do ar… ao colocar um turbo isso muda porque a sobrelevação é diferente de pressão....

                  exatamente por isso que eu só acredito que um carro tem mais potencia que o outro, quando ele anda na frente…

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    a? tá errado…. vc pode ter miuto menos potência de pico e andar na frente de um mais potente...entram muitas vari?veis como perda na roda, relação de marcha (fundamental em carro turbo eu conto abaixo), cx, peso, distribuição de peso (gol de arrancada usa chumbo no parachoque dianteiro pra tracionar).

                    esses dias veio aqui um carro com 315cv medidos no dina, mas ele leva pau de um outro que tem 300 medidos no mesmo dina...isso acontece porque o de 315 tem só o pico maior, mas toda a intermediária é menor que o de 300cv, só pra constar o de 300 tem 51mkgf de torque a 4000, o de 315 tem apenas 38mkgf a 5.000...o que acontece ?

                    o de 300 tem potência mais cedo e por isso vai abrindo até que inverte por poucos instantes e o de 315 começa a tirar a diferença, mas é insuficiente pra equilibrar o que perdeu....e tem mais o de 315 qdo troca de marcha no limite de corte cai abaixo de onde a turbina empurra bem... já o de 300 nas trocas cai sempre aonda a turbina tá cheiassa... resultado o mais forte perde....

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tshiii
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a? tá errado…. vc pode ter miuto menos potência de pico e andar na frente de um mais potente...entram muitas vari?veis como perda na roda, relação de marcha (fundamental em carro turbo eu conto abaixo), cx, peso, distribuição de peso (gol de arrancada usa chumbo no parachoque dianteiro pra tracionar).

                      esses dias veio aqui um carro com 315cv medidos no dina, mas ele leva pau de um outro que tem 300 medidos no mesmo dina...isso acontece porque o de 315 tem só o pico maior, mas toda a intermediária é menor que o de 300cv, só pra constar o de 300 tem 51mkgf de torque a 4000, o de 315 tem apenas 38mkgf a 5.000...o que acontece ?

                      o de 300 tem potência mais cedo e por isso vai abrindo até que inverte por poucos instantes e o de 315 começa a tirar a diferença, mas é insuficiente pra equilibrar o que perdeu....e tem mais o de 315 qdo troca de marcha no limite de corte cai abaixo de onde a turbina empurra bem... já o de 300 nas trocas cai sempre aonda a turbina tá cheiassa... resultado o mais forte perde....

                      [snapback]264092[/snapback]

                      ah sim, concordo plenamente com tudo q vc disse…

                      ? q o q eu chamei de potencia seria na verdade força vai... por assim dizer...

                      ter maior potencia media é tudo... e qdo se aproveita ela então, melhor ainda... hehehe

                      ei jr, precisamos acertar aquele nosso lance la hein??? foda q ando totalmente sem tempo de ver isso, parar pra pensar, e tal...

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta

                      • Login

                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                      • Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários