Aurelio lampredi
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retirado de outro forum:
il vulcanico (o vulcanico) , assim era conhecido aurelio lampredi por todos que trabalhavam com ele . lampredi nasceu na italia , na cidade de livorno ao dia 16 de junho de 1917 . desde jovem ele se interessou por automoveis e mecanica , impulso que certamente o levou a ingressar na instituto tecnico de friburgo por volta dos 20 anos de idade . mesmo antes de concluir o curso veio o primeiro projeto : a motocicleta piaggio pontenedera de 1937 .
em 1946 , aurelio deixa os estudios da piaggio para integrar a equipe de projetistas da ferrari a convite do proprio enzo , mas graças a problemas particulares com giuseppe busso , o entao chefe dos projetistas de ferrari , ele saiu e ingressou na isotta-fraschini de milao . sete meses se passaram e o cargo de giuseppe busso tambem , enzo ferrari fez novo convite ao jovem para assumir cargo de maior importancia dentro de sua equipe particular , o convite foi aceito de pronto provavelmente mal sabia enzo que esta seria uma das decisoes mais sabias que ele tomaria em toda a vida pois o futuro prodigio seria responsavel dos mais diretos pela realização de seu antigo sonho : o de ter uma das escuderias mais fortes do automobilismo mundial . os motores projetados por lampredi empurrariam seu futuros super-carros as categorias maximas do automobilismo , ao reconhecimento mundial e ao estrelato que ate hoje ocupam .
enzo encomendou um super motor , potente e confiavel , que fosse digno de equipar um carro capaz de fazer frente aos bolidos alemães e ingleses da epoca e o marinheiro de primeira viagem teve como companheiro de missão outro nome importante : giacomo colombo . o resultado dos esforços da dupla foi um inedito motor v12 de 4500cc que equipou a f375 f1 , este primeiro empreendimento ja foi capaz de vencer um grand prix em silverstone (vencer um grand prix era o mesmo que vencer uma etapa do mundial de f1 na epoca) , o que certamente deixou enzo impressionado e surpreso este foi o primeiro de uma estirpe de motores de 12 cilindros naturalmente aspirados que se tornaria marca registrada da ferrari , o advento foi apelidado de motor lampredi . como premio , ele foi efetivado definitivamente no posto e novas missões mais audaciosas lhe foram incumbidas .
no começo dos anos 50 , ele cria versões diminutas do mesmo motor com 4100 e 3300 cc respectivamente para adequar aos modernos chassis desenvolvidos para os primeiros formula 1 . o motor lampredi levaria a então desconhecida scuderia a ferrari ao bi-campeonato de f1 em 1952 e 1953 com o seu 500 f2 , o sucesso do propulsor é maximo até o ano de 1955 . como resultado dos novos regulamentos e do desenvolvimento dos carros , o grande v12 foi descartado para dar lugar aos leves e ageis v6 de vittorio jano , nome maximo da lancia que fora contratado por ferrari . mas a simpatia do commendatore pelo v12 o levaria a usar o ja tradicional propulsor em seus belos carros . porem para aurelio lampredi , isto não parecia suficiente . ele aceitaria um improvavel convite da fiat para ser seu projetista de motores em 1956 : a marca italiana era famosa por seus modelos modestos e populares , indispensavel para a arrasada italia do pos-guerra se reerguer . mas ironicamente seus motores voltariam triunfantemente as pistas justamente pela marca das 5 listras .
e foi em turim que ele mostraria todo seu talento , capacidade e versatilidade , desenvolvendo motores de todos os tipos para as mais variadas aplicações com incontestavel sucesso . desde o simplorio motor de 2 cilindros em linha a refrigerado a ar do fiat 500 , passando pelos fiats 600 e 850 , todos modelos modestos e populares . com a aquisição da squadra historica abarth nos anos 60 , aurelio lampredi viu a primeira possibilidade de retornar ao mundo da peformance . baseado no simplorio motor do 850 (significa 850cc) , é desenvolvido o arisco abarth 1000 , tri-campeão em le mans na classe ate 1100cc . a fiat lentamente vai crescendo ate se tornar uma gigante e absorver quase tudo que se referia a motores na italia e ate fora dela (vide nsu e seat) , incluindo a propria ferrari e a alfa romeo . modelos maiores e mais pretenciosos são lançados e a fiat suporta financeiramente a lancia dando possibilidade de continuar a construir seus modelos exoticos e rapidos numa epoca de vacas gordas . a demanda para o ja tarimbado aurelio aumentaria muito nos anos 70 e ele mais uma vez cumpriria com louvor a dificil missão . fiats 124 , 126 , 127 , 128 , 131 , 132 e afins teriam todos motores projetados por ele , uma nova familia de motores lampredi surgiria ; a familia act , que conhecemos por sevel aqui . em 1974 , ele recebeu a tarefa de projetar um motor totalmente novo para a futura filial brasileira : surge o motor fiasa 1050 , que mais tarde seria aproveitado na propria italia . seu arduo trabalho seria recompensado por uma oportunidade de trabalhar com o que mais gostava : desenvolver carros para corridas
em 1972 , a lancia ganhou seu primeiro mundial de marcas no grupo 4 de rally com o lancia fulvia 1.6 hf . apesar do triunfo , a marca tinha metas maiores para o futuro e embora competitivo , o fulvia ja dava sinais de envelhecimento . em 1973 a abarth e a lancia ficam responsaveis por fazer os modelos baseados nos fiats de rua atingirem um nivel de competitividade alto nas pistas e aurelio lampredi é nomeado imediatamente como engenheiro-chefe de motores da abarth . ja respeitado internacionalmente por sua brilhante trajetoria , ele faz dos motores que projetava para carros simplorios de rua verdadeiros monstros de 1973 ate 1982 , ano de sua aposentadoria . fazendo de sua profissão o seu maior prazer . o bialbero , act/sevel2 de 1995cc (do tempra nacional) e o 1750cc em linha de arquitetura diferente renderiam 7 mundiais de rally para a lancia/fiat em 10 temporadas de sua mente surgiu o lendario cabeçote de 24v que fez do v6 projetado por dino ferrari uma besta incontrolavel dentro do imbativel lancia stratos , lançado em 1974 e imediatamente tri-campeão consecutivo .
em 1977 a fiat quis um modelo baseado num carro de rua para promover melhor a marca ; o pacato fiat 131 . problema para lampredi ? claro que não mais um tri-campeão que se manteria competitivo ate 1981 . sua ultima obra direta foi o propulsor supercharged que levaria a lancia ao 1º campeonato de marcas de grupo b 1983 com a 037 montecarlo de 1982 , derrotando os poderosos audi quattro e peugeot 205 t16 o ultimo titulo mundial sob a liderança do lendario designer . apos 1982 ele decide cutrir a 3ª idade e se aposenta da função , mas ve seus pupilos manter a brilhante performance ate 11 anos apos da sua despedida em 1993 . seu legado , daria a lancia/fiat mais 6 titulos consecutivos de construtores com o delta hf de 1987 ate 1992 .
aurelio lampredi faleceu no dia 1º de junho de 1989 . seu legado rendeu aos brasileiros 3 familias diferentes de motores , a fiasa , a sevel ( 1 e 2) e as torque 16v . adorados pelos preparadores italianos e argentinos e excecrados pela maioria absoluta dos mecânicos e preparadores brasileiros , todos estes motores tem uma peculiaridade em comum (que nem preciso mencionar) . mas isto pouco importa , o que importam são os campeonatos e os sucessos conquistados nas mais diversas e severas condições , quer seja na pista , no barro , no gelo e ate no deserto . onde andou , este homem conquistou titulos e mostrou sua competencia independentemente do desafio assumido
muitos falam em ferdinand e ferry porsche , outros falam em colin chapman henry ford , andre citroen , oreste berta , vincenzo lancia e muitos outros . mas eu falo em aurelio lampredi , um genio que deve ter seu devido valor na historia reconhecido um autentico vulcanico , um vulcão de ideias brilhantes
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eu fiz essa pesquisa e esse texto . peço desculpas pelos erros de ortografia e conrcordância e também um pouco pelo ufanismo devotado ao ídolo que chega até a ser forçado . mas é uma homenagem sincera .
nessa época eu estava fazendo textos sobre carros , engenheiros e personalidades . fiz coisas sobre carros do grupo b e personalidades importantes daquele meio . aproveitei para começar pelo que gostava .
um dia pretendo retomar esses estudos e falar dos audi , peugeot , etc …
abraços .
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eu esqueci de mencionar o envolvimento de lampredi com os ingleses . ele projetou o motor do primeiro mini cooper s . snme , um 1.6 de duplo comando .
abraços .
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ainda vou ter o palio com o motor torque 16v..
como eu gostava dakele carro…
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eu esqueci de mencionar o envolvimento de lampredi com os ingleses . ele projetou o motor do primeiro mini cooper s . snme , um 1.6 de duplo comando .
abraços .
o maior motor do mini cooper s foi o 1275cc, e salvo engano não tinha duplo comando
o 1.6 de duplo comando é o motor do mini atual
no seu texto, vc fala q a nsu foi comprada pelo grupo fiat…talvez só a filial italiana (isso se tinha filial da nsu na itália, não sei se teve, precisa confirmar), pq ela foi comprada mesmo pelo grupo volkswagen
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a nsu e a seat chegaram a ter o controle da fiat . não sei se no caso da nsu era algo parcial ou por um breve período de tempo , mas teve sim alguma participação .
já sobre o mini cooper , o snme valeu bem . mas ele projetou o primeiro motor do s . essa informação é precisa e absolutamente confiável .
abraços .
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eu fiz essa pesquisa e esse texto . peço desculpas pelos erros de ortografia e conrcordância e também um pouco pelo ufanismo devotado ao ídolo que chega até a ser forçado . mas é uma homenagem sincera .
nessa época eu estava fazendo textos sobre carros , engenheiros e personalidades . fiz coisas sobre carros do grupo b e personalidades importantes daquele meio . aproveitei para começar pelo que gostava .
um dia pretendo retomar esses estudos e falar dos audi , peugeot , etc …
abraços .
o texto é seu fiasa? não sabia… pelo menos já sabe que ele tá se espalhando pela internet. hehe
vou postar lá no forum de onde eu tirei a autoria.
abraços
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não esquento com esse lance de autoria, mas coloca lá . meu negócio é trocar conhecimentos e ideias .
teteto me chamou a atenção para um erro histórico ; a nsu fabricou fiats sob licensa na alemanha e nos países onde tinha mercado , polonia , etc …
ficaram conhecidos como nsu-fiat os carros produzidos pela parceria que foi dos anos 30 a 50 .
joel:
o desconhecimento em relação à ele é exclusividade nossa . na europa é bem conhecido . mas mesmo assim , conhecer não adianta nada . quem acha uma porcaria continuará achando .
o fato é que contam-se nos dedos profissionais com um histórico de realizações desse porte .
abraços .
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mas o fato de a nsu poder ter sido controlada pela fiat não impede que noutro momento a mesma fosse comprada pelo grupo vw .
a seat é um caso de empresa que já pertenceu a fiat e hj faz parte do grupo vw .