Motor de arranque para corsa 16v aspirado
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pessoal, sou do rio, e tenho um corsa que anda nos track days daque. mudei muita coisa no motor do carro, ate com o auxílio de um usuário conhecido por muitos, o matheusc20xe.
o carro hoje em dia esta com um motor 1.6 16v do corsa gsi, uso pistões taxado e maiores, que elevou a taxa de compressão para 13.5:1 aproximadamente, os comandos são feitos por uma empresa inglesa sbd, com mais lift duração ect, as molas das válvulas tiveram que ser trocadas para comportar o lift maior dos comandos, e são mais duras.
meu problema é que o motor do arranque original do carro já não esta mais dando conta de girar isto tudo, antes de botar os comandos, e os pistões mais taxados, (antes tinha 11:1 de taxa) o motor sofria para virar quando estava quente, agora mesmo com o carro fio ele gira apenas o suficiente para o carro pegar. com o motor morno, por esta funcionando por um tempo ja era.
uso uma injeção programável chamada mbe, ja alterei combustível e ponto para ver se mudava mais mesmo o problema continua, acho que eu tenho que conseguir um motor de arranque mais forte mesmo.
queria saber se alguém tem alguma sugestão de como melhorar isto? queria saber se existe algum outro motor de arranque que serve, ou se for o caso que tem como ser adaptado no corsa. ouvi falar que o do vectra 2.2 serve alguém pode confirmar isto?
procurei por dados para ver se descobria a potência destes motores , para ver se realmente o do corsa é mais fraco do que os demais, porem não achei nada na internet.
so para constar o arranque que eu uso é o original do meu motor 1.6 8v (eu adaptei o motor para ser 16v), já levei em um profissional e ele me garantiu que o motor estava funcionando corretamente. acho que realmente falta potência para ele.
espero que alguém possa me ajudar
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vi alguns anuncios de motores de ararnque para corsa, celta e montana acho que eles devem ter unificado tudo numa coisa so, vou verificar na própria gm para ver se o código de todos são realmente iguais. de qualquer forma alem da diferença de barulho, você sentiu alguma outra diferença? e so de curiosidade, você sabe de quantos ampreres é a sua bateria?
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qdo fica quente ficava pior ?
antes de mais nada troque a bitola do fio…certamente a queda de tensão tá piorando o quadro.
a segunda coisa é procurar uma bateria com cca (corrente de partida) maior do que a que vc usa (se tiver) cuidado que não é exatamente diretamente proporcional a capacidade em ah... uma opção (cara) seria vc colocar uma bateria de no-break que tem uma alta corrente de curto circuito (mas ai tem que tomar cuidado pra não torrar a fiação ou o enrolado do motor de arranque).
se nada disso resolver ai vc poderia ir num bom autoelétrico ver de refazer o enrolamento mudando a bitola do fio e o numero de voltas...mas num sei nem se é possivel na pratica
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qdo fica quente ficava pior ?
antes de mais nada troque a bitola do fio…certamente a queda de tensão tá piorando o quadro.
a segunda coisa é procurar uma bateria com cca (corrente de partida) maior do que a que vc usa (se tiver) cuidado que não é exatamente diretamente proporcional a capacidade em ah... uma opção (cara) seria vc colocar uma bateria de no-break que tem uma alta corrente de curto circuito (mas ai tem que tomar cuidado pra não torrar a fiação ou o enrolado do motor de arranque).
se nada disso resolver ai vc poderia ir num bom autoelétrico ver de refazer o enrolamento mudando a bitola do fio e o numero de voltas...mas num sei nem se é possivel na pratica
aliado a troca do fio original do arranque (que pode ter zinabrado), coloca um, rele auxiliar entre a bateria e o arranque.
no meu santana mudou muito.
teve uma epoca que o carro pegava de manha na boa.
rodava 20km, e quando desligava o carro, ja era.
tinha que esperar uma hora exata.
depois de colocar o rele, ficou perfeito
abraco
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teu motor de arranque ta velho, isso sim.
ou a instalação elétrica tá com pau.
se vc tivesse girando um blower em cima dele, eu até entenderia sua necessidade.
compra um usado num ferro velho e faz um teste.
eu levei para um eletricista de confiança para ver tanto a parte elétrica como o aranque em si, segundo ele não havia nada fora do normal. nos corsas de pista (na maioria 8v) como taxa é uma das poucas coisas que podem ser feitas dentro do regulamento, muitos deles tem 14-15:1 de taxa, o resultado é parecido com o que eu tenho hoje. alguns ate pegam com o motor frio, mais depois de algumas voltas na pista so no tranco mesmo.
lembrando que eu estou com uma taxa de pouco menos de 14:1, e uso um cabeçote 16v com molas mais duras e comando diferente, o pesso que o aranque tem que virar é bem maior. basta dizer que a compressão medida esta em 300 psi bem acima dos 190-210 pis que o motor normal opera.
derepenet uma solução na fiação ou bateria ate melhorem alguma coisa no meu quadro atual, no entanto acredito que eu ja esteja proximo do limite da potencia do aranque original, mesmo que uma soluçao mais simples resolva o meu problema para o dia a dia, tenho quase que ceretza de que num td com o motor bem mais quente, vou ter problemas para ligar o carro.
obvio que tenho restrições de orçamento, mais estou disposto ($$$) a trocar de aranque caso exista alguma coisa que deve solucunar melhor o meu problema. ja junto as peças para montar este motor tem uns 2 anos, peça por peça, batalho para fazer uma coisa bem feita é limpa. ter que ficar esperando 30-40min para ligar o carro definitivamente esta fora de questão
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bom…alguns carros de arrancada gringos usam baterias de até 16v nominais (8 elementos)... mas tem que ver se o teu motor de arranque aguenta... além claro de usar certas proteçoes aos equipamentos elétricos como rádio (e num sei se a ecu aguentará tbm) http://www.rockracingbattery.com/16v.php (
tem 1050a cca)
outros usam a optima http://www.optimabattery.co.uk/english_opt…_top_optima.htm ue tem uma puta corrente de partida parecida com a anterior (980a cca)
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com o motor frio, o carro ate tem força para girar ele, da para notar que não vira com tanta facilidade como virava antes (no motor 8v original) se andar 20min com o carro, desligar ele e tentar ligar novamente o motor de arranque fica sem força, ele vira tipo a uma revolução por segundo, e a voltagem da bateria da uma caida (monitorei pela ecu)
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gostei destas baterias red top o problema é o preço.. se custa 200 libras la fora, com imposto e tudo, ate por que é uma coisa pesada, vai chegar por quase 1.000 r$..
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estas baterias tem a venda no brasil… quem importa e representa é a mesma fabrica da heliar... que é dona da johnson controls no brasi
l
http://www.autoz.com.br/news/autopecas/mat…;m=3767&d=1
mas pelo preço vc pode optar por baterias especiais de no break… mas devem ser maiores em tamanho
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300psi é um valor de compressão sofrível pro motor de arranque…
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realmente não descarto que o problema possa ser relativo ao aranque atual não. agora por que nos corsas de turismo, o mesmo fenômeno ocorre? acho que o calor reduz as folgas e deixa o conjunto mais amarrado.. sera que isto é possível?
de qualquer forma se realmente for problema do aranque, eu ja quero aproveitar para botar um com mais potência (vectra) e mais moderno. pelo que eu vi ele é compativel com a minha caixa.
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estou catando o motor de aranque para trocar, é possível que ainda hoje eu consiga um, assim que tiver alguma resultado eu aviso.
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a pedidos do streit, aqui estão as atualizações de hoje:
fui em alguns ferros velhos procurrar um motor de aranque novo , comparei os do vetra/astra 2.0 8v e 16v o original e ate um omega. todos eram diferentes na flange que prende no bloco, o único que encaixa no lugar é o do novo corsa 1.8, que acredito que seja o mesmo da meriva tambem. estou com ele aqui, vou ver se amanha eu instalo ele.
se ainda assim não funcionar eu vou comprar tambem uma destas baterias red top red 25. uma das caracteristicas dela é justamente ser capaz de fornecer uma alta amperagem para partida do motor, supostamente equivalente a uma bateria de 150 amp/h.
acho que o aranque deve resolver, mais tenho quase certeza de que o motor de arranque novo e a bateria tem que resolver, se não é por que tem problema no motor.
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a pedidos do streit, aqui estão as atualizações de hoje:
fui em alguns ferros velhos procurrar um motor de aranque novo , comparei os do vetra/astra 2.0 8v e 16v o original e ate um omega. todos eram diferentes na flange que prende no bloco, o único que encaixa no lugar é o do novo corsa 1.8, que acredito que seja o mesmo da meriva tambem. estou com ele aqui, vou ver se amanha eu instalo ele.
se ainda assim não funcionar eu vou comprar tambem uma destas baterias red top red 25. uma das caracteristicas dela é justamente ser capaz de fornecer uma alta amperagem para partida do motor, supostamente equivalente a uma bateria de 150 amp/h.
acho que o aranque deve resolver, mais tenho quase certeza de que o motor de arranque novo e a bateria tem que resolver, se não é por que tem problema no motor.
tenha fé.