02 sonda lambda queimada, em 02 dias, num opala turbo. por que???
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ola amigos,
estou com um probelam serio na minha lambda….
no meu painel acabou sobrando 02 hallmeter, ficando asim:
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01 no acoplado diretamente na mascara do painel com maior escala 0-11000miivolts
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02 no pirometro com menor escala...
quando era aspirado tudo funcionava regularmente….agora que esta turbinado(1,2kg) c/ back-pressure de 1,8:1 + injetado,
a sonda nao passa de 02 dias sem queimar
foto da injecao
foto da turbina
sei que ela nao pode passar de +/-400º, sua posicao atual e´de 30cm apos a turbina…
no pirometro ate agora ele nao passou de 560ºc no coletor de escape antes da turbina...
mas de qualquer forma, tudo leva a cre que realmente tenha queimado por excesso de temperatura...
**minha duvida:
sera que uma sonda sem aquecedor aquenta mais o excesso de temperatura???
ou e´melhor jogar a sonda mais para o meio do carro????**
grato a todos.
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ola amigos,
estou com um probelam serio na minha lambda….
no meu painel acabou sobrando 02 hallmeter, ficando asim:
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01 no acoplado diretamente na mascara do painel com maior escala 0-11000miivolts
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02 no pirometro com menor escala...
quando era aspirado tudo funcionava regularmente….agora que esta turbinado(1,2kg) c/ back-pressure de 1,8:1 + injetado,
a sonda nao passa de 02 dias sem queimar
foto da injecao
foto da turbina
sei que ela nao pode passar de +/-400º, sua posicao atual e´de 30cm apos a turbina…
no pirometro ate agora ele nao passou de 560ºc no coletor de escape antes da turbina...
mas de qualquer forma, tudo leva a cre que realmente tenha queimado por excesso de temperatura...
**minha duvida:
sera que uma sonda sem aquecedor aquenta mais o excesso de temperatura???
ou e´melhor jogar a sonda mais para o meio do carro????**
grato a todos.
kra, com certeza o problema nao é temperatura.
o aquecimento da sonda ta ligado? tem excesso de liquidos como oleo, ou agua/combustivel sem queimar? qual a inclinacao da sonda com relacao ao chao? está em angulo pra cima, de maneira que possa condensar e ficar preso qualquer liquido dentro dela?
a instalacao deve ser feita de maneira que ela fique ligeiramente inclinada pra baixo, pra que qualquer condensasao, o liquido escorra pra fora.
sonda pode trabalhar com 800c tranquilo. em um carro aspro original, com catalisador e tudo, em que a sonda fica proximo do motor, as temps chegam a 750c tranquilamente e nao tem problema com sonda.
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kra, com certeza o problema nao é temperatura.
o aquecimento da sonda ta ligado? tem excesso de liquidos como oleo, ou agua/combustivel sem queimar? qual a inclinacao da sonda com relacao ao chao? está em angulo pra cima, de maneira que possa condensar e ficar preso qualquer liquido dentro dela?
a instalacao deve ser feita de maneira que ela fique ligeiramente inclinada pra baixo, pra que qualquer condensasao, o liquido escorra pra fora.
sonda pode trabalhar com 800c tranquilo. em um carro aspro original, com catalisador e tudo, em que a sonda fica proximo do motor, as temps chegam a 750c tranquilamente e nao tem problema com sonda.
isso que ia falar… só dar uma segurada de final que até onde esta a sonda o escape fica incandescente... alias, parece que ela só funciona acima de 350°c.
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obrigados a todos pela ajuda
mas o problema ja foi encontrado…..
a sonda lambda e´um gerador de tensao,
e como todo gerador de tensao( ex; transfrmador) possue sua potencia,
se excede na carga sobrecarrega o transformador ...
entao oque ocorreu foi isso:
- meus 02 hallmeter ligado em paralelo estava sobrecarregando a sonda,
por isso ela trabalhava e logo perdia força... esperava esfriar e ela voltava e depois loogo depois perdia novamente força
- eu retirei do sistema o hallmeter de meu painel e ela voltou a funcionar normalmente
segue ai a dica; nao tenha 02 hallmeter no carro rsrssrs
(peço ao moderador deletar o topico< pois ninguem alem de mim teria 02 hallmeter no painel)
grato a todos