Um tanto quanto preocupante…
-
tem que fazer mesmo essa vistoria.
aqui em sp, capital, já está tendo para veiculos a diesel, e gratuita.
fiz semana passada na d20 do meu pai, e passou de boa.
antes ele levou num bombista, pra fechar a bomba. fechou bem, ela perdeu mto pouco em potencia, não esta fumaçando nada mais, e passou tranquilo.
e agora vamos deixar ela assim, esta andando bem, com bomba fechada, poluindo menos e gastando menos.
antes fazia 8 km/l, agora ainda nao medimos, mas com certeza vai fazer bem mais.
vantagem para todos.
agora querer explorar isso aí é complicado
-
nem fala, todo ano pagar a taxa de vistoria é um pé no saco. por sorte as motos não fazem vistoria de gases. a caminhonete da firma ano passado pagamos arrego de 50 conto pq não tava passando na vistoria por conta da diluiçao o valor tava 2% mais alto, mas o cara iria reprovar, depois de uma idéia…..
fora isso tem outras maracutaias como por álcool misturado a gasolina e assim melhora... enfim...
todo ano eu faço, e vai de boa. ja acostumamos a roubalheira e o tempo de espera no detran que nunca é menor que duas horas. fora isso o pior éver nego querer reprovar teu carro novo com td em cima pq não acendeu um farol e do teu lado um alata velha toda podre sem step passar, isso sim não tem preço, ou tem?
ahh sim: se ficar reprovado, tem que voltar lá e fazer td de novo, mas não paga outra taxa
-
carros fabricados até 2002 são liberados da inspeção veicular
há 3,5 milhões de veículos nessa situação; 770 mil motos agora terão de se submeter ao programa
fábio mazzitelli
tamanho do texto? a a a a
a prefeitura de são paulo restringiu a obrigatoriedade da inspeção veicular ambiental em 2009 a apenas 2,6 milhões de veículos da capital, ou 41% da frota. passam a se submeter ao programa as 770 mil motos registradas na cidade e 1,5 milhão de carros movidos a gás, gasolina, álcool e flex fabricados a partir de 2003, além dos 317 mil veículos a diesel, cuja inspeção ambiental já é obrigatória. a implantação integral do programa foi adiada em um ano e ficou para 2010.
em decreto publicado mês passado, a prefeitura havia estabelecido como meta inspecionar no próximo ano os 6,3 milhões de veículos da frota da capital. mas outro decreto, publicado anteontem no diário oficial, tirou a obrigatoriedade da inspeção ambiental de cerca de 3,5 milhões deles, mais da metade da frota. são os fabricados até 2002.
a mudança é explicada, em grande parte, pela revisão das metas de abertura dos centros de inspeção veicular ambiental (civas), as oficinas em que são feitos os testes de emissão de poluentes. com apenas três em funcionamento, a concessionária controlar, responsável pela aplicação do programa, garantiu no máximo 16 civas para 2009, metade dos 33 previstos inicialmente.
a certeza que temos agora é de conseguiria esses 16 postos. os outros ainda dependem da liberação dos terrenos, coisa que, numa cidade complexa como são paulo, não se pode arriscar. achamos mais prudente estender a implantação total até 2010, desde que tenhamos a certeza dos 33 postos. não se pode convocar toda a frota e não ter os postos prontos. seria um transtorno ao motorista , afirma o secretário municipal do verde e do meio ambiente, eduardo jorge.
além do atraso na abertura dos postos de inspeção, a prefeitura justifica o recuo apoiada nos números iniciais de adesão da população ao programa. dos 105.527 veículos diesel com placas de 1 a 6, só 17.931 foram aprovados -o restante teve o licenciamento bloqueado no departamento estadual de trânsito (detran).
quem não aderir à inspeção ambiental terá o licenciamento bloqueado e estará sujeito a multa de r$ 550, se flagrado na fiscalização. o dono do veículo terá 90 dias antes da data limite do licenciamento para fazer a inspeção ambiental. quem optar por fazer o licenciamento antecipado em janeiro terá de fazer a inspeção durante 2009. caso contrário, o bloqueio do licenciamento ocorrerá no ano seguinte, em 2010.
para carros fabricados até 2002, que ficarão de fora da inspeção ambiental do ano que vem, a prefeitura aposta em uma inspeção viária , realizada por sensoriamento remoto. é feito com o carro em movimento. é uma máquina importada, móvel, que detecta emissões. você seleciona os mais poluentes e convoca à inspeção , garante eduardo jorge, acrescentando que a opção pela exclusão dos carros mais antigos foi decisão essencialmente técnica .
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20…imp299401,0.php
![:)](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/olho estamos.bmp)
-
então tô feliz, esse ano já não pago mais o ipva 1988 e não vou precisar fazer vistoria… haha aí sim
-
então tô feliz, esse ano já não pago mais o ipva 1988 e não vou precisar fazer vistoria… haha aí sim
2 hehehe vou gastar so r$98 pra fazer o doc do gol heheheh
-
nossa prefeitura se enrolou toda, era só diesel, depois todos carros, agora a partir de 2003.
aproveitando o assunto alguem sabe se para emplacar o carro aonde eu moro agora mg, eu era de sp, faz algum tipo de vistoria? moro aqui faz dois anos e pago tudo em dia, me disseram que o ipva aqui é pouca coisa mais barato tb.
-
por exemplo, sorocaba, interior de sp, preciso fazer a vistoria? isso ainda nao ficou claro pra mim
ai eh meio do mato, nem carta de motorista precisa…
-
cheguei uma conclusão conversando com meus amigos .
vamos pensar politicamente: se prometo que vou acabar com o transito logo preciso comprir, visando um cargo logo afrente governador , pegos os carros fabricados em 2002 a 2009 e faço uma vistoria 89% irão passar os outro 11% estão fora de circulação pelomenos 30 dias de um mês ok . são 11% a menos no trânsito de sp desses 11% 5% retornão e são aprovados eos 6% ou vão deixar o carro em casa ou vão ficar mas 30 dias para tentar passar novamente na vistoria ou seja eu no primeiro mês alivei 11% do trânsito no primeiro mes e agora no mes seguinte 6%.
agora em 2010 com margem de 70% da frota de veiculos em sp ter mas de 20 anos , 50% não vai passar na vistoria, 20% passara transito livre em sp em 50% dos veiculos estão retidos entõ tenho 26% de carros rodando em sp .
vou num horario politico qualquer e mostro essa margem de % e ganho meu lindo e sonhado cargo de governador
bom ai fica minha pergunta , e os caminhões carros que vem de outras cidades que não passaram pela a vistoria vão sujar e poluir e fazer o transito em sp como é que fica ??????
-
olha o mas legal de tudo isso é pode comprar um carro em outro estado tipo minas / são jose do rio preto no endereço de familiares e andar por aqui susegado sem vistoria ou o mega adesivo colado no meu vidro ….
-
ainda acho q tinha q ter uma vistoria tipo a do jp.
a cada 2 anos quando vai fazer documentação, tem q fazer uma vistoria geral no carro (shaken), se tiver alguma coisa ruim (verificam tudo no carro, até pastilhas de freio, alinhamento, estado dos pneus, escapamento, etc etc.) o cara tem um prazo pra regularizar, se não regularizar, não faz documento.
e ai joga o carro fora… com isso o preço dos carros usados cai bem, e vai renovando a frota... so teria q ter uma parceria do governo com os fabricantes, pra baratear o carro novo, ou algum tipo de troca...
-
ainda acho q tinha q ter uma vistoria tipo a do jp.
a cada 2 anos quando vai fazer documentação, tem q fazer uma vistoria geral no carro (shaken), se tiver alguma coisa ruim (verificam tudo no carro, até pastilhas de freio, alinhamento, estado dos pneus, escapamento, etc etc.) o cara tem um prazo pra regularizar, se não regularizar, não faz documento.
e ai joga o carro fora… com isso o preço dos carros usados cai bem, e vai renovando a frota... so teria q ter uma parceria do governo com os fabricantes, pra baratear o carro novo, ou algum tipo de troca...
é o ideal. mas aí tem que baratear a linha toda e não só os 1.nada.