Turbo no corsa 1.0 mpfi - 0,4 bar - uso di?rio
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e aí turma?
seguinte: meu carro de uso di?rio é um corsa 1.0 mpfi 98 4p com ar condicionado. não quero troc?-lo, pois é muito conservado e tem baixa km: 61.000 km. se eu achasse um hatch 2000 ou 2001 1.6 e completo até trocava, mas aqui é difácil e quando acha é muito caro e rodado, e sempre tem algum detalhe.
bem provóvel que em breve precisarei viajar com mais frequência com ele por razões profissionais.
não é de hoje que penso em turbin?-lo, mas sempre esbarro na dificuldade de mão de obra de qualidade aqui da minha cidade.
minha intenção é usar um kit da f?lego, já com coletor de tubo, especial para corsa com ar condicionado. o preão é r$ 1.870, por conta do dito coletor, que encarece bem o kit.
a turbina é a conhecida t2, e a pressão pretendida é de 0,4 bar na gasolina mesmo. até aí sem mist?rio. eu também sei que o padr?o seria 0,8 bar, trocando/arrombando os bicos, bomba de comb. p/ álcool, chip, velas + frias, comando do corsa 1.4 e filtro esportivo. mas não é essa a preparação que tenho em mente.
eu vi uma hot, certo tempo atrás, em que o grecco desenvolveu um kit turbo de segurança para corsa, ao custo de r$ 1.300 para corsa sem ar (+ ou -), no a reportagem dava a entender que o grecco mantinha o carro praticamente original. nem chip e filtro de ar, tampouco di?metro do escape era alterado e o turbo não espirrava (vólvula silenciosa). a potência ficava nos 85 cv usando os 0,4 bar.
quero preparação semelhante, até porque aqui não compensa muito ter carro a álcool (r$ 1,59 o litro) e porque facilita o trabalho do preparador, não tendo muito o que errar e ficar fácil e barato de desfazer.
perguntas:
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preciso arrombar/trocar os bicosó os originais não dariam conta?
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e o chip, se auto ajusta automaticamente para essa variação ou não tem como escapar do remapeamento?
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o di?metro do escape pode ser mantido original mesmo, daria conta da exaust?o?
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e o filtro de ar? gostaria de manter o original mesmo, ainda que com maior frequêcia de trocas, pois ele já tem um cai de fábrica e garante bem a filtragem, ao contrário de muito filtro esportivo vagabundo por aí e sem custar o preão de um k&n ou green.
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e a bomba de combustável? será que a original alimenta ou preciso de uma maior? não lembro agora quantos bar tem a do corsa. acredito que uns 3 bar alimentem bem essa preparação.
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o comandinho original dá conta mesmo?
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o coletor de tubo será que vai aguentar? eu sei que a pressão é baixa, mas falo de durabilidade.
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alguém sabe exatamente onde furar o c?rter de óleo do corsa para não fumar a turbina depoisó quanto custa um c?rter paralelo?
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o kit da f?lego presta? foi o único que achei com o coletor especial para corsa com ar. os outros só sabem dizer que tem que mandar fazer no giba ou no paulinho (facada).
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alguma sugestão de adquirir o kit em outro lugar? montar separado é mais complicado pois não moro em sp.
meio longa a lista, mas quem puder ajudar agradeão bastante.
forte abraão e bom fim de semana a todos.
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tem uma t2 a venda la nos classificados por 250 reais.
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obrigado, vou trocar uma idéia com o cara.
e sobre a preparação ka? alguma recomendação?
abra
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geralmente pra um servião melhor vc precisa aumentar a vazão dos bicos e refazer o chip. se alimentar certinho, blz. caso contrario vai precisar de um bico extra.
tenho certeza q vc com o tempo vai trocar o escape por um mais grosso, nem q mantenha o carro silencioso, mas vai acabar usando tubo de maior di?metro hehehe isso ajuda a turbina a encher mais cedo, com mais facilidade.
sua bomba, se estiver em perfeito estado deve dar conta do recado.
o carter deve ser furado sempre acima do nivel do oleo.
algo vai ter q ser feito no filtro, pois qualquer mangueira de borracha original vai ser sugada e fechada devido é sucção do compressor.
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entra em sites gringos, tipo opels clubs da europa que tu vai achar exatamente o que procura. la fora 90% dos turbo não chegam a ter 50% a mais de potência. é algo muito usual trabalhar com algo entre 300 e 500 gramas de pressão p/ aumentar a potência em 1/3 mais ou menos. é o que eles consoderam algo aceitavel sem mehcer em mais nada do carro. só uma firula aqui e outra al?.
o que o ka disse é batata mesmo, se fica com o filtro original, pelo menos a tubulação vai ter de ser refeita, e se for usar um conico, facilita 300%.
to louco p/ fazer isso no meu carro, o foda é achar alguém de cabeça aberta e que não acredite que turbo só funciona com álcool, bico extra, bomba de gti e gerenciador x .
na inglaterra existe um kit p/ fiesta 1.25 em que eles apenas usam bicos do puma 1.7 (carro da ford vendido só na europa).
no teu caso, acho que ficaria legal usando os bicos do 1.6, e depois de montado, leva num cara que entenda de chip p/ corrigir eventuais discrepancias ao longo da faixa de rpmês.
eu pensaria em gastar algo em torno de 2000 reais no teu caso e adicionaria um intercooler e um radiador de óleo. na minha opinião estes ?tens são fundamentais.
de que cidade tu ??
falow e boa sorte
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fala meu, blz?
vc está querendo turbinar o carro sem fazer chip ou usar bico extra, sem nenhum tipo de alteração em ponto de ignição ou curva de alimentação? só trocando os bicos e com um regulador de pressão diferencial?
certamente pode ser feito e é barato, mas não parece ser o que você procura, dada a descrição do seu projeto.
já montamos um carro assim, um corsinha millenium que rodava na gasolina, com coletor original com flange (bom e barato), gerenciador hardware, 1 bico extra, turbo e intercooler de gol 1.0 (muito bom para o nível de pressão que vc quer) e escape em 2 1/4.
com essa configuração, dá pra andar sem problema nenhum com até 0,8 de pressão e o carro roda até com 1 kg eventualmente, sem nenhum tipo de quebra. o consumo, se você leva na boa, é realmente impressionante.
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essa é a instalação.
o custo disso é mais alto, mas é extremamente fácil de ajustar. a instalação de um bico extra tb não é complicada e a instalação do gerenciador, vc pode fazer por sua própria conta. o segredo do bom funcionamento é um bom escape e downpipe. intercooler é mais chato de instalar, mas vale o esforão e o custo extra. o do gol em desmanches tem um preão até acessável e é uma peça de boa qualidade, com dutos aletados internamente.
vc pode até abrir mão do ic, usar um pouco menos de pressão na gasolina. mas nesse caso, não abra mão de algum tipo de correção de ponto e combustável.
abraço
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voce é de onde steeve…?
mas sem querer ir contra ao que vc disse punk... mas se ele disse que é complicado a montagem (deixo claro que sou a favor de evitar bico extra até onde for) não sei se seria mais facil usar bicos do 1.6 e acertar o chip ou ter só uma caixinha injetando gasolina... apesar da pressão baixa do sistema... qual a sua opinião?
quanto a sua ideia de intercooler e radiador de oleo acho que a 1a pessoa que conheão que concorda com isso pra pressão baixa
e usar um radiador de agua maior do 1.6 será que não ia facilitar pra ele?
edit
começei a escrever antes da resposta do garoto enxaqueca e postei depois hehe
esse é aquele corsa com roda de cubo rapido??
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fala meu, blz?
vc está querendo turbinar o carro sem fazer chip ou usar bico extra, sem nenhum tipo de alteração em ponto de ignição ou curva de alimentação? só trocando os bicos e com um regulador de pressão diferencial?
certamente pode ser feito e é barato, mas não parece ser o que você procura, dada a descrição do seu projeto.
já montamos um carro assim, um corsinha millenium que rodava na gasolina, com coletor original com flange (bom e barato), gerenciador hardware, 1 bico extra, turbo e intercooler de gol 1.0 (muito bom para o nível de pressão que vc quer) e escape em 2 1/4.
com essa configuração, dá pra andar sem problema nenhum com até 0,8 de pressão e o carro roda até com 1 kg eventualmente, sem nenhum tipo de quebra. o consumo, se você leva na boa, é realmente impressionante.
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essa é a instalação.
o custo disso é mais alto, mas é extremamente fácil de ajustar. a instalação de um bico extra tb não é complicada e a instalação do gerenciador, vc pode fazer por sua própria conta. o segredo do bom funcionamento é um bom escape e downpipe. intercooler é mais chato de instalar, mas vale o esforão e o custo extra. o do gol em desmanches tem um preão até acessável e é uma peça de boa qualidade, com dutos aletados internamente.
vc pode até abrir mão do ic, usar um pouco menos de pressão na gasolina. mas nesse caso, não abra mão de algum tipo de correção de ponto e combustável.
abraço
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no caso do fiesta, que é o unico carro que pesquisei nos sites gringos, não se usa coletor original +downpipe pq o coletor original ja é ultra baixo, se montar usando down pipe e turbina embaixo, ela fica mais baixa que o c?rter ou quase isso.
o que eles fazem na inglaterra é o que citei, e sobre o ponto, usam um regulador de ponto que lá é usado em empilhadeiras movidas a g?s glp.
acho que aqui poderia-se usar os reguladores de ponto de g?s gnv, mas temo que estes apenas adiantem o ponto, e meio que grosseiramente. de qualquer forma acho que a hardware car vende um controlador de ponto.
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fala meu, blz?
já montamos um carro assim, um corsinha millenium que rodava na gasolina, com coletor original com flange (bom e barato), gerenciador hardware, 1 bico extra, turbo e intercooler de gol 1.0 (muito bom para o nível de pressão que vc quer) e escape em 2 1/4.
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esse corsa é bom.
aguardamos agora o malvado
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mas sem querer ir contra ao que vc disse punk… mas se ele disse que é complicado a montagem (deixo claro que sou a favor de evitar bico extra até onde for) não sei se seria mais facil usar bicos do 1.6 e acertar o chip ou ter só uma caixinha injetando gasolina... apesar da pressão baixa do sistema... qual a sua opinião?
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tenho que concordar que o nivel de complicamento é proximo, mas sou meio cabeça dura e ainda prefiro não pendurar mais uma caixinha no carro.
se um dia vier a fazer isso no meu carro (turbinar), independente de qual carro vier a ter, tenho quase certeza que vai-se acabar utilizando um controlador +bico extra, porém, ainda insisto que, o ideal são os 4 bicos pulsando é comando a central original, alterada de acordo com a necessidade.
ninguém me poe na cabeça, principlamente pelas dezenas de exemplos que já vi, que o bico extra entra em funcionamento de maneira tão sutil que quase não seja percebido pela i.e., e que não venha a tornar uma mistura semi pobre em semi rica , no momento em que funcionam.
todos os carros que já tive a oportunidade de andar, tinham variação na leitura da lambda na entrada do bico extra. ta certo que não foram muitos, mas não houve caso diferente.
não sei se com 4 bicos + i.e retrabalhada o carro fique 100% cravado em x mv na lambda, assim como um original, mas entre as duas opções….
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ninguém me poe na cabeça, principlamente pelas dezenas de exemplos que já vi, que o bico extra entra em funcionamento de maneira tão sutil que quase não seja percebido pela i.e., e que não venha a tornar uma mistura semi pobre em semi rica , no momento em que funcionam.
todos os carros que já tive a oportunidade de andar, tinham variação na leitura da lambda na entrada do bico extra. ta certo que não foram muitos, mas não houve caso diferente.
não sei se com 4 bicos + i.e retrabalhada o carro fique 100% cravado em x mv na lambda, assim como um original, mas entre as duas opções….
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poxa, pena que vc não teve oportunidade de andar nesse das fotos ainda… qdo ficar pronto o outro, eu te chamo pra dar uma volta
abraço
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esse corsa é bom.
aguardamos agora o malvado
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com ctz… o que já fez de malvadeza comigo esse carro... esse é com certeza o malvado
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troque o motor.
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eu sou suspeito pra falar…
mas um corsa mpfi gasolina 2.0 legalizado sai por uns r$4000 no maximo, com durabilidade original, desempenho e prazer superiores aos de um 1.0t.
dá para fazer um corsa 2.0 8v mpfi gasolina a partir de um 1.0 8v com muita facilidade e resultado muito bom.
-motor 2.0 8v original a gasolina em bom estado, revisado
-coletor de admissão e bicos originais do 2.0 mpfi
-volante do motor e embreagem de astra 1.8
-câmbio de corsa 1.6, preferencialmente o gls 16v, encaixa perfeitamente no motor 2.0
-coletor de escape do astra, com furo pra sonda
-descida do escape de monza
-modulo de injecao do corsa 1.6 mpfi
-discos ventilados e pincas (1.0 16v ou 1.6)
-barra estabilizadora (1.0 16v ou 1.6)
-retirar catalisador, o resto do escape pode ficar original do 1.0 de inicio
-filtro de ar tambem pode ficar do 1.0, com resultados muito bons
-borboleta original do 1.0, retrabalhado com o miolo do 2.0 (um bom torneiro faz por um preão justo)
nao precisa mexer na bomba de combustibel, nao precisa mexer praticamente nada no chicote da injecao...
mais detalhes na minha pagina..
abracos
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eu sou suspeito pra falar…
mas um corsa mpfi gasolina 2.0 legalizado sai por uns r$4000 no maximo, com durabilidade original, desempenho e prazer superiores aos de um 1.0t.
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isso é muito relativo, muito mesmo
to terminando de montar aqui o carro, depois conversamos sobre os resultados 1.0t x 2.0 n/a…
abraço
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eu tinha um celta 1.0 turbo q fazia 0-100 em 7.2s medidos no gtech. a unica coisa ruim era q o carro nao tinha final mas de saida ele era emba?ado viu (por ser um mil)
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infelizmente eu nao tive acesso a nenhum gtech na epoca, mas saiba que esses 8,0s que falei sao conservadores.
mas temos um projeto iniciando por aqui e quando terminarmos os números serão bem interessantes.