[futuro projeto] corsa 1.8 n/a
-
cara eu tive um corsa 1.6 8v que com a pareparação parecida com a citada acima + um comando nacional genérico, rendeu 143hp s a mais ou menos 6.500 rpm, porem mantinha potencia por uma faixa boa de giro, realmente os motores 8v gm na sua maioria não rendem muito bem com giro alto.
derepente no seu caso, se conseguir aumentar a taxa (eu usava taxa quase que original) e pegar um comando gringo bom, recomendo ate que você olhe a kent cams (inglesa) pode ser que vc consiga chegar na sua meta sim. acho que o segredo esta no comando bom, e vale muito a pena pegar um bom que vai te dar potencia e não vai fuder a sua lenta toda, e escape. o escape do carro é completamente restritivo.
-
só com escape tu percebeu um ganho significativo andando com o carro?
conversei com dono da pink panter aqui em são paulo (famosa pelos escapes) e ele me disse que no meu caso nao compensa fazer o coletor tambem, pois com o carro ainda sem nenhuma preparação, o mesmo vai ficar morto, ele me aconselhou a fazer a partir do coletor.
o que vc me diz? sabe se tem coletores prontos pra esse carro? ou de algum lugar que realmente saiba dimensionar?
[] s
-
olha, eu tenho um motor destes no meu celta…
tenho nele:
filtro de ar: nem comento uahuahua
4x1: melhorou intermediária entre 2.000 e 4.000, mas de alta num veio quase nada
ângulo de valvulas/sedes: mesma coisa... melhorou muito resposta ao acelerador, mas naum achei melhoras em giro alto
polia: num achie grandes diferenças que compese em atrasar ou adiantar... vc pedre muito em intermediária pra ganhar pouco em alta ou perde um pouco em alta pra ganhar bastante em intermediaria... só usaria pra ajustes de um outro comando.
escape:
uso 2 ..tinh antes 2 abafadores, ai o final estragou (apodreceu depois de 3 anos no alcool) e colocuqie um mais livre... o carro melhorou bastante em tudo...mas ficou insuportável o ronco na estrada (viajo todo fds)... botei mais um abafador (estou com 3) deu uma boa matada no carro depois dos 4.000, mas melhrou bastante de 1.000 a 2.000rpm.
pretendo taxar e trocar o comando (mas estava pensando num jpf indeco) mas preciso trocar a injeção antes ( aminha é multec f, num remapeia).
118cv@ 5.400 rpm (o meu tbm num é roletado) apesar de num ter ganho muita potencia (apesar da gm declarar 109cv no alcool eu andei olhando e nos dinas vem em média uns 107.. 105cv mesmo usando sempre alcool) meu carro melhrou muito pra andar no dia a dia e aceleradas na estrada (ainda num é nenhum primor acima dos 5.500..mas agora ele aceita ir até quase os 6.000 até de quinta)
meu conselho é escape, filtro, taxa e comando... e uma boa remapeada
-
a primeira coisa que eu fiz na época que era 8v foi cabeçote (paula faria) + borboleta de 60mm, sem chip nem nada o carro ficou pior (ja eta esperado) depois antes de fazer o chip eu fiz o escape, fiz um 4x1 genérico que o cara faz no foda-se sem cirtério algum, com tudo em 2.25 um abafador no meio do carro (fluxo livre) e um de golf no final, este tambem é livre, porem é de 2 , ajuda a abafar melhor, e como o gas ja esta fio no final do escape, supostamente não rouba potencia mesmo sendo menor.
com isto, mesmo antes do chip, parece que o carro normalizou novamente, ficou claramente melhor do que tava antes, eu fiz um chip genérico depois, para que deu uma melhorada, e depois fiz uma calibragem descente com unichp o resultado foi o o da crva escura abaixo.
depois eu instalei um comando sam cams ou alguma coisa do tipo, tambem coisa gen[erica, o resultado foi o da curva mais calara, deu um problema no grafico final que marcou errado o valor, o relativo a isto na curva clara, o grafico final foi este aqui:
o carro ficou bem gostoso de andar, apensar de náo ter dado um pico de potëncia táo alto, tinha uma faixa de aproveitação boa, nas trocas de marcha o carro estava sempre esperto.
acho que com um comando bom, tem como chegar nos 160 no seu caso que tem uma cilindrada maior.
-
muito boas as respostas galera em 1 dia ja estou sabendo mais do que o tempo todo que perdi antes falando com alguns preparadores
o filtro de ar gera um ganho sim, eu nao testei no dinamometro no meu caro, mas meu amigo com um focus testou antes e depois num focus 2.0 e o ganho foi 5hp (logico, tem o erro do dyno, etc..)
testou tambem com escape 4x2x1 e 2.25 ate o final (2 abafa) e ganhou + 7hp.
@tioamerica:
o gráfico depois da troca do comando ficou bem mais bonito mesmo…e é isso principalmente que quero arrumar no meu motor se você puder postar informações mais específicas sobre tudo eu ficaria muito grato
bom, mas voltando ao assunto.
o que voce mandou fazer la na paula faria? equalização dos dutosó angulo de valvulas/sedesó e a taxa, estava usando quanto?
qual borboleta estava usando? a original trabalhada ou de algum outro gm?
e sobre o comando...tem como voce ver pra mim a graduação certinho? (se vc tiver isso em algum lugar aí com voce, na caixa dele ou algo do tipo). você recomenda algum outro comando mais especifico?
desculpa a quantidade de perguntas mas sou meio novo no mundo gm
na verdade o meu plano é esse:
-comprar um cabeçote roletado e mandar fazer polimento dos dutos.
-taxar (eu estava pensando algo em torno de 13.5, será que os pistoes originais nao vão fritar?)
-trocar o comando. (o problema é qual?? na oficina dos meus amigos tem um celta 1.6 turbo que já esta no 4º comando diferente e nao vem o que era pra vir, dá ate medo..)
isso tudo antes de colocar o cabeçote no carro, ir andando com o carro e depois fazer a troca do cabeçote pronto.
-reprogramação da centralina (multec h é reprogramável?? unichip vale mais a pena?)
depois disso (ou antes mesmo):
-fazer escape aqui no binho (ele pega o tamanho das valvulas e mais umas coisas pra calcular o coletor e escape certinho)
-e agora que voce falou, trabalho na borboleta. eu li algo do tipo de estarem usando a borboleta do vectra..nao sei se procede.
e por último...onde fazer isso com qualidade? sem gambiarra? estou em sp
[] s
-
esse lance de filtro ganhar 5hp e lenda.. scap ganhar 7hp ainda acho muita coisa também mas…
corsa e um carrinho bom, motor resistente, dificilmente terá problemas, boa sorte cara
-
pro roletado num tem ninguem ainda naum…
tem outra... olha o tamanho das valvulas dos 1,4, se forem iguais só de usar esse cabeçote já deve dar uma taxinha de uns 12,5:1 nos pistões originais (precisa cubicar pra ter certeza, mas me falaram que o tamanho da câmara é o mesmo dos celta 1,4 gasolina, aí a diferença pros econoflex fica só nos pistões)
-
esse lance de filtro ganhar 5hp e lenda.. scap ganhar 7hp ainda acho muita coisa também mas…
corsa e um carrinho bom, motor resistente, dificilmente terá problemas, boa sorte cara
opa td bom?? eu tava presente nas medições no dinamometro dynos race em são bernardo do campo. realmente teve esses ganhos que te falei
se for torcar o cabeçote por roletado veja antes se alguém já fabrica comando para esse cabeçote
estava pensando nisto hoje. acho que nao tem ainda nao
pro roletado num tem ninguem ainda naum…
tem outra... olha o tamanho das valvulas dos 1,4, se forem iguais só de usar esse cabeçote já deve dar uma taxinha de uns 12,5:1 nos pistões originais (precisa cubicar pra ter certeza, mas me falaram que o tamanho da câmara é o mesmo dos celta 1,4 gasolina, aí a diferença pros econoflex fica só nos pistões)
é se nao tem nada pros roletados nem vou trocar o cabeçote. e os do 1.4 nao adiantam pois são todos roletados né.
[] s
-
bom, continuando com as pesquisas.
colega nosso aqui do forum teve um palio 1.8 (que é exatamente o mesmo motor do corsa, só mudam alguns detalhes como centralina, dosador…mas é o mesmo). ele fez o seguinte:
-
cabeçote 87cfm
-
tuxos mecânicos
-
molas de válvulas fiat
-
comando 276x270
-
13,9:1
-
admissão originai + cai
-
coletor escape orig + escape 2
não tive oportunidade de conversar com ele mais a fundo por enquanto. o que voces acham?
fazer o cabeçote onde? onde tu fez america? danielparati ta montando um familia 2, mas poderia me ajudar com umas dicas de onde está fazendo os trampos…visto que estou aqui em sp tambem.
e sobre comandos? qual seria um legal usar? ja tenho a graduação…mas e levante? algum comando que alguem ja usou nesse motor e ficou legal? sam cams como o tio américa falou?
taxa pretendo algo no máximo 13,5:1.
além do que está escrito ali em cima, pretendo:
fazer o escape desde o coletor,
corpo de borboleta,
chip (a grana não vai dar pra nenhum piggyback).
não sei se vai precisar de bicos maiores (acho que não). dosador eu conheço um cara que modifica o original, tornando-o regulável...funciona legal isso? pra carrinho aspirado, bomba de combustivel orig...nada extremo.
segundo a estimativa de alguns..deve vir entre 160-170cv no motor. biela e pistão seguram de boa né?
e um lugar legal pra fazer isso tudo?
sou novo aqui do forum mas ja pude perceber que certos membros mais velhos que criam tópicos tem ajuda legal do galera...outros se 1 ou 2 responderem já é muito heheh. não tenho oficina como muitos aqui e não tive trocentos carros portanto não tenho a experiencia que muitos aqui tem...mas gostaria de ajuda tambem
acho que não machuca ninguem dividir o conhecimento
[] s
-
-
que tuchos emcanicos ele usa, originais com calço ou de chevete usinados ?
se forem originais com calço vc tem que fazer os tuchos apra o comando que vc for usar para ver a folga que vai ficar nas vávulas …
se for de chevette tem regulagem ....
até hoje não sei se usina o tucho do chevete ou o cabeçote ... se colcoar de chevette alem do usnagem dos tuchos tem que refurar o balancim para que se consiga fazer a regulagem dos tuchos ...
um dia ainda vou comprar um tucho desses para estudar ...
para mim seria a melhor opção ...
outro ponto ...
molas de valvulas de que fiat ?
-
que tuchos emcanicos ele usa, originais com calço ou de chevete usinados ?
se forem originais com calço vc tem que fazer os tuchos apra o comando que vc for usar para ver a folga que vai ficar nas vávulas …
se for de chevette tem regulagem ....
até hoje não sei se usina o tucho do chevete ou o cabeçote ... se colcoar de chevette alem do usnagem dos tuchos tem que refurar o balancim para que se consiga fazer a regulagem dos tuchos ...
um dia ainda vou comprar um tucho desses para estudar ...
para mim seria a melhor opção ...
outro ponto ...
molas de valvulas de que fiat ?
molas de uno, tuxo de chevette, com allen na cabeça e balancim furado pra regulagem
-
que tuchos emcanicos ele usa, originais com calço ou de chevete usinados ?
se forem originais com calço vc tem que fazer os tuchos apra o comando que vc for usar para ver a folga que vai ficar nas vávulas …
se for de chevette tem regulagem ....
até hoje não sei se usina o tucho do chevete ou o cabeçote ... se colcoar de chevette alem do usnagem dos tuchos tem que refurar o balancim para que se consiga fazer a regulagem dos tuchos ...
um dia ainda vou comprar um tucho desses para estudar ...
para mim seria a melhor opção ...
outro ponto ...
molas de valvulas de que fiat ?
valeu rafones.
o comando foi usado o sam cams 276x270…alguma outra opção?
estou pensando em ligar la na sam cams, ver se eles tem esse comando para o cabeçote novo roletado. se tiver eu vo comprar um roletado e trabalhar em cima dele...depois ranco o meu, guardo bonitinho e vo de roletado mesmo.
-
tio américa…essa borboleta de 60mm que voce usou quando era 8v é trabalhada em cima da original ou existe pronta ja?
valeu.
-
bom, continuando com as pesquisas.
colega nosso aqui do forum teve um palio 1.8 (que é exatamente o mesmo motor do corsa, só mudam alguns detalhes como centralina, dosador…mas é o mesmo). ele fez o seguinte:
-
cabeçote 87cfm
-
tuxos mecânicos
-
molas de válvulas fiat
-
comando 276x270
-
13,9:1
-
admissão originai + cai
-
coletor escape orig + escape 2
não tive oportunidade de conversar com ele mais a fundo por enquanto. o que voces acham?
fazer o cabeçote onde? onde tu fez america? danielparati ta montando um familia 2, mas poderia me ajudar com umas dicas de onde está fazendo os trampos…visto que estou aqui em sp tambem.
e sobre comandos? qual seria um legal usar? ja tenho a graduação…mas e levante? algum comando que alguem ja usou nesse motor e ficou legal? sam cams como o tio américa falou?
taxa pretendo algo no máximo 13,5:1.
além do que está escrito ali em cima, pretendo:
fazer o escape desde o coletor,
corpo de borboleta,
chip (a grana não vai dar pra nenhum piggyback).
não sei se vai precisar de bicos maiores (acho que não). dosador eu conheço um cara que modifica o original, tornando-o regulável...funciona legal isso? pra carrinho aspirado, bomba de combustivel orig...nada extremo.
segundo a estimativa de alguns..deve vir entre 160-170cv no motor. biela e pistão seguram de boa né?
e um lugar legal pra fazer isso tudo?
sou novo aqui do forum mas ja pude perceber que certos membros mais velhos que criam tópicos tem ajuda legal do galera...outros se 1 ou 2 responderem já é muito heheh. não tenho oficina como muitos aqui e não tive trocentos carros portanto não tenho a experiencia que muitos aqui tem...mas gostaria de ajuda tambem
acho que não machuca ninguem dividir o conhecimento
[] s[/quote]
queria saber como ele fez pra taxar tanto assim… se baixar cabeçote (ou mesmo bloco como já vi nesse motor) fica dificil de tensionar a correia dentada... pistão num achei nada que sirva pra isso...
-
-
queria saber como ele fez pra taxar tanto assim… se baixar cabeçote (ou mesmo bloco como já vi nesse motor) fica dificil de tensionar a correia dentada... pistão num achei nada que sirva pra isso...
ele disse que foi no cabeçote sim. só usar a polida da bomba d água do monza que é um pouco maior, segundo o rafones.
-