Motorista embriagado não tem direito a seguro
-
stj: motorista embriagado não tem direito a seguro
o superior tribunal de justiça (stj) anunciou nesta segunda-feira que o motorista que sofrer acidente e tiver no sangue uma quantidade de álcool maior que a permitida pela lei não poderá ser ressarcido pelo seguro. para o ministro ari pargendler, a regra agora é muito clara: se beber, não dirija .
segundo a decisão, a seguradora não pode suportar riscos de fato ou situações que agravam o seguro, ainda mais quando o segurado não cumpriu com o dever de lealdade.
o stj fez valer uma decisão do tribunal de justiça de são paulo que excluiu o prêmio de um segurado por conta da embriaguez. o processo foi levado ao stj pelo ministro pargendler, que modificou decisão que anteriormente tinha dado. ele havia aplicado a jurisprudência segundo a qual a ingestão de bebida alcoólica não seria suficiente para não pagar o prêmio ao segurado.
segundo a antiga jurisprudência, a indenização era justa ainda que a dosagem de álcool no organismo do motorista estivesse acima do permitido pela legislação de trânsito.
o entendimento anterior era que o juiz deveria analisar caso a caso para saber se o álcool era causa determinante e eficiente para a ocorrência do sinistro. pela decisão atual, a ingestão de álcool agrava o risco.
-
nunca tinha feito seguro de nenhum carro meu,até que no ano passado, eu tinha acabado de comprar um fiesta zero km, daí veio uma mulher com um fusca e acabou com ele, acabei desembolsando 6.500 reais pra arrumar tudo, lógico que não consegui tirar um centavo da mulher, que não tinha onde cair morta.
agora eu fiz seguro, se acontece um fato tal como o pix disse, tomo ferro novamente.
esta decisão do stj acaba de nos ferrar mais uma vez. os contratos de seguro sempre expressaram que em caso de embreaguez eles não pagariam, mas o código civil somente previa esta exclusão se comprovada a intenção em provocar o acidente.
-
tenho consciencia que bebado tenho reações e mesmo percepção prejudicada… e esse é o problema...
dirijo mais perigosamente sóbrio que bebado...
-
mas mesmo assim o preço do seguro nunca cai ne….
por isso q não fiz seguro na saveiro, o preço era absurdo, a franquia mais ainda... ja to com o carro faz mais de 1 ano, ja bati e o reparo ficou mais barato q a franquia iria ficar... resumindo c não me roubarem o carro até o fim do ano q vem, economizei quase o valo do meu carro...
-
esse cara dançou pois no processo consta o laudo pericial (o cara morreu) ele tinha 2,4g/l ou 3x o valor antigo…
por isso a seguradora ganhou, a midia está espalhando isso com a benevolencia das seguradoras pra meter medo no povo.
juridicamente cada caso é um caso, outros casos (esse foi o primeiro que o kra perdeu) dependem da analise, e essa quantidade de álcool foi considerada embriaguez com intenção.
-
esse cara dançou pois no processo consta o laudo pericial (o cara morreu) ele tinha 2,4g/l ou 3x o valor antigo…
por isso a seguradora ganhou, a midia está espalhando isso com a benevolencia das seguradoras pra meter medo no povo.
juridicamente cada caso é um caso, outros casos (esse foi o primeiro que o kra perdeu) dependem da analise, e essa quantidade de álcool foi considerada embriaguez com intenção.
verdade.
sorte do cara que tiver embriaguez acidental ou embriaguez crônica
e conseguir provar e ficar ininputavel.