Velopark
-
boa noite galera
faz bastante tempo que eu não apareço pra postar nada aqui, mas tô sempre acompanhando o que rola no forum ..
então vim aqui pra usar o espaço público do forum pra postar um relato muito bacana sobre a última etapa do velopark.
acho que vai ser legal pra quem nunca teve a oportunidade de participar de uma competição do tipo e também vai servir pra esclarecer alguns mal entendidos que estão rolando por aí.
o autor do quote a seguir é o douglas carbonera, do opala ss 46 (sst).
o texto é longo, mas vale a pena ler ..
**> final de semana triste pro ss e pra mim.
trabalhamos duas semanas freneticamente pra arrumar o carro, madrugadas de frio na oficina, vai e volta da retífica, correria total…
montamos tudo e acertamos, e o carro parecia bom demais, e estava bom demais. arisco e rápido como nunca embarcamos o carro e tocamos pro velopark muito animados.
chegando ao velopark, logo nas inscrições, percebi o clima um pouco tenso. até mesmo o pessoal das inscrições estava botando lenha na fogueira sobre a tal reportagem da fullpower sobre mim, minha equipe, e sobre o opala ss stt 46.
obviamente, a gente fica entusiasmado com o carro saindo numa revista, ainda mais com venda tão expressiva como a fullpower. uma homenagem a equipe e ao carro, que é feito de sangue, suor, dedicação, dinheiro batalhado todo dia, e muitas outras coisas.
mas infelizmente, coisas nunca ditas e colocadas no papel mancharam a minha imagem e a da equipe, dando até mesmo um certo ar de arrogância. coisa que quem nos conhece, mesmo que pouco, sabe que somos completamente o oposto.
confesso que quando vi o carro do recordista raul correia no box ao lado da gente, as gambita tremeram e não foi pouco.
não é sempre que se acelera com ícones da categoria como ele, nego artur, e cia. ainda mais pra mim, que não tenho nem um ano de pista. logo tratei de procurá-los, e antes de qualquer coisa, falar sobre a reportagem da fullpower que ao meu ver, deixou um clima bem chato pra todo mundo que curte a categoria stt, pra mim, e pra eles, pilotos de primeira linha que serviram de inspiração pra mim e estavam lá acelerando comigo.
sábado, nos treinos, quando vi a primeira passada do raul, vi que a coisa ia ser feia. o carro apitava de uma maneira estúpida demais, e a empilhada de marcha do homem era algo impressionante. 11.797s passeando já me deu 5 tipos de arrepio.
alinhamos. eu e o raul pela primeira vez no sábado a tarde adrenalina total
aquecimento de pneus pra fazer sair cavaco de concreto de ambos os carros. foi bacana demais desceu o pinheirinho, e o raul acabou queimando e abortando a puxada. 11.709 pra nós. tudo certo com o motor que tínhamos refeito naquela semana já estávamos mais confiantes...
alinhamos pela segunda vez no sábado a noite, e já no aquecimento de pneus tivemos problemas com o negativo da bateria solto. o chicote do alternador escapou e o carro acabou apagando. raul acelerou sozinho e virou 12.3 errando a quarta marcha por problemas de cambio...
domingo era expectativa total
os carros de ambos estavam apitando muito, e então o tão esperado pega acontece.
alinhamos pela primeira bateria classificatória. quando o homem ligou o carro e fez um ppppppowwwww pelo escapamento, eu vi que a pólvora no tanque não era brincadeira, e que ele vinha pra desmanchar mesmo
aquecidona de pneu das mais cabulosas, e fomos pro alinhamento...
saí na frente e parecia tudo certo até a terceira marcha. aí falou mais alto o motor do raul, que me buscou de terceira e foi comigo lado a lado.
cruzamos a linha de chegada com ele me abrindo menos de meio paralama. novo recorde brasileiro pra raul correia. 11.531s. as parciais do carro dele dos 201m pra frente eram absurdas. impossível de buscar com nosso equipamento de motor, que já está no limite
confesso pra vocês que mesmo perdendo, fiquei contente pela puxada e por quem tava lá e viu esse pega. foi completamente alucinante ver os dois carros metro a metro disputando pau a pau empilhadeira de marchas, uma atrás da outra sem sombra de dúvida a melhor puxada da minha vida
e sobre o que me falavam do carro do raul, da preparação aspirada do benato e da tocada do raul, tudo se confirma. o cara toca demais, o carro é uma estupidez. ambos são gente finíssima e sossegados.
todos os méritos pra eles, que sempre foram os pais da categoria.
inclusive, tive a oportunidade de dizer isso pessoalmente a eles na entrega de troféus, compartilhando uma cachacinha de uva.... hehehe
bom, tínhamos as finais, e tínhamos esperança ainda, porque eu não havia acertado uma puxada com 60 pés bons (não virei menos de 1.9s). então, era a alternativa: fazer uma saída boa pra virar na casa dos 1.7 de 60 pés e 7.4 de 201, como na outra prova. e além disso, andar com a dita pólvora pra tentar ganhar um pouco mais de final. pólvora pra dentro, e vamo nessa
fomos pras finais, e alinhamos com o homem de novo...
deixei o carro lixar demais, e o raul disparou na frente. quando espetei terceira vi que o carro amarrou não cheguei a girar toda a marcha e kaaabuummm
acenderam-se todas as luzes que tinham pra acender dentro do carro... até a luz de cortesia acendeu... hehehe
distribuíííííííííííííímos a buchada entre os 201 e 300 metros. quebra daquelas de saltar pedaço pra tudo que é lado. as bielas dos cilindros 3 e 4 quebraram ao meio, e saltou tudo pra fora. nisso foi comando, tuchos, vira e por aí vai...
novo recorde brasileiro para raul correia 11.522s
fiquei triste pra caramba não tanto pela perda dos recordes, porque havia perdido pro pai da categoria, (que foi buscar esse tempo lá no nosso quintal, o que é uma honra pra mim), mas sim pela quebra do carro.
o carro não merecia isso, porque ele é bom demais. nunca me deixou na mão em nada, e passamos um pouco do limite com ele tentando buscar o tempo, e deu no que deu...
fica o aprendizado, e fica o novo tempo a ser batido. não sei ainda o que vamos fazer do carro. tenho que dar uma avaliada pra ver se vale ainda a pena investir no stt e tentar buscar o tempo com um novo motor mais forte, ou se partimos de cabeça pro pro mod e teminamos de vez aquele carro.
mas em termos de competitividade, a categoria é a stt, sem dúvida
agora é botar as idéias no lugar, pensar com calma, passar um caladril nas costas pra curar a escovada no lombo (hehehe), e seguir em frente...
agradeço ao pessoal que esteve ao meu lado, me apoiou até aqui e trabalhou no carro pra que ele chegasse onde chegou foi tudo muito bacana... tudo
grande abraço
douglas carbonera**
-
antigamente não tinha…..
bastou começar a aparecer maverick dando coro nos opalas na stt que trataram de mudar rapidamente o regulamento, prejudicando os v8 só pra agradar aos opaleiros.
o engraçado é que opala com caixa e diferencial de maverick pode. isso é ridículo.
-
o q tanto a fullpower escreveu, hein?
-
bastou começar a aparecer maverick dando coro nos opalas na stt que trataram de mudar rapidamente o regulamento, prejudicando os v8 só pra agradar aos opaleiros.
o engraçado é que opala com caixa e diferencial de maverick pode. isso é ridículo.
caixa dodge e diferencial ford 9´ pode….......
ps: sacanagem mesmo....
o q tanto a fullpower escreveu, hein?
bao pergunta….