Quebou o câmbio do gsi…
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este teu câmbio tem uma relação muito boa para o carro, as marchas entram uma trapada na outra… vc trocando pelo de vectra não vai perder esta caracteristica não? meu corsa originalmente era 1.6 8v, sempre me incomodou os buracos durante as trocas de marcha, hoje me dia uso a caixa dos 1.3 antigas, parece um com a do gsi, porem acho que seja mais curta. o ruim dela é que para estrada a quinta fica meio curta demais. o ideal era a segunda virar primeira ligeiramente mais curta, e no lugar da primeira que é quase inútil, entrar uma sexta
você sabe as relações da caixa do vectra que vc pensa em montar?
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o câmbio que quebrou (que já é o 2º) estava assim, no corte a 7.200rpm a 2º 110, 3º 170, 4º 220, 5º 265, é que eu gosto muito de final e pego estrada todo dia, então eu quero continuar com câmbio longo.
hoje falei com muita gente a respeito do câmbio, inclusive com o ricardo dilser que é piloto gm daquele vectra de endurance e o câmbio mais resistente é o f18 dos kadett´s e monza´s até 98.
os f23 que são dos astra´s parecem mais robustos, mas não são. e a própria engenharia da gm disse que os câmbios a partir de 2002 são muito fracos, mesmo o corsa de corrida da equipe que está com um 2.0 16v de 190cv aspro o câmbio não aguenta 3 corridas…
o vectra de endurance usa câmbio f18 com engrenagens do sapinho.
pro gsi pelo que já descobri um f18 com um bom escalonamento dá pra deixar até um pouco mais longo do que estava o meu e com uma boa resistência.
já achei em desmanche por r$ 550,00 o câmbio f18 com os 2 bolações e pontas de eixo.
se alguem souber de algum mais barato me avise por favor que vou procurar até terça agora.
abraços.
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esta relaçao não é a original do carro não ne? vc mudou o que?
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a caixa que eu uso atualmente tem as seguintes relações:
relação porcentagem queada rpm rpm @ troca vel final.
primeira 4.18
segunda 2.13 = 82 km/h
terceira 1.41 0.66 = 4633 = 125 km/h
quarta 1,12 0.79 = 5560 = 157 km/h
quinta 0.89 0.79 = 5562.5 = 197 km/h
dif 4.312
nas trocas de marcha a relação ajuda a manter o giro alto, que garante manter potencia no motor, o ruim é a quinta muito curta para viagem.
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oi povo, então o up-grade de freio do gsi acabou de ficar pronto… tirei os discos originais (256mm) e pinças e instalei discos (288mm) de vectra cd e pinças de audi s3
rodolfo,
os discos de 288mm são de 5 furos né ?…meu astra usa 280mm e são de 4 furos.
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sim gaucho, os discos de 288mm são de 5 furos e os de 280 são de 4 furos, na verdade fiz 2 kit s… um com os discos de 288mm eu usinei o centro do disco e com um tarugo de aço fiz um chapeu com um novo centro pro disco com 4 furos.
e pra usar o disco de 280mm do astra tive que fazer tipo uma bucha pra centralizar ele no cubo do corsa que é menor.
em ambos os casos a pinça encaixa perfeitamente no lugar da original, é como se fosse feito pra lá.
abraços.
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você pode dar uma estimativa do custo de um kit de freios deste tipo? eu estou com os freios do vectra antigos de 256mm porem como alguns ja haviam me alertado atnes, eles não estão aguentanto muito bem não. estava prestes a importar as as pinças willwods (150 usd cada) porem derepente se não for absurdo($$$) uma esquema tipo o seu seria uma opção a ser vista. esta coisa de importar, pagar frete imposto e a dor de cabeça toda envolvida não me anima muito.
ate teria a opção (que era a que eu deveria ter feito antes) de usar os freios do vectra mais novo de 280 mm, agora deopois da desepção que eu tive com o ultimo upgrade usando peças originais eu me desanimei um pouco.
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tio américa, espere uns dias, creio que uns 20 na verdade, até meu corsa ficar pronto com o novo câmbio, aí quando eu andar um pouco com o carro posto aqui minhas impressões e aí te falo se vale a pena esse up-grade que fiz.
assim que eu testar o freio te aviso, ok?
abraços.
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beleza, fico no aguardo
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eu troquei as engrenagens do meu cambio, um f16, pelas do astra flex com diferencial (se nao me engano) da zafira.
ficou com 1a a 4a médias e 5a longa (i.e. 3000rpm@120kmh).
a durabilidade aumentou bastante, com o miolo de astra flex (que tem todas as engrenagens retificadas com 1mm a mais que as da familia corsa), e já havia quebrado uma 2a do astra gsi. escalonamento não ficou perfeito, mas a turbina enche cedo, entao compensa um pouco o buraco de 3-4a e 4-5a.
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presa, então pelo que falei com o dilser (piloto gm) os câmbios gm após 2002 estão bem mais fracos, e isso foi informação dos próprios engenheiros da fábrica. será que cabe as engrenagens do f18 do kadett dentro da cx do corsa?
pelo que entendi vc usou apenas o miolo do astra flex dentro da caixa do corsa, é isso?
abraços.
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revivendo um pouco o tópico.. eu ontem procurei na internet as relações de cambio de outros modelos da gm para comparar com o meu atual, e pelo que eu vi o cambio do gsi tem quase todas as relações igauis a este meu, tirando a primeira que a minha é riduculamente mais curta. e que se torna mais chata ainda devido ao diferencial.
ai fiquei na dúvida, nestas caixas alguam coisa pode ser trocada? se eu conseguir apenas usar o diferencial do gsi no meu carro ja fica legal (tirando a primeira) se der para tocar so a primeira e o diferencial melhor ainda
o fato de serem muito semelhantes me da alguma esperança que tem como converter a minha caixa para uma coisa melhor. ate para o td aqui no rio vai ficar melhor apesar do carro ficar mais longo, e para estrada, não vou ter um cambio tão curto.
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presa, então pelo que falei com o dilser (piloto gm) os câmbios gm após 2002 estão bem mais fracos, e isso foi informação dos próprios engenheiros da fábrica. será que cabe as engrenagens do f18 do kadett dentro da cx do corsa?
pelo que entendi vc usou apenas o miolo do astra flex dentro da caixa do corsa, é isso?
abraços.
fala rapaz como te disse na quinta a info q tive era que o cambio do astra flex era o mais forte, devido o maior torque deste motor. veio de um colega q mexe com durabilidade de cambios na gm. porem ele pode ter comparado apenas com cambios que sirvam plug&play no corsa…
e sim, foi o miolo, engrenagem primaria e secundária dentro da caixa original, mudando apenas um rolamento.
depois poste como ficou
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revivendo um tópico antigo como virou moda aqui rsrs.
o tio américa eu sei que sumiu, mas os outros não.
tenho uma transmissão f15 que quebrou a 5º marcha pela segunda vez. será que as f17 dos astra flex servem no meu carro? É um corsa do modelo novo (corsa c) que saiu com f17 também (nos 1.8, o meu era 1.4).
outra coisa…como utilizar uma transmissão de família 2 (f16, f18, f20) com os semi-eixos do corsa? pelo que andei lendo eu teria que utilizar as homocinéticas do corsa b gsi (que tem semi-eixos finos igual meu carro, mas homocinéticas com diâmetro certo para as f16 que saíram originalmente neles), alguém me confirma isso?
obrigado.
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revivendo um tópico antigo como virou moda aqui rsrs.
o tio américa eu sei que sumiu, mas os outros não.
tenho uma transmissão f15 que quebrou a 5º marcha pela segunda vez. será que as f17 dos astra flex servem no meu carro? É um corsa do modelo novo (corsa c) que saiu com f17 também (nos 1.8, o meu era 1.4).
outra coisa…como utilizar uma transmissão de família 2 (f16, f18, f20) com os semi-eixos do corsa? pelo que andei lendo eu teria que utilizar as homocinéticas do corsa b gsi (que tem semi-eixos finos igual meu carro, mas homocinéticas com diâmetro certo para as f16 que saíram originalmente neles), alguém me confirma isso?
obrigado.
ve com o andre piritobas no cc q a samambaia dele parece q ta com um cambio fii ou com o wevertonvb (algo assim, nunca lembro o nick certinho), da pickupeta de brasilia q ta com o 2.4, ele falou algo outro dia....
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esse assunto me interessa, ;)
vou acompanhar e se eu souber de algo posto aqui tb.