Dicas automotivas
-
aplicar cera em pasta com uma esponja bem ?mida deixa o brilho mais uniforme e de quebra aumentada drasticamente o rendimento da cera.
nos dias de calor, posicionar os direcionadores de ar de forma q o ar frio vê para cima, assim o interior do veículo resfria mais rapidamente. os passageiros do banco de tr?s tb serão beneficiados com o ar fresquinho com mais rapidez. no caso de querer aquecer o habit?culo, basta fazer o contrário, direcionar o ar quente para baixo.
-
pisando na embreagem fica mais leve pro motor de partida, porque ele não tem que girar o câmbio também(mesmo o carro estando em ponto morto)…
obs: não funciona com fusca e motorderivados. nesses casos nunca dá partida com a embreagem acionada. pega muito mais fácil.
-
obs: não funciona com fusca e motorderivados. nesses casos nunca dá partida com a embreagem acionada. pega muito mais fácil.
pq não?
eu piso quando vou ligar…
e tipo quando o motor ta girando e eu solto a embreagem eu percebo que ele diminue sensivelmente o giro.... -
– som automotivo --
se você não costuma utilizar o leitor de cd do seu som com frequência, não deixe nenhum disco dentro do aparelho pois isso diminui a vida útil dos amortecedores (do leitor) que acabam trabalhando sem necessidade.
em muitos carros é possível fazer a instalação dos aparelhos utilizando o recurso de ignição e presença de chave no contato. sempre que possível é interessante utilizar pois evita que você deixe o aparelho ligado ao sair do carro.
muitos aparelhos também possuem funções que atuam quando a lanterna é ligada, seja na iluminação ou no dimmer autom?tico. infelizmente muitas casas de som não costumam instalar esses recursos por preguiça de encontrar o fio certo na caixa de fus?veis
-- partida a frio --
essa é uma dica que na verdade foi uma idéia que tive na hora que montei a partida a frio no meu carro. todos sabem que existe um problema na partida a frio de carros turbo, onde a pressão não é muito bem vinda dentro do reservatério. existem válvulas de sentido único e também existem bombas com retorno para que o vêcuo não puxe toda a gasolina para dentro do motor. acontece que tive alguns problemas tanto com as válvulas quanto com os retornos. para resolver de vez o problema, tentei utilizar uma solenoide que até então não achei que iria durar em contato com a gasolina. mas dura sim, os componentes que ficam em contato são de pl?stico e então fiz a solenoide funcionar com a passagem normal dela retornando para um t na mangueira de entrada, e a outra passagem acionada por pulso mandei para a bomba do reservatério. ao acionar a bomba aciono também a solenoide e pronto, tudo resolvido. quando não acionada, a solenoide abre o caminho em comum ao t, o que não deixa que o vêcuo puxe nem mesmo a gasolina que ainda está na mangueira, e a pressão também não consegue chegar ao reservatério. eu não encontrei nenhum sistema de partida a frio pronto que tivesse essa solução
-
– válvulas de pioridade --
essas são algumas dicas que aprendi com nosso amigo ka e com a minha convivóncia com as válvulas de prioridade.
a lubrificação da válvula é muito importante. vasilina foi a que mais me deu resultado, tanto no tempo para uma nova lubrificação quanto no funcionamento.
o tamanho da mangueira de tomada de vêcuo influ?ncia no som produzido pela válvula. além disso pode provocar retardo no seu funcionamento e acabar freiando a turbina do mesmo jeito.
o melhor lugar que consegui para a tomada de vêcuo foi na mangueira do hidrovócuo. utilizar um t de pl?stico naquele lugar não foi uma experiencia muito boa para mim. depois do 3o. que quebrei, procurei em casas que trabalham com g?s de cozinha e encontrei um t de ferro na medida correta. a proposito, aquele t de pl?stico quebrava com a pressão do turbo mesmo.
se um dia tiver curiosidade em abrir a válvula de prioridade, jamais passe lixa ou pano muito aspero nas paredes do cilindro. as borrachas de vedação podem não funcionar mais e ficarem travadas.
uma outra dica legal que uso bastante é que podemos utilizar a válvula de prioridade para andar sem pressão em giros medianos quando a turbina pega bem rápido. eu costumo deixar a mola com pouca pressão e vou dosando no acelerador a hora que eu quero que ela feche e que a pressão entre no motor.
-
rodizio de pneus
li algumas materias de pilotos profissionais e tambem de proficionais da area que, apesar do mito, os pneus que estiverem com vida util menor deve rodar no eixo trazeiro, a explicação é que a dianteira precisa de mais tração por ter a direção do carro, os pneus com menos sulcos devem estar rodando na trazeira, já que a possibilidade de se acertar a trajetoria de um carro com pneus em melhores condições na dianteira é bem maior que o inverso.
-
que tal cada um postar a sua, é meio banal mas as vezes é util…
pedal da embreagem não é apoio: essa pratica é muito comum entre os motoristas, porem isso causa um desgaste desnecessário no disco da embreagem.
além do pedal não ser descanso para o po, a alavanca do câmbio também não é descanso para o bra?o. -
troca do flu?do de freio: carros que usam flu?do dot4 ou inferior e o dono quer um flu?do melhor, compre o dot 5.1, pois o 5.0 é sint?tico e cheio de silicone, coisa que estraga o sistema original… e na hora de trocar de flu?do, se o sistema vai 500ml, compre 1 litro e use um dos frascos de 500 para fazer uma limpeza do sistema, completando aos poucos e bombeando limpando o interior de todas as pinças e tambores de freio.
-
embreagem de cer?mica e plato com maior pressão: a maioria das empresas que fazem esse sistema acabam usando peças usadas e recondicionando tudo.
a ancona faz encomenda para a própria sachs de embreagens de cer?mica e platos com maior pressão, então é mais confiável pagar um pouco mais e usar um produto novo feito por empresa conceituada do que usar embreagens recondicionadas, onde o plato acaba comido muito rapidamente pelo disco de embreagem pastilhada.outra dica, não usem disco de pastilha com plato original: o plato original não tem carga suficiente para aderir bem a cer?mica no volante do motor, e costuma patinar fácil, assim as pastilhas de cer?mica acabam vitrificando e estragando.
o disco de embreagem original novo fica bom usando plato de mais carga em carros que não usam muita pressão, já que o que gasta o disco é a patinagem do próprio, pois quando adere ele não gasta, e tendo plato mais duro a patinagem ocorre bem menos.
e alongando o garfo de embreagem dos aps, mesmo usando 900lbs de plato, o pedal fica macio.
-
rodizio de pneus
li algumas materias de pilotos profissionais e tambem de proficionais da area que, apesar do mito, os pneus que estiverem com vida util menor deve rodar no eixo trazeiro, a explicação é que a dianteira precisa de mais tração por ter a direção do carro, os pneus com menos sulcos devem estar rodando na trazeira, já que a possibilidade de se acertar a trajetoria de um carro com pneus em melhores condições na dianteira é bem maior que o inverso.
depende do carro (distribuição de peso, tração dianteira ou traseira, suspensão)
experimente pegar um po?a d água em uma curva com os pneus traseiros mais gastos q os dianteiros não é qualquer motorista q consegue corrigir tal derrapagem
-
depende do carro (distribuição de peso, tração dianteira ou traseira, suspensão)
experimente pegar um po?a d água em uma curva com os pneus traseiros mais gastos q os dianteiros não é qualquer motorista q consegue corrigir tal derrapagem
meu pneu dianteiro pipocou a 140km/h, so perdi a trajetoria por que cai em um buraco… mas mesmo assim nao foi nada grava, so ralei a roda por que estava perto da guia...
se fosse trazeiro, nao sei se tava aki escrevendo hoje...
-
pq não?
eu piso quando vou ligar…
e tipo quando o motor ta girando e eu solto a embreagem eu percebo que ele diminue sensivelmente o giro....experiencia que tive com o meu fusca (que deus o tenha). ao dar partida sem pisar na embreagem, a inercia provocada pelo volante do motor ajuda muito a fazer o carro pegar. se vc tem um fusca, vc deve ter percebido que quanto mais quente está o motor, mais difácil ele pega . se vc não pisar no pedal, ele demora menos tempo pra pegar. faça o teste e ver?s…
ps: desculpe se quis dizer que nunca deve-se fazer isso. na verdade quis dizer que sem pisar na embreagem pega mais facil.
-
acho que o top se equivocou; quis escrever uma coisa, e acabou dizendo outra…
em carros de tração dianteira, 70% (ou mais) da estabilidade é dada pelos pneus da frente - peso, tração, frenagem, e direção, eh tudo ali concentrado no eixo dianteiro
a princ?pio, pode parecer interessante o rod?zio de pneus, para que os 4 se desgastem ao mesmo tempo, alem de fornecer maior condição de atrito é parte mais exigida do carro (a frente).
entretanto - como foi apontado pelos colegas acima - numa situação de emerg?ncia, se a traseira do carro possui menos estabilidade que a dianteira, a tend?ncia do mesmo é de um cavalo-de-pau involunt?rio, que, para um motorista mediano, e num carro de tração dianteira, é muito difácil de ser corrigido
sendo assim, paradoxalmente, mesmo o eixo traseiro sendo menos importante que o dianteiro, convóm deixar no mesmo o melhor par de pneus, pois a traseira funciona como um leme para o carro.
comprovadamente, a correção de uma escapada de frente (pare de acelerar e gire o volante ainda mais para dentro da curva) é muito mais natural do que acertar o carro depois de uma escapada de traseira (gire o volante para o lado de fora da curva e pise no acelerador, dependendo da situação).
inclusive, muitos carros novos, mesmo possuindo tração traseira, tám sua suspensão regulada para que, ao passarem do limite, apresentem subesterão (sa?da de frente). se não me engano os audi atuais são configurados assim.
a única situação em que pneus melhores na frente são bem-vindos seria no caso de uma frenagem em piso molhado; se os pneus dianteiros estiverem carecas , vão aquaplanar e aumentar bastante a dist?ncia para que o carro pare. mas ninguem aí faz rod?zio com pneus carecas né?
[]?s
-
ja tive experiencia de perder a traseira logo com o chevas do meu pai o xodo…a uns 50numa curva, tinha akela mistura oleo lama e agua...entrei de boa, era novo novo de carta, so senti a traseira escapando....putz mo pereio na hora parei de acelerar virei o volante rapido e acelerei novamente....ai estabilizou, nossa foi assim muito show, pra mim recem motorista, foi uma pilotagenzinha....nossa, mas nunca mais nem tentei reproduzir tal manobra...hehehe
mas de tudo ai sobre escar prefiro a traseira saindo do q a frente....
ta certo qnd bati perdi a traseira, trouxe ai ia escapando a frente, qnd pensei q tava acertando foram as 4 o carro indo de lado...hehehe
chuva + velocidade + rebaixado + eu insano + curva = merda