Dúvida sobre minha turbina
-
ae galera, como ainda sou bem leigo nesse assunto eu sempre leio o pessoal falar em medidas de turbinas tipo eixo, rotor… e nunca entendi o que isso muda em questão de desempenho.... a única coisa que eu sei por cima e o tamanho da caixa quente e a caixa fria de uma turbina... não me zuem por favor rsrs
eu pergunto isso pq a minha turbina é uma garret .42.42 e não sei se ela é boa ou não, o tamanho do rotor e eixo e o quais são as sua limitações de desempenho. alguém conhece essa turbina?
por enquanto vou fazer o motor e andar com pistão forjado mas vou esar essa turbina mesmo por enquanto. a turbina vai ter limitações por andar forjado, ou seja, pra andar com mais pressão e quais limitações.
valeu
-
.42 .42? não seria .42 .48 não?
pra saber a medida do eixo e rotor, vc tira as caixas, quente e fria e mede a parte menor com paquimetro… sem desmontar da pra ter uma ideia tb...
seu motor eh 1.8 ne? essa turbina eh pequena pro seu motor, mas da pra usar (e mt gente usa), mas vai ser um carro q fica cantando pneu a toa e xoxo em alta...
-
certeza que é apl 240 rotor 42,5mm e eixo 49,5mm 42/48 quando o cara pede uma turbina no balcao comprando turbina pela primeira vez o cara chega falando que vai usar só 0,8 e vendem um aplzinha ehhehheh e quando falam 1,5 de pressão vendem .50/.48 c/ eixo 49,5mm e rotor 46mm kkkkk as lojas tem emdo de vender turbo grandão eu acho
-
qual a marca da turbina ?
pega um paquímetro e meça a parte interna das carcaças…..nem precisa desmontar a turbina.... alí é o diametro que se informa de eixo e rotor.
teoricamente, no compressor (parte fria) quanto maior o rotor, maior volume de ar voce vai ter com uma determinada pressão, mas se exagerar no tamanho vai ficar pesado e demorar a encher, por isso ja existem eixos de materiais bem leves como titanium e até ceramica.
na turbina (parte quente) o eixo funciona literalmente como a saida dos gases de escape, então se for pequeno demais (maioria dos casos dos kit padaria) vai te dar uma puta pegada, com as costas colando no banco e os pneus queimando facinho..... os novatos adoram....hehehhe....
o lado ruim, é que isso é igual ejaculação precoce e sua graça acaba cedo demais...... o carro nao rende em alta, que é onde motor forte tem que falar.......
já se o rotor for grande demais, seu carro vai ficando muito xôxo de baixa e só rendendo em altíssimas rpm, o que tambem não é o ideal, por isso a escolha de uma turbina não é tão simples como os vendedores de kit padaria pregam.
o ideal e voce ter uma turbina que tenha uma pegada progressiva, controlavel e que consiga dar vazão a todo o fluxo de escape gerado pelo seu motor. agora pra chegar nessa escolçha perfeita, tem que se levar em consideração simplesmente tudo no seu carro.....
.....desde configuração de cabeçote, comando, coletor e escapamento final, cilindrada, peso do carro, relação de cambio e pneus, suspensão e tantos outros fatores que é melhor realmente perguntar a algum bom profissional..........
quanto ao detalhe de voce forjar o motor e usar a mesma turbina com mais pressão, lembre que toda turbina tem uma faixa de eficiencia, e se voce for simplesmente aumentando a pressão, estará correndo o sério risco de fuder a turbina por excesso de giros e calor e o proprio motor que estará recebendo um ar quente dos infernos pra dento, o que pode fazer seus belos pistões forjados derreterem ou até matar o motor inteiro, só por causa de uma turbina mal escolhida.....
abraços.
-
qual a marca da turbina ?
pega um paquímetro e meça a parte interna das carcaças…..nem precisa desmontar a turbina.... alí é o diametro que se informa de eixo e rotor.
quanto ao detalhe de voce forjar o motor e usar a mesma turbina com mais pressão, lembre que toda turbina tem uma faixa de eficiencia, e se voce for simplesmente aumentando a pressão, estará correndo o sério risco de fuder a turbina por excesso de giros e calor e o proprio motor que estará recebendo um ar quente dos infernos pra dento, o que pode fazer seus belos pistões forjados derreterem ou até matar o motor inteiro, só por causa de uma turbina mal escolhida.....
abraços.
a marca da minha turbina é uma garrett… só que o meu mec. falou que é uma .42 .42 (vou ver se meço o tamanho certo dele)... enquanto eu estava rodando com 0,6 estava muito bem mas agora que vou forjar o motor acho q vai ficar pequena e por enquanto até pagar as contas vou continuar usando ele mesmo... quais cuidados devo tomar com essa turbina pra não derreter tudo? tipo limite de pressão por exemplo...
se eu resolver colocar uma turbina maior, monofluxo mesmo, provavelmente ele vai servir no coletor que estou usando?
valeu.
-
tinha tempo que não postava e não discordava de voce
mas discordo. nem sempre o diametro da saida vai ser o mesmo que o do rotor.
se a carcaça for funda o suficiente pras pinças do paquimetro alcancarem o rotor, da pra confiar pois ali vc mede o eixo mesmo. mas se não for, o certo é desmontar pois acontece do diametor aumentar do rotor até o fim da carcaça.
uma bullseye mesmo que medi acontece isso. o eixo tem 73.4mm mas a carcaça ia abrindo consideravelmente e dava diferença. bom que pelo menos ja aumentava a vazao
-
tinha tempo que não postava e não discordava de voce
mas discordo. nem sempre o diametro da saida vai ser o mesmo que o do rotor.
se a carcaça for funda o suficiente pras pinças do paquimetro alcancarem o rotor, da pra confiar pois ali vc mede o eixo mesmo. mas se não for, o certo é desmontar pois acontece do diametor aumentar do rotor até o fim da carcaça.
uma bullseye mesmo que medi acontece isso. o eixo tem 73.4mm mas a carcaça ia abrindo consideravelmente e dava diferença. bom que pelo menos ja aumentava a vazao
não ta discordanto totalmente não….mas como ele postou que tinha uma turbina .42. 42 imaginei que fosse uma garret ou mp comunzinha e indiquei um jeito mais simples de medir pra gente ter pelo menos uma noção melhor pra ajudar ele.......
flunfa tá vivo?
bom que voltou
eu tambem tava com saudade das discordâncias dele….....