Torque x potência
-
onde tá essa discussão?
como eu faão pra dar uma olhada? -
30 poginas ???
muaaaaaaaaahauahauahaauaaaaaaaaa
vou dar uma espiada lá.
-
quero ver o novo topico criado pelo brasil chegar as 90 paginas heim pessoal
eu tava agora dando uma lida nos 2 tópicos cavalares discutidos por vcs, e devo dizer que ano passado eu tinha as mesmêssimas dúvidas de vcs.
não lá muita coisa do que tá escrito, lá bem por cima, afinal são 30 poginas num tópico e 8 no outro, e vê a mensagem no corsa 2.0 (? esse mesmo o nick? se não for, me desculpe), a mensagem inicial do tópico de 8 poginas.
basicamente o corsa 2.0 explicou bem.
não cheguei a ler tudo, pois são 38 poginas.
-
questionário (só de brincadeira) pra ver se a galera não gastou teclado do computador é toa nas 38 poginas de discussão:
as perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um vw 1.6 com:
-torque máximo: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-potência máxima: 101 cv a 5500 rpm1)em qual situação o carro acelera maisó em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpm2)o carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv3)durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpm4)quando o carro está rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou então está tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpm5)a potência que chega ?s rodas é maior ou menor que a potência no motor?
a)maior
b)menor
c)depende6)o torque que chega ?s rodas é maior ou menor que o torque no motor?
a)maior
b)menor
c)depende7)o que faz o carro acelerar?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2 -
esquec? de colocar a última pergunta:
8)torque serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e potência serve pra velocidade máxima? (estou falando de torque e potência no motor, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)
a)sim
b)não
c)em parteessa 8) é boa.
-
eu tava agora dando uma lida nos 2 tópicos cavalares discutidos por vcs, e devo dizer que ano passado eu tinha as mesmêssimas dúvidas de vcs.
não lá muita coisa do que tá escrito, lá bem por cima, afinal são 30 poginas num tópico e 8 no outro, e vê a mensagem no corsa 2.0 (? esse mesmo o nick? se não for, me desculpe), a mensagem inicial do tópico de 8 poginas.
basicamente o corsa 2.0 explicou bem.
não cheguei a ler tudo, pois são 38 poginas.
eu garanto que quebrei a cabeça mais que você a respeito desse assunto… foram vêrios dias de discussão, eu ficava horas postando, fora as conversas com amigos e colegas da faculdade.
salvei todos os tópicos no meu computador, ainda pretendo reler tudo e fazer um artigo... mas sei lá quando isso vai acontecer.
fora isso não tenho mais nada a dizer em posts sobre esse assunto, e nem tenho mais o mesmo tempo livre que tinha naquela época...
abraço
-
to vendo q fiz bem em trazer esse cara pra c?
eu quebrei a cabeça com o assunto tb…mas valeu é pena...agora me sinto aliviado e orgulhoso por entender essa questáo.
brasil, gostei das perguntas, é uma boa maneira de ensinar quem ainda não entende o assunto
-
putz, eu também quebrei a cabeça pra caramba, luiggi.
tanto é que fiquei 3 dias e 3 noites grudado no computador escrevendo um texto que deu apenas 14 poginas no word, fiz até figuras.
o assunto na verdade é muito simples depois que se sabe, mas antes de aprender é f*da.
o terrável é que eu perguntei pra um professor meu de f?sica ii da faculdade e ele me respondeu: eu também gostaria de saber, quando vc descobrir vc me diga. .
po, a gente aprende tanta coisa maluca na facul mas não aprende uma coisa tão besta que qualquer bom aluno de 2. grau, ensino m?dio, de 15 anos, consegue entender?
só falta a galera responder as perguntas, quero ver quem acerta tudo.
só não vou dar uma caixa de breja pra quem acertar porque eu sou liso.
muaaaaaaaaaaaaahauahauhuhaaaaaaaaaaa
-
questionário (só de brincadeira) pra ver se a galera não gastou teclado do computador é toa nas 38 poginas de discussão:
-potência máxima: 101 cv a 5500 rpm1)em qual situação o carro acelera maisó em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpmc depende da marcha…ele só acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde não existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o trque do motor.
2)o carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cva 101cv
3)durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmb 5500 rpm pois assim vc terá a marcha mais curta (maior torque na roda) para aquela velocidade.
4)quando o carro está rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou então está tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmb 5500 rpm, pelos mesmos motivos da pergunta anterior. oq importa é o torque nas rodas.
5)a potência que chega ?s rodas é maior ou menor que a potência no motor?
a)maior
b)menor
c)dependeb menor, pois existem perdas na transmissão.
6)o torque que chega ?s rodas é maior ou menor que o torque no motor?
a)maior
b)menor
c)dependec depende do câmbio... só seria menor se a marcha em questão fosse extremamente longa.
7)o que faz o carro acelerar?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2c torque nas rodas
as respostas estão aí em cima…
corrija oq for necessário, por favor
-
ao luiggi: eu discordo de pouca coisa, e acredito que seja uma questão de que eu talvez não tenha sido bem claro na pergunta.
vou repetir os dados do vw 1.6:
-torque máximo: 14,3 mgkf em 3250 rpm
-potência máxima: 101 cv em 5500 rpmvou calcular o torque em 5500 rpm e a potência em 3250 rpm, usando a f?rmula:
p=t*r/716, com:
-p em cv
-t em mkgf
-r em rpmtorque em 5500 rpm: t=101716/5500 ==> t=13,1 mkgf
potência em 3250 rpm: p=14,33250/716 ==> p=65 cventão, resumindo:
-3250 rpm: 14,3 mkgf e 65 cv
-5550 rpm: 13,1 mkgf e 101 cv1)em qual situação o carro acelera maisó em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpmc) depende da marcha…ele só acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde não existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o torque do motor.
- bom, nessa pergunta aí eu coloquei uma pegadinha : faltou eu dizer na pergunta se era na mesma velocidade ou não, ou se é na mesma marcha ou não.
como
prodas=frodas*v, temos
frodas=prodas/v.
se considerarmos que as perdas percentuais na transmissão sejam iguais em todas as rotações, então podemos desprez?-las, o que daria
prodas=pmotor.
terçamos, então:
frodas=pmotor/v.
então, se a velocidade for a mesma nos 2 casos da pergunta, então temos:
frodas~pmotor (~ quer dizer diretamente proporcional a ).
ou seja: numa dada velocidade, digamos 80 km/h, mais potência significa mais aceleração, então a maior aceleração é na marcha que em 80 km/h faça o motor ficar em 5500 rpm, ou o mais próximo possível de 5500 rpm.
agora, se a velocidade não for a mesma, mas a marcha for a mesma, teremos outra situação:
por exemplo, se a 3250 rpm na 1a. marcha estamos a 32,5 km/h, então quando o motor estiver a 5500 rpm (ainda na 1a. marcha) estaremos a 55 km/h.
nesse caso, a velocidade mudou quando a marcha ficou a mesma.
então não podemos usar frodas~pmotor, pois isso só vale para mesma velocidade.
terçamos que usar a f?rmula completa, frodas=pmotor/v:
-3250 rpm e 32,5 km/h na 1a. marcha: frodas= 65 cv/32,5 km/h
-5500 rpm e 55,0 km/h na 1a. marcha: frodas=101 cv/55 km/hqual das duas forças nas rodas é maior?
se dividirmos a primeira frodas (em 3250 rpm) pela segunda (em 5500 rpm), como as unidades são as mesmas (cv e km/h) elas se cancelam, e ficamos com:
frodas(em 3250 rpm) / frodas(em 5500 rpm) = (6555)/(10132,5) = 1,089
ou seja: na mesma marcha, a 3250 rpm temos 8,9% a mais de força nas rodas que a 5500 rpm, apesar de a 5500 rpm a potência nas rodas ser maior.
isso ocorre porque a 5500 rpm estamos a 55 km/h, mais velocidade que em 3250 rpm com 32,5 km/h.
mais velocidade quer dizer mais potência necessária para o carro ter uma mesma aceleração.
acelerar em altas velocidades gasta mais energia por segundo (energia por tempo = potência), portanto uma dada potência fornece uma menor aceleração é medida que a velocidade aumenta.
por exemplo: a 120 km/h precisamos do dobro de potência (tanto no motor quanto nas rodas) que a 60 km/h para gerar a mesma aceleração.
isso vem da f?rmula da energia cin?tica:
ecin=(m * vê) / 2
se a energia cin?tica dependesse da velocidade, e não do quadrado dela, aí sim a aceleração seria diretamente proporcional é potência, sempre.
a potência está relacionada a variações do quadrado da velocidade em função do tempo, e não com variações de velocidade em função do tempo (que é aceleração).
então potência não tem uma relação direta com variação de velocidade no tempo, ou seja, com aceleração.
por isso na f?rmula frodas=pmotor/v a velocidade aparece, como se fosse um fator de correção .
note que se dividirmos os torques de 3250 rpm e 5500 rpm obteremos o mesmo valor 1,089:
14,3 mkgf/13,1 mkgf = 1,089
(não deu exatamente igual a 1,089 por causa dos arredondamentos que fiz anteriormente, mas tem que dar exatamente igual)
ou seja: numa mesma marcha, diferentes rotações implicam diferentes velocidades, então o par?metro potência no motor não serve, mas nesse caso podemos usar o torque no motor, a aceleração será diretamente proporcional a ele.
pode-se usar também a f?rmula:
trodas=tmotor * relação_final_transmissão,
onde relação_final_tranmissão é sempre maior que 1.
ou seja, trodas é sempre maior que tmotor, pois a relação é sempre maior que 1.
(apesar de a 5a. marcha ter relação menor que 1 em muitos carros, deve-se ainda multiplicar a relação da marcha do câmbio pela relacão do diferencial para achar a relação final de transmissão, esta sim é sempre maior que 1, e é esta relação final que usa-se na f?rmula acima).
se a marcha for a mesma, então a relação de transmissão não muda, então, nesse caso:
trodas~tmotor (~ quer dizer diretamente proporcional a )
então, numa dada marcha, a máxima aceleração é na rotação de torque máximo, pois na rotação de potência máxima a potência nas rodas será maior, mas como a velocidade também será maior, a divisão frodas=pmotor/v será menor.
resumo da ?pera:
-se estivermos analisando 2 casos com mesma velocidade, é melhor usar
frodas=pmotor/v, pois aí tiramos o v da jogada e ficamos com
frodas~pmotor-se estivermos analisando 2 casos com mesma marcha, é melhor usar
trodas=tmotor * relação_final_transmissão, pois eliminamos a relação_final_transmissão e ficamos com
trodas~tmotorou, de outra forma:
-numa mesma marcha, a aceleração do carro é descrita pela curva de torque do motor, e a máxima aceleração se dá na rotação de torque máximo.
-numa mesma velocidade, a aceleração do carro é descrita pela curva de potência do motor, e a máxima aceleração se dá na rotação de potência máxima.
então a resposta da 1a. questão ?
c)depende se é na mesma velocidade, se é na mesma marcha, etc.
2)o carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cva ) 101cv
2)resposta certa:
c)depende… se for na mesma velocidade, então 101 cv geram mais aceleração que 80 cv.mas se forem 2 situações com velocidades distintas, se com 80 cv estivermos com menos de 80% da velocidade que a 101 cv, então a aceleração com 80 cv será maior.
3)durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmb 5500 rpm pois assim vc terá a marcha mais curta (maior torque na roda) para aquela velocidade.
- correto.
nesse caso eu não disse, mas está impl?cito que trata-se de uma velocidade pré-fixada, então maior potência –> maior aceleração.
4)quando o carro está rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou então está tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmb 5500 rpm, pelos mesmos motivos da pergunta anterior. oq importa é o torque nas rodas.
4)correto.
a)maior
b)menor
c)dependeb menor, pois existem perdas na transmissão.
5)correto.
a)maior
b)menor
c)dependec depende do câmbio… só seria menor se a marcha em questão fosse extremamente longa.
6)nunca ouvó falar de relação final de transmissão menor que 1, talvez exista em algum carro de corrida, sei lá.
em 99,9% do carros a resposta correta é a)maior.
mas pode ser que exista algum carro em que alguma marcha forne?a torque nas rodas menor que no motor, mas acho difácil.7)o que faz o carro acelerar?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2c torque nas rodas
- é quase isso: o que acelera é força de atrito nas rodas com o ch?o, que se o di?metro dos pneus for constante, é diretamente proporcional ao torque nas rodas.
acho que vc (luiggi) acertou tudo (ou quase tudo), acredito que as diverg?ncias nas respostas minhas e suas devam-se a eu não ter explicado direito as perguntas.
abraços.
-
eu vê nos outros 2 tópicos sobre esse assunto a galera comentando sobre um carro de corrida puxar uma carga, falaram que seria pior que um trator apesar de ter maior potência.
a solução é muitiu da simplis:
? só colocar uma marcha super-reduzida no câmbio da ferrari: quando você estiver apenas a 10km/h você estará com 10.000 rpm no motor, beleza?
mas quem quiser ficar com o trator não tenho nada contra.
eu vou na minha ferrari.muaaaaaaaaahauahauhaauaahuaaaaaaaaaaahaauahuhauuahaaaaaaa
potência sempre
-
garanto que por essa, vocês não esperavam…
-
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpmr.: c
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv.r.: c
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmr.: b
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmr.: b
a)maior
b)menor
c)depender.: b
a)maior
b)menor
c)depender.: b
7)o que faz o carro acelerar?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2r.: c
8)torque serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e potência serve pra velocidade máxima? (estou falando de torque e potência no motor, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)
a)sim
b)não
c)em parter.: a
queria que corrigissem pra mim
lembrando- os que eu não li nenhuma das respostas, se é que já responderam essas questáes
abraços
-
eu vê nos outros 2 tópicos sobre esse assunto a galera comentando sobre um carro de corrida puxar uma carga, falaram que seria pior que um trator apesar de ter maior potência.
a solução é muitiu da simplis:
? só colocar uma marcha super-reduzida no câmbio da ferrari: quando você estiver apenas a 10km/h você estará com 10.000 rpm no motor, beleza?
mas quem quiser ficar com o trator não tenho nada contra.
eu vou na minha ferrari.muaaaaaaaaahauahauhaauaahuaaaaaaaaaaahaauahuhauuahaaaaaaa
potência sempre
vc já ouviu falar da canadian-american series?