Torque x potência
-
as perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um vw 1.6 com:
-torque máximo: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-potência máxima: 101 cv a 5500 rpm1)em qual situação o carro acelera maisó em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpmr.: c
2)o carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv.r.: c
3)durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpmr.: b
4)quando o carro está rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou então está tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
5)a potência que chega ?s rodas é maior ou menor que a potência no motor?
a)maior
b)menor
c)depender.: b
6)o torque que chega ?s rodas é maior ou menor que o torque no motor?
a)maior
b)menor
7)o que faz o carro acelerar?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2r.: c
8)torque serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e potência serve pra velocidade máxima? (estou falando de torque e potência no motor, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)
a)sim
b)não
c)em parter.: a
queria que corrigissem pra mim
lembrando- os que eu não li nenhuma das respostas, se é que já responderam essas questáes
abraços
-
eu vê nos outros 2 tópicos sobre esse assunto a galera comentando sobre um carro de corrida puxar uma carga, falaram que seria pior que um trator apesar de ter maior potência.
a solução é muitiu da simplis:
? só colocar uma marcha super-reduzida no câmbio da ferrari: quando você estiver apenas a 10km/h você estará com 10.000 rpm no motor, beleza?
mas quem quiser ficar com o trator não tenho nada contra.
eu vou na minha ferrari.muaaaaaaaaahauahauhaauaahuaaaaaaaaaaahaauahuhauuahaaaaaaa
potência sempre
vc já ouviu falar da canadian-american series?
-
as perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um vw 1.6 com:
-torque máximo: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-potência máxima: 101 cv a 5500 rpm1)em qual situação o carro acelera maisó em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpmr.: c
2)o carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv.r.: c
3)durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
4)quando o carro está rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou então está tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que faça o motor cair o mais próximo possível de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
5)a potência que chega ?s rodas é maior ou menor que a potência no motor?
a)maior
b)menor
6)o torque que chega ?s rodas é maior ou menor que o torque no motor?
a)maior
b)menor
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2r.: c
8)torque serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e potência serve pra velocidade máxima? (estou falando de torque e potência no motor, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)
a)sim
b)não
c)em parter.: a
queria que corrigissem pra mim
lembrando- os que eu não li nenhuma das respostas, se é que já responderam essas questáes
abraços
as respostas corretas são:
1.c
2.c
3.b
4.b
5.b
6.a
7.c
8.cjuninho.sam errou duas.
acho que na 8 rola muita dúvida:
a)sim
b)não
c)em partea resposta ?:
-para acelerar: potência no motor
-para arrancar: potência no motor
-para subir ladeiras: potência no motor
-para velocidade máxima: potência no motoreu não falei potência máxima, eu falei apenas potência.
se vc colocar um câmbio adequado no carro,
um carro de 300 cv em 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm vai dar pau sossegado
num trator a diesel de 100 cv em 3000 rpm e 30 mkgf em 1500 rpm.tenho pena do trator.
o carro de 300 cv de baixo torque dá no trator até na arrancada.se tanto o carro quanto o trator tiverem os câmbios mais adequados para cada um, o carro ganha inclusive na arrancada.
o problema de carros com motores de baixo torque em baixa/média rotação não é problema de motor, é problema de câmbio.
torque no motor não serve pra nada.
o torque nas rodas não tem nada a ver com o torque no motor.
desprezando as perdas na transmissão:
-a potência nas rodas é igual é potência no motor
-o torque nas rodas não tem nada a ver com o torque no motor? claro que, na prática, um carro esportivo de 300 cv a 15.000 rpm não vai ter marchas apropriadas para arrancadas, as marchas dele vão ser para maiores velocidades, essa é a proposta do carro.
se o carro do meu exemplo, 300 cv a 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm, fosse ter câmbio tanto pra arrancada quanto pra velocidades altas, aí teria que ter 10 marchas.
mas é só um problema de câmbio apropriado.
se vc colocar um câmbio apropriado, esse motor de 300 cv em 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm serve até pra puxar carreta.
-
não, o que é isso?
e porque vc comentou por essa não esperavam na outra mensagem?
bem, pensei que vc havia lido o tópico recomendado pelos outros users… mas não é nada demais, apenas que esse assunto foi tão exaustivamente discutido até um ponto onde o pessoal chegou até a perder a vontade de conversar sobre o tema. e esse é um fato que ficou amplamente conhecido, tanto que já foi in?meras vezes citado como exemplo de assunto interminível e inconclusivo, ou ao menos impossível de se obter um concenso. parece que vc chegou um pouco atrasado...
a can-am foi uma categoria surgida no final da decada de 60, que durou apenas de 1966 a 1974. no entanto, enquanto existiu, foi a categoria mais avan?ada tecnologicamente, com os melhores sal?rios e os pilotos mais habilidosos e conhecidos. o que atraiu tanto sucesso, foi o fato de que a cilindrada máxima, a pressão de sobrealimentação, a largura dos pneus e o peso mínimo não eram limitados.
época de grandes inovações em materiais e aerodin?mica, com potências na casa dos f1 atuais, chegando alguns motores é atingirem 1500 + hp.
bem, a ferrari, desde sempre tem, senão a primazia, ao menos a tradição em construir motores altamente complexos com baixa cilindrada e enorme potência específica. isso vem desde os tempos em que eles fabricavam pequenos motores de 1500 cc e 12 cilindros em v. é realmente uma tradição, uma marca da empresa.
bem, a ferrari participou da can-am, inclusive com vêrios modelos de carros, constru?dos na it?lia especialmente para esse fim. chegaram com a filosofia tradicional de alta potência em alta rpm (praticamente desprezando o torque) e passaram dificuldades enormes. logo foram forçados é mudarem de filosofia, pois estavam tomando uma surra feia dos tratores americanos com seus 7 litros de cilindrada e o bom e velho comando no bloco, que giravam apenas 7 000 rpm, ou dos porsches com seus turbos.
mesmo elevando a cilindrada ao patamar de 7 litros, em sete temporadas nunca venceram uma corrida sequer.
toda essa historinha, para lembrar que a potência média é um fator sempre importante e por vezes determinante do sucesso de um carro de corridas. e potência média nada mais é do que a curva de torque atravṍs das rpm.
trocando em mi?dos: um motor com mais torque e a mesma potência pode ser muito superior é um motor agudo demais. em alguns casos até um motor mais potente pode ser inferior é um motor um pouco mais fraco, mas com torque mais plano.
no fim de tudo, resta uma simples conta.
abraço
-
pois estavam tomando uma surra feia dos tratores americanos com seus 7 litros de cilindrada e o bom e velho comando no bloco, que giravam apenas 7 000 rpm, ou dos porsches com seus turbos.
engraçado q eu postei uma frase q dizia exatamente isso num dos 2 polemicos tópicos sobre pt x torque e ninguém deu bola…
a frase era: potencia vende carros, torque vence corridas....sou um sóbio msm...
-
trocando em mi?dos: um motor com mais torque e a mesma potência pode ser muito superior é um motor agudo demais. em alguns casos até um motor mais potente pode ser inferior é um motor um pouco mais fraco, mas com torque mais plano.
não sei se procede, mas parece que o stilo abarth c/ 164 hp eu acho toma uma bela naba dos golf 1.8t c/ 150cv..
tudo bem que tem vêrios fatores como cambio e peso..
abraços -
esse assunto de torque x potência é muito pol?mico, complexo e no final não chega a lugar algum.
agora me ajudem a esclarecer uma dúvida, antes que de pt no meu c?rebro… potência seria algo abstrato, um consenso entre torque e rpm?o motor realmente potente é aquele que consegue conciliar torque e rpm?
qual o segredo para velocidades finais altas como em um carro ferrari de rua por ex uma modena
-
esse assunto de torque x potência é muito pol?mico, complexo e no final não chega a lugar algum.
agora me ajudem a esclarecer uma dúvida, antes que de pt no meu c?rebro… potência seria algo abstrato, um consenso entre torque e rpm?o motor realmente potente é aquele que consegue conciliar torque e rpm?
qual o segredo para velocidades finais altas como em um carro ferrari de rua por ex uma modena
podemos creditar isso a alguns fatores primordiais q ajudam a desenvolver um alta velocidade tais como cambio longo, aerodinamica e um motor q gire alto e case este giro c/ o acerto final da última marcha do cambio…? importante levar em conta os fatores q ajudam na aceleração e na final:
-
aceleração: peso, cambio curto, torque
-
final: aerodinamica, cambio longo, potencia
-
-
como explica a 7?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2abraços
-
ao hammer man: veja bem, a minha intenção com este tópico foi apenas dar uma descrição f?sica e matem?tica da relação entre aceleração, torque (no motor) e potência (no motor).
vc tem razão ao falar de corridas de carros.
mas minha intenção não foi essa, foi apenas descrever fisicamente torque e potência, dizer qual dos 2 acelera o carro em cada instante.
minha análise era em cada instante, ou seja, num dado instante.
para vc saber quem vai chegar primeiro numa corrida, é preciso analisar cada um dos infinitos instantes que compoe a corrida, coisa que eu não me proponho a fazer.
existem vêrios fatores envolvidos em corridas além da curva de potência.
ao juninho.sam:
o que acelera o carro não é nem torque (no motor) nem potência (no motor).
desprezando as perdas (que devem ser de 10% a 20%) na transmissão:
-o torque nas rodas é igual ao torque no motor?
resposta: não, o torque nas rodas é bem maior que no motor-a potência nas rodas é igual é potência no motor?
resposta: simo que acelera o carro é a força de atrito nas rodas com o ch?o.
não é nem torque (nas rodas, nem muito menos no motor) nem potência (nas rodas ou no motor).torque também não é força.
torque tem relação com força tanto quanto potência tem relação com força.
-torque é trabalho, energia?
resposta: nãotorque não é força, nem trabalho mecânico, nem energia.
torque não é nada, é apenas torque.
torque é produto de uma força por uma dist?ncia.
po, mas força vezes dist?ncia não é trabalho mecânico?
resposta: dependetemos 2 casos possíveis de força vezes dist?ncia:
1)produto escalar entre vetor força e vetor deslocamento: nesse caso, multiplica-se a força pela projeção do deslocamento na direção da força.
isso dá trabalho mecânico, e é um escalar: possui apenas intensidade, não tem direção e sentido.
unidade de trabalho-energia no sistema internacional: joule.- produto vetorial entre vetor força e vetor posição: nesse caso, multiplica-se a força pela projeção do vetor posição (em relação a um ponto do espaço, um polo, escolhido previamente) na direção perpendicular é força.
isso dá momento da força em relação ao polo, e é um vetor: possui direção, sentido e intensidade.
se pegarmos esse vetor momento, cuja direção é perpendicular ao plano formado pelos vetores força e posição, e projetarmos esse vetor momento sobre a direção do eixo, teremos aí sim um escalar que é o torque.
o torque, portanto, é o resultado de um produto vetorial misto entre 3 vetores (um produto duplo, obtido fazendo um produto vetorial seguido por um produto escalar).
unidade de torque no sistema internacional: newton vezes metro.
ora, newton vezes metro é exatamente a mesma coisa que joule.
então por que torque não é representado usando joule?
resposta: simples. é porque torque não é trabalho ou energia.
usa-se unidades diferentes, apesar de fisicamente serem iguais, apenas para não confundir torque com trabalho, energia.existe lei da conservação do torque?
resposta: não. existe lei da conservação da energia.
se torque fosse energia então o torque gerado pelo motor não poderia ser multiplicado pela caixa de câmbio e pelo diferencial.
se torque fosse energia a caixa de câmbio teria uma usina nuclear dentro dela criando energia.então, o que empurra o carro é a força de atrito dos pneus com o ch?o.
e essa força tem relação com torque e com potência, mas não é uma relação de proporcionalidade.desprezando as perdas de energia na transmissão:
eu usei 2 f?rmulas:
**equação (1): frodas=pmotor/v **equação (2): trodas=tmotor * relação_final_transmissão
note que dessas 2 equações acima, apenas a (1) dá a força nas rodas, que é o que desejamos saber.
se pegarmos 2 carros distintos, mas com mesmo peso (mesma massa), se as forças nas rodas dos 2 forem idênticas, então as acelerações nos 2 carros também serão idênticas, pois os pesos são os mesmos.
(2a. lei de newton: f=m*a, então forças iguais aplicadas em 2 corpos distintos porém com massas iguais geram mesma aceleração)
a (2) dá o torque nas rodas, que num mesmo carro, com di?metro de pneus constante, é diretamente proporcional é força nas rodas que desejamos saber.
mas se quisermos usar a (2) para comparar 2 carros distintos, mesmo que os 2 carros tenham mesmo peso, se tiverem di?metros de pneus distintos a (2) não serve, ao contrário da (1) que já dá direto a força que empurra o carro.das 2 equações acima a melhor quase sempre é a (1), é a mais fácil de ser usada.
ela diz o seguinte: para uma dada velocidade, se pegarmos 2 carros distintos porém de mesmo peso, o que tem o motor entregando mais potência num dado instante é também o que vai estar acelerando mais rapidamente.podemos dividir uma aceleração em infinitos instantes: um carro que acelera de 0 a 100 km/h precisa passar por 1 km/h, depois por 2 km/h, depois por 3 km/h, etc.
em cada um desses instantes, para uma dada velocidade, mais potência no motor quer dizer mais aceleração, para um dado peso do carro (se o peso mudar de um carro pro outro, deve-se usar a 2a. lei de newton).
então nem torque nem potência (ambos no motor) servem pra descrever a aceleração do carro, pois para partir de qualquer um desses 2 par?metros para chegarmos é aceleração precisamos saber:
-no caso da equação (1): velocidade e massa do carro
-no caso da equação (2): relação final de transmissão, di?metro dos pneus e massa do carrono caso do exemplo que eu dei do carro esportivo de 300 cv a 15.000 rpm (porém com baix?ssimo torque) versus o trator a diesel de 100 cv em baixos 3000 rpm e alt?ssimo torque em baixa rotação:
se o esportivo tiver um câmbio com uma marcha extremamente reduzida que faça o motor girar 10.000 rpm a 5 km/h, então pode apostar que a 5km/h o esportivo terá muito mais potência saindo do motor que o trator também a 5 km/h.
ou seja:
-mesma velocidade (5 km/h) para o carro e o trator
-considerando também mesmo peso para o carro e o tratorentão, pela equação (1), que diz que a aceleração é diretamente proporcional é potência entregue pelo motor (se considerarmos que a velocidade e o peso são iguais nos 2 carros que estamos comparando), conclu?mos que a 5 km/h o carro tá voando na frente do trator.
eu analisei apenas uma única velocidade, 5 km/h.
o carro e o trator chegarão a 5 km/h no mesmo instante? é ?bvio que não.
quem vai chegar primeiro a 5 km/h?
a? terçamos que analisar cada um dos instantes anteriores é chegada em 5 km/h.isso é f?sica e matem?tica, é incontestável.
agora, analisar corridas é outro assunto, envolve muito mais que isso.
mas parte-se dos princ?pios f?sicos que eu expliquei para fazer análises mais completas, analisando não apenas um instante, mas fazendo uma integral (um somatério de infinitos instantes) em cima das curvas de torque e potência do motor.
mas em corridas, além da integral da curva de potência, entram outros fatores, como tempo de troca de marchas, quedas indesejáveis na rotação do motor etc.
? muito complexo.só um comentário adicional sobre torque e potência: eu gosto de fazer algumas analogias, por exemplo esta:
imagine um cidadão lá no meio do mato, com um balde de água, levando água do poão para casa.
suponhamos que o balde dele tenha 10 litros.o torque no motor é a quantidade de água que ele leva por viagem.
a potência no motor é a quantidade de água que ele leva por segundo (ou por minuto, tanto faz).se ele dobrar a velocidade com que ele leva água (dobrar a rotação do motor), se a quantidade de água em cada viagem (o torque) continuar a mesma, como a velocidade dobrou então a quantidade de água por segundo (a potência) dobrou.
agora melhorando ainda mais esse racioc?nio, colocando as perdas de energia nas paredes dos cilindros, que são maiores em menores rotações:
imagine que o balde do sujeito é cheio de furos (os furos seriam as paredes dos cilindros, que fazem o g?s resultante da combustão perder energia).
imagine que numa dada velocidade (numa dada rotação do motor) ele perca 20% da água por viagem.
ou seja: dos 10 litros de água ele vai ficar com 8 litros.se ele dobrar a velocidade (dobrar a rotação do motor), ele vai perder menos água em cada viagem, digamos que as perdas ca?ram de 20% para 10%.
ou seja: ele chegar? em casa com 9 litros, e não 8 litros, se ele dobrar a velocidade de viagem.
ele terá 12,5% a mais de água por viagem (12,5% a mais de torque no motor).mas como a velocidade dobrou, ele faz o dobro de viagens por minuto, então ele agora leva 2*9=18 litros no mesmo tempo em que levava 8 litros.
ou seja, a quantidade de água por minuto aumentou 125%.
então:
-o torque no motor aumentou 12,5%
-a potência no motor aumentou 125%mas o que interessa não é água por viagem, e sim água por minuto.
explicando fisicamente:
-torque no motor é diretamente proporcional é energia fornecida por cada ciclo de combust?o
-potência no motor é energia fornecida por segundonote que eu não falei que torque é energia por ciclo, e sim que é diretamente proporcional a energia por ciclo, pois torque não é energia.
ou, de outra forma:
-na rotação de torque máximo, o pistão sofre a prrada máxima possível dos gases da combust?o, mas como a rotação é média, a frequência com que ocorrem essas prradas é média, o intervalo de tempo entre uma prrada e outra é m?dio
-na rotação de potência máxima, o pistão sofre uma prrada uns 20% menor que a prrada máxima, porém como a rotação é alta, a frequência com que ocorrem essas prradas também é alta, o intervalo de tempo entre uma p*rrada e outra é baixoapesar de na rotação de potência máxima termos uns 20% a menos de prrada nos pistões por cada ciclo de combust?o, a frequência de ocorr?ncia das prradas aumentou mais que 20%, aumentou uns 50%, então cada prrada é menor, mas a energia por segundo fornecida pelas prradas é maior.
? como levar um soco forte a cada 3 segundos (torque máximo).
ou levar um soco 20% menos forte a cada 2 segundos (potência máxima).potência sempre
abraços.****
- produto vetorial entre vetor força e vetor posição: nesse caso, multiplica-se a força pela projeção do vetor posição (em relação a um ponto do espaço, um polo, escolhido previamente) na direção perpendicular é força.
-
como explica a 7?
a)potência no motor
b)torque no motor
c)nenhum dos 2abraços
blz juninho
quando falamos em potência no motor , estamos falando no valor da potência disponibilizada pelo motor em toda a sua faixa de rotação, e não o valor de pico da potência apenas… o mesmo vale para o torque, o motor tem potência e torque em toda a sua faixa de giro, mas costumamos associar os nomes somente aos valores máximos.
em qualquer situação possível de ser considerada para a utilização de um carro, seja retomada, aceleração ou velocidade final, o que interessa é ter a maior potência média disponível nas rodas ao longo do trecho considerado.
se você analisar o movimento do carro olhando de fora, percebe facilmente que temos uma velocidade v e uma força f na roda que torna possível ao carro manter essa velocidade (vencer as resist?ncias) ou ainda ganhar velocidade (se for maior que as resist?ncias ao movimento).
como potência é igual a força vezes velocidade…
força de tração = [ potência na roda / velocidade do carro ]
sendo assim, para uma dada velocidade do carro, você tera tão mais força na roda, ou seja, vai grudar tão mais no banco quanto maior for a potência fornecida pelo motor atravṍs do câmbio naquele instante…
se você fixar o valor da potência, a força será maior quando a velocidade de aplicação for menor.. isso você percebe claramente nas marchas do veículo, conforme elas aumentam vai caindo a força disponível na roda..
calma, o torque não está de fora da jogada... o motor nos entrega potência justamente na forma de um torque a uma dada rotação:
potência = torque * rotação...
o torque no motor é transmitido as rodas, por meio do câmbio...
força de tração * velocidade do carro = torque motor * rotação motor
então, se você fixar o valor ou a faixa de rotação, justamente o que ocorre com os nossos carros no dia-a-dia, só tem um jeito de aumentar a potência: aumentando o torque. isso se consegue colocando mais ar para dentro do motor em cada combust?o...
já quando o valor do torque é fixo, como no caso da formula 1 (os motores sao aspirados e tem a cilindrada limitada..), você só vai conseguir aumentos substanciais na potência aumentando a rotação.. assim você não vai admitir tanto ar no motor em cada ciclo, mas faz isso muito mais rápido e assim consegue queimar uma quantidade maior de combustável na unidade de tempo.
em suma, o valor do torque é importante, mas somente associado ao giro, ou seja, na medida que houver uma potência associada a ele.
mas, falando do conceito, vale mais ter um motor com mais potência e menos torque que um com menos potência e mais torque... se você tem mais potência no motor você sempre vai conseguir mais força no eixo de sa?da por meio do câmbio.
seria perfeitamente possível colocar um motor de cg 125 em uma carreta de 50 toneladas e tirar ela da imobilidade, até uma certa velocidade (bem pequena). só que para isso você precisaria de um câmbio ultra reduzido, para transformar os 10000rpm no motor em umas poucas rpm na roda...
a? começa a ficar complicado o negócio, então é muito melhor colocar no caminhão um motor que entregue a potência necessária em rotações bem baixas... para isso só tem um jeito, com muito torque.
só que é sempre para obter uma potência
? isso aí, todos nés estamos interessados na potência, todos nés gostamos da potência, e queremos sempre que os nossos carros tenham mais potência... na rotação em que utilizamos o veículo, é claro..
para andar na cidade, nada melhor que não precisar passar de 3000rpm (pra não dizer 2000)... aí só o torque vai dar jeito..
a? você vai lá e manda preparar o seu carro para render mais nessa situação, encher mais o cilindro em baixo giro... como estamos justamente próximos da rota?ao de torque máximo, este deve ter seu valor aumentado. em giro alto vai haver perdas, já que você está privilegiando o enchimento em baixo giro.. assim o valor da potência máxima vai cair, e todo mundo fica pensando que a potência não serve pra muita coisa, que é muito melhor ter o torque... mas não é isso, o que ocorreu foi uma melhora da potência em baixa em detrimento da potência em alta...
agora se a preparação for para o outro lado... o cara colocar um comando bravo, aumentar as válvulas e os dutos do cabeçote, ou seja, melhorar o enchimento do motor em alto giro... é bem possível que a quantidade máxima de ar que vai entrar no cilindro seja menor que no motor original, e isso quer dizer que ele vai perder torque , pois o valor do torque máximo vai diminuir.. porém, como o motor vai estar admitindo essa quantidade de ar mais vezes por segundo, a potência vai ser bem maior... e o carro vai ter um desempenho bem melhor, quando o motorista resolver esticar as marchas, mesmo com menos torque no motor...
? isso.. a potência é absoluta, o torque depende... nés sempre queremos e vamos usar a potência, e dependendo da rotação considerada vai ser necessário um valor maior ou menor de torque.
abraço
-
não sei se procede, mas parece que o stilo abarth c/ 164 hp eu acho toma uma bela naba dos golf 1.8t c/ 150cv..
tudo bem que tem vêrios fatores como cambio e peso..
abraçoso que interessa é sempre potência no motor.
esque?am torque no motor, ele só serve pra gerar potência, junto com a rotação.
analisa-se o torque no motor para chegar-se é potência no motor, que é o que interessa.
o golf 1.8t 150 cv tem menor potência máxima, mas isso é uma informação de uma única rotação.
o que interessa é analisar a potência em vêrias rotações, não apenas em uma única.
a? é que entra a curva de torque: num turbinado ela é mais constante que num aspirado.
e a curva de torque gera a curva de potência.
esse negócio de analisar aceleração usando torque no motor só dá confusão, pois teremos, como eu disse em mensagem anterior, que analisar:
-relação final de transmissão
-di?metro nos pneus
-peso de cada carroanalisar a potência no motor, por outro lado, simplifica tudo, pois, para uma dada velocidade, o que vai determinar a aceleração será apenas:
-peso de cada carro
troca-se 3 tro?os horr?veis de se analisar (relação final de transmissão, di?metro de pneus, peso de cada carro) por apenas um bem simples: peso de cada carro.
abraços.
-
mesmo elevando a cilindrada ao patamar de 7 litros, em sete temporadas nunca venceram uma corrida sequer.
toda essa historinha, para lembrar que a potência média é um fator sempre importante e por vezes determinante do sucesso de um carro de corridas. e potência média nada mais é do que a curva de torque atravṍs das rpm.
no fim de tudo, resta uma simples conta.
abraço
atenção brasil (o user, e não o pa?s )
calma que o vicente é nosso amigo, e ele tá do nosso lado… ele só tem um jeito um pouco diferente de ver e interpretar as coisas.
o negócio não é nem potência nem torque máximos não é só considerar os valores de pico, e sim a parte da curva que está sendo utilizada na situação considerada...
o vicente sabe que o que interessa é a potência, mas prefere dizer que é torque e rotação ...
ah, e não adianta insistir pois ele não vai mudar uma vêrgula sequer nos posts dele, nem na opinião...
vai por mim que você vai economizar um bocado de tempo
abraço
-
em suma, o valor do torque é importante, mas somente associado ao giro, ou seja, na medida que houver uma potência associada a ele.
mas, falando do conceito, vale mais ter um motor com mais potência e menos torque que um com menos potência e mais torque… se você tem mais potência no motor você sempre vai conseguir mais força no eixo de sa?da por meio do câmbio.
só que é sempre para obter uma potência
? isso aí, todos nés estamos interessados na potência, todos nés gostamos da potência, e queremos sempre que os nossos carros tenham mais potência... na rotação em que utilizamos o veículo, é claro..
? isso.. a potência é absoluta, o torque depende... nés sempre queremos e vamos usar a potência, e dependendo da rotação considerada vai ser necessário um valor maior ou menor de torque.
mas é isso mesmo
os 2 engenheiros aqui tem a mesmêssima opinião.
na verdade, não é uma opinião, a f?sica não depende da opinião de ninguém
potência no motor: sempre.
só um par?nteses sobre preparação aspirada: o torque específico (o torque máximo dividido pela cilindrada) não muda quase nada de um motor para outro.
uma ferrari tem 11 mkgf por litro.
um corsinha 1.8 flex tem pouco mais de 10 mkgf por litro.os carros atuais, os convencioanis, e aspirados, tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro, não dá pra sair disso.
-gol 2.0 8v 112cv: 17,3 mkgf em 3000 rpm
-gol 2.0 16v 145cv: 18,4 mkgf em 5750 rpmc?s acham que a vw é burra?
ela aumentou insignificantes 6% no torque máximo, gastando dinheiro com duplo comando, etc, pensando no torque máximo?o que interessa é potência.
se vc levar seu carro numa preparadora, e o cara disser que vai aumentar o torque máximo em mais de 10%, sem sobre-alimentação, o cara é bão mesmiu, vê lá que seu motá vai ficar joiado.
o que dá pra fazer é mudar (e muito) a rotação em que o torque máximo aparece, sempre pra ganhar potência no motor.
então um carro com preparação aspirada não ganha quase nada de torque máximo, o que ele ganha é rotação de torque máximo, que juntamente com o torque máximo aumenta a potência máxima.
esque?am torque no motor, meu povo, isso só serve pra gerar potência no motor, juntamente com a rotação.
-
vai por mim que você vai economizar um bocado de tempo
abraço
bom, no meu último post eu expliquei fisicamente potência e torque.
não dá pra escrever mais além do que eu e você já escrevemos.
eu já disse tudo que tinha pra dizer.
e o exemplo do gol gti 2.0 16v 145 cv que eu dei exemplifica tudo.
e também o exemplo que dei da ferrari 430 (490 cv) com motor 4.3 v8 de máximos 47,4 mkgf.
47,4 mkgf num motor 4.3 isso dá 11 mkgf por litro.
um corsinha 1.8 flex rodando no álcool tem 18,2 mkgf, o que dá 10,1 mkgf por litro.
torque no motor não acelera o carro.