Carro a ar comprimido
-
notícias
14/10/2008 - mdi apresenta o airpod, o primeiro modelo da marca a ser fabricado
produção deve começar no primeiro trimestre do ano que vem. com quatro lugares, modelo usa motor a ar e elimina o volante
a mdi, criadora dos flowair, de que falamos recentemente, apresentou nesta data um novo produto, o primeiro que deve colocar a tecnologia do motor a ar comprimido nas ruas, no primeiro semestre do ano que vem. sem querer parecer desatualizada, ela fez uma paródia com o nome do carrinho, aproximando-o de uma das maiores febres do mundo digital, o ipod. o carrinho urbano da mdi se chama airpod. pena não ser tão bonito ou tão bacana quanto o aparelhinho da apple.
se deixarmos de lado a aparência do airpod, ele pode se mostrar uma alternativa muito interessante para as grandes cidades. além do motor movido a ar comprimido (175 l a uma absurda pressão de 350 bar), ele também pode ser o primeiro veículo do mundo moderno a eliminar o volante. será controlado por um joystick, mas também diferente das alavancas de direção usadas nos primeiros automóveis: ele não tem ligação mecânica nenhuma com as rodas. é tudo eletrônico, ou “by wire”, como se costuma dizer hoje em dia.
com apenas 2,07 de comprimento, 1,60 m de largura e 1,74 m de altura, o airpod leva quatro pessoas (três adultos e uma criança, como o toyota iq) e pesa apenas 220 kg, com uma capacidade de carga de 300 kg. supera, com isso, a kombi, um dos únicos veículos capazes de transportar uma carga equivalente a seu peso.
a vantagem do airpod em relação aos veículos elétricos é seu tempo de recarga, apenas 1,5 minuto em um dos postos de reabastecimento que a empresa programa ter nas cidades em que o carro for vendido. além deles, o carrinho também tem um compressor embutido que, na rede elétrica comum, recarrega o tanque em cerca de quatro horas.
com autonomia de 220 km, o airpod tem duas velocidades máximas, 70 km/h, para quem tiver carteira de motorista, e 45 km/h, para as crianças e pessoas sem habilitação que, na frança, podem dirigir veículos especiais de baixa velocidade em vias locais das cidades.
-
e aquele cara brasileiro q desenvolveu motores a ar? tava em fase final de testes um motor v12, combinação interessante pois no escape saia agua, e a expansao dos gases era tao gelada q poderia ser usada em um aparelho de ar condicionado do carro… acho que foi aqui q vi isso
-
e aquele cara brasileiro q desenvolveu motores a ar? tava em fase final de testes um motor v12, combinação interessante pois no escape saia agua, e a expansao dos gases era tao gelada q poderia ser usada em um aparelho de ar condicionado do carro… acho que foi aqui q vi isso
deve estar se contorcendo por ter nascido em um país que não dá subsídio para tão nobres invenções.
-
pelo que me consta o registro de patente do motor a ar é de um fancês… creio que independente da forma que se construa o motor a sua concepção movido a ar ... precisa da licença de quem a detem...
-
é do guy négre a patente, ele era engenheiro da f-1 e saiu de lá pra fundar essa mdi.
inclusive, a sacada pro motor a ar ele teve graças a f-1. usava-se um motor pneumático pra funcionar o motor, fruto da ausência de motor de arranque nos f-1. daí pra adaptar esse motor pneumático pra rodar autônomo em um veículo foi um pulo (força de expressão, foram 20 anos de desenvolvimento).
há uns tempos atrás estiveram a beira da falência, mas graças a um investimento maciço do dono da tata motors, salvou -se a mdi e possibilitou-se a continuidade do projeto. em contrapartida, aguardem um tata air por aí
-
porra, aceitar a idéia já é complicado. não ficaria muito mais fácil se o fdp que desenhou, tivesse feito algo decente???
-
eu rodava a semana inteira num desses tranquilamente… desde que tivesse um v12 com 6 weber pra defenestrar o fim de semana
-
parece um aspirador de pó, mas eu teria até 3 viu. carro a combustão só para brincar de fds