Coletores para carros turbo
-
digam o que quiserem, mas eu sei, que se vc usar um carro desses, fizer aquele coletor avermelhar, e fizer isso durante um bom tempo, as borrachas vão ressecar, vão estragar e vão demandar troca.
claro, é só trocar. mas é o bode na sala.
daqui é pouco vc não vai mais achar legal ficar trocando, pq não precisa ser assim.
tommy, eu não quero te enfiar goela abaixo nada, foi vc que veio com o papo do deus dahlback … eu não brigo mais com ninguém por internet. se o assuntose encaminhar pro lado da falta de entendimento proposital, me eximo de mais participações.
eu tb acho legal, a montagem tá bem interessante, mas tem uma coisa: td mundo chama os engenheiros de burros, que não sabem montar um sistema, e etc. como se fosse fácil conciliar todos os compromissos. aí vem um cidadão e coloca o coletor em cima do motor e recebe uma coroa de lourosó na boa, isso não é bom o suficiente para um carro de produção. e eu acho que agente trabalha pra melhorar o qe vem da fábrica não ??
cada um com suas preferências, mas pra mim, não foi uma idéia legal.
e é claro que não vamos brigar por isso.
abraço
-
mas vicente, entenda uma coisa…quiseram postar como se o hans dahlback tivesse feito a reinvenção da roda.....e a maioria aqui sabe q não ?. ninguém sabe precisar a potência do carro, dizem q eh muita coisa pra medir no dinam?metro e tals. em um monte de demonstrações o carro superaquece, alguma coisa quebra e por ai vai...tá parecendo mais uma ferrari (kkkk) de tão confiável.
concordo com vc no seguinte ponto
digam o que quiserem, mas eu sei, que se vc usar um carro desses, fizer aquele coletor avermelhar, e fizer isso durante um bom tempo, as borrachas vão ressecar, vão estragar e vão demandar troca
mas isso acontece em todo carro, até no meu apzinho, q por aquecer demais resseca as borrachas, um dia ou outro vai acontecer…como tb dá problema nas g3 1.0 turbo originais....e por ai vai....
os engenheiros não são burros, eu sei q eles tem compromisso com durabilidade/custo/tempo e outras coisas mais....outro dia li uma matéria q dizia eu faão uma forração de porta q leva 4 parafusos pra ficar no lugar. vai pro setor de custos da fabrica, eles diminuem pra tr?s, cai pra engenharia de produção, eles falam q são muitos parafusos, q vai atrapalhar a produção e tals, e qdo vai ver, tem só um segurando...agora qdo dá pau na concession?ria, sou eu q tenho de resolver todas as c*gadas q os outros setores resolveram.....
eu entendo os dois lados da moeda vicente...eu trabalho em fábrica e sei muito bem disso.....
ah relembrando uma coisa.............o foose cutuca tanto pra rebaixar e tals, pq eu me lembro de uma matéria no qual ele falava q o carro tem de ter um rake certo, ou seja, nada de carro ser acertadinho, nivelado, a traseira sempre tem de ser um pouco mais alta....o q ele fica fazendo eh acertando isso......(eu sei o q eh, mas não saberia traduzir o termo rake agora, vc saberia me dizer o q seria isso vicente?)
abraços e desculpa ser tão off-topic.
-
humm, tommy causando aqui no fórum
lendo (quase) todo o topic, vi de tudo: coletor da apr, coletor de plastico da volvo passando por cima de naum sei aonde, até invocaram dahlback aqui…e acabei ficando numa dúvida meio boba: se coletores turbulares são tão eficientes pq a apr no seu kit por exemplo naum desenvolveu um? enton ela conseguiu um bom desempenho com um coletor q a nossos olhos parece ser mais um daqueles gen?ricos vendidos nas lojas por aqui?
existem muitas lendas da preparação q eu sempre escutei, como motor 2.0 naum é bom pra turbinar , bielas de kombi diesel deixam o motor quadrad?o , pistão forjado sempre bate saia , dentre outras, sem falar no tamanho da caixa quente q já rende um bom topico por aqui...e outra lenda recente q ouvia era justamente o coletor de escape... tubular é melhor q coletor de vitrine ...bom, pelo menos tow aprendendo bastante coisa aqui no pp
mas desse monte de fotos o q mais me chamou atenção foram os intercoolers: fico imagino onde encaixaria isso na frente do meu carro
ok, ok, ficou meio
-
lendo (quase) todo o topic, vi de tudo: coletor da apr, coletor de plastico da volvo passando por cima de naum sei aonde, até invocaram dahlback aqui…e acabei ficando numa dúvida meio boba: se coletores turbulares são tão eficientes pq a apr no seu kit por exemplo naum desenvolveu um? [snapback]270492[/snapback]
dois rapidos motivos: custo e facilidade de produção.
ve se algum canh?o, seja de rua ou de pista usa esse coletor ai deles…repara no comentário do rapaz de brasilia (overrrrrrrrrrrr) com um comparativo de coletores.
-
mas dizem q os tubulares sao bem melhores q os de ferro fundido, mas tb me disseram q os coletores bons memso saoos de inox pq os de aão carbono nao funciona legal isso procede alguem aki ja me explicar se isso e verdade ou mentira
[snapback]270526[/snapback]
imagina ligar pra essas lojas que não sabem nem se ap é refrigerado a ar ou a água e perguntar se tem coletor de nicasil….
-
inconel…
-
inconel…
[snapback]270600[/snapback]
tava escrevendo na correria e passei reto na curva…
passei em uma loja perto do meu trabalho durante o hor?rio do almoão hoje pra perguntar sobre preços de turbinas... aproveitei e perguntei sobre um kit pro meu gol city... (fiquei ati?ado com esses tópicos)
os caras não sabiam me explicar nem de que material era o coletor... mesmo assim me disseram:
- turbinamos um igual ao seu semana passada e ficou show (nesse momento, apareceu o mico da tigre no meu ombro) com gerenciador hardware e escapamento completo.
por isso, não faz diferença pra esses vendedores de kit se tu perguntares se algo é fabricado em inconel, ferro fudido, aão inox tubular, aão carbono tubular, nicasil, ou fibra de vidro. eles nem sabem mesmo o que é cada componente...
voltando ao assunto do tópico, para o nível de potência que instalaria no meu carro, um coletor de ferro fundido, estilo pente (igual ao gol turbo original) estaria louco de bom.
-
por isso, não faz diferença pra esses vendedores de kit se tu perguntares se algo é fabricado em inconel, ferro fudido, aão inox tubular, aão carbono tubular, nicasil, ou fibra de vidro. eles nem sabem mesmo o que é cada componente…
[snapback]270607[/snapback]
stefano, tu é fodastico.
tu precisas arranjar um emprego de cr?tico de alguma coisa
sou teu f?
-
- turbinamos um igual ao seu semana passada e ficou show (nesse momento, apareceu o mico da tigre no meu ombro) com gerenciador hardware e escapamento completo.
[snapback]270607[/snapback]
hauhauh
-
rake é balanão, ou pitch , como queria.
-
stefano, tu é fodastico.
tu precisas arranjar um emprego de cr?tico de alguma coisa
sou teu f?
[snapback]270610[/snapback]
hehehe… valeu vicente... a idéia é ser sempre justo... hehehe
tb sou seu f?... (eu sei, eu sei... soou meio , heuaheuaheauh)
hauhauh
[snapback]270849[/snapback]
te juro que foi exatamente desse senhor que me lembrei quando o cara me falou isso kkkkkkkkkkkkkkkk.. entrei no carro pensando no que ele tinha me dito, me lembrando dessa propaganda… - vai ficar show ... e o mico: - quiiiih, quiiiiiih, quiiiiiiihquihquih...
-
para não desvirtuar o tópico sobre upgrades para golf/a3, achei melhor discutir sobre coletores por aqui.
muita gente fica falando de coletor mal feito, que aquele coletor da apr é uma perda de dinheiro, mas acho que ninguém ali entende como um coletor funciona.
logo de cara, se é para falar de coisas bem feitas, quero ver alguém aqui conseguir acertar qualquer motor 1.8 usando o coletor e o turbo original dos 1.8t 20v. o coletor é simplesmente horrível e o turbo é do tamanho de um limão grande. e ainda assim aquela porcariazinha rende o que rende. tem gente que prefere falar mal. eu prefiro tentar entender pq aquilo funciona.
alguns argumentaram que um bom coletor tem de ter prim?rios de mesmo comprimento para os pares de cilindros. ou seja, o mesmo comprimento para os cilindros 1 e 4, e o mesmo para os cilindros 2 e 3, mas os pares não necessariamente teriam os mesmos comprimentos. a função seria equalizar o fluxo.
esse desenho é o mais adequado e é até louvóvel que tanta gente pense assim. só que é preciso levar em conta que o comando tem um grande papel aqui. um coletor tubular equalizado vai dar mais pegada, mas vai ter a mesma potência máxima de outro coletor tubular não-equalizado. isso é fato. a internet está cheia de comparativos de coletores que mostram que a pegada muda, mas que o final das curvas sempre é quase igual.
o comando tem um peso grande pois o tempo de cruzamento das válvulas dos pares de cilindros vai determinar o quanto de refluxo pode existir num cabeçote. no caso dos 1.8t 20v, que tem uma graduação de 200/220?, mais ou menos, o refluxo é pequeno, e tem muita gente feliz com coletores log, aqueles pentes horr?veis. num aspirado de alta performance coletores em log são simplesmente um absurdo, mas em turbos eles funcionam razoavelmente bem, desde que você não precise de todo o rendimento possível em baixa.
pulsos de escape só interessam em carros aspirados. que ninguém pense que vale é pena dimensionar isso em turbos. para turbos a regra é simples: coletores o menor possível e sa?das de escape com di?metro um pouco maior que a porta de sa?da da turbina. o volume interno do coletor também tem papel crucial, mas por estas bandas ninguém pensa nisso.
um último detalhe, que ninguém aqui conhece, é que o coletor da apr é praticamente uma c?pia espelhada do coletor do motor de 225cv usado no audi tt. a diferença é o coletor da audi é menor e pendura do turbo do lado do motorista, e o da apr tem um volume bem maior e pendura o turbo do lado do carona. o coletor da apr também tem um bloco de fixação para o turbo, enquanto o da audi tem uma flange, que sempre trinca com o tempo.
mesmo o coletor da audi sendo delgado, um tt rende quase 280cv na gasolina, com escape original e catalisador, com um turbo menor que uma .42/.48. se formos falar de alta tecnologia em turbos, e entramos nos evos e imprezas da vida, todo mundo aqui vai chorar de raiva. melhor ficar só nos 1.8t, ou até nos 1.0t.
[snapback]267244[/snapback]
muito legal o post, voce é muito te?rico, gostei
só que reparem que na arrancada americana, varios carros de ponta usam coletores de escape gigantescos. tipo aquela savero do troyano, com cabeçote 16v e um imenso coletor. carro de rua =/= carro de pista. ok mas a busca pela melhor performance é a mesma…
-