Com qual turbina vcs iriam???
-
depois de turbinar, a potência vai pra giros mais altos mesmo sem trocar os comandos.
mesmo mantendo-se o diagrama do(s) comando(s) e mesmo sem alterar retardo de admissão e o avanço de escapamento, a capacidade de aspiração dos cilindros aumenta dramaticamente por passar a ter o ar comprimido.
exemplo rustico : onde passava 1 parte de ar, ira passar 4.
ps: repara que os carros passados no dinamometro tem a potência máxima sempre acima da rotação de um motor similar original, e isso mesmo sem trocar o comando de válvulas. muitos outros fatores influenciam na rotação de potência máxima, coisas como saida de escapamento, avanço de ignição, alterações na admissão de ar…
[snapback]268600[/snapback]
caio, vc vai me desculpar, mas o regime de potência máxima não muda a menos que a turbina seja pequena (neste caso restringe escape e tem baixa efici?ncia) ou sobe apenas se o sistema for maior do que o calculado (o que obviamente acaba piorando a pegada e lag)
meão carro em dino a muito tempo pra te dizer isso…uma turbina pequena vai pegar antes mas restinge escape, uma turbina apropriada pega o mais cedo possível sem restringir o escape e uma turbina grande dá mais potência, mas invariavelmente tem mais lag e pegada mais tarde que a apropriada....
não vai ser avanço, escape que vai mudar muito isso.... pouca coisa até muda mesmo...mas a ponto de fazer um motor com potência máxima a 5.600 mudar pra digamos 6.000 é porque usa turbina maior do que o apropriado...
-
retomada de quinta marcha é muito subjetiva vicente.
um carro com cambio curto retoma mais rapido do que outro com cambio longo.
com turbo grande ou pequeno + um cambio curto (tipo o vw pw), qualquer turbo retoma rapido. até o motor original retoma forte.
lembra dos testes absurdos da 4patas onde retomavam de 5? marcha pra mostrar qual o carro mais rapido em retomadas ?
lembra o lugar no ranking em que ficava os canhões importados?
agora poe um desses canhões importados la do final do ranking ao lado de um carro do topo do ranking pra acelerar…
entende?
comparações até famosas como essas (como retomar de quinta) são infundadas.
[snapback]268940[/snapback]
não tem nada de subjetivo. é um teste bem objetivo. vc pega o carro, coloca ultima marcha e estabiliza 40 km/h. pisa no bucho e espera o carro encher o motor.
claro que a relação interfere um pouco (não tanto, pq as relações de 5a marcha geralmente são bem parecidas) mas a potência é que realmente manda.
os canhões importados ficam mal na retomada, pois não tem faixa de torque plana. e um turbo grande tb não te dá uma faixa de torque plana na resposta de transição.
esse é o ponto. atravṍs desse teste, acaba a discussão. turbo grande demora pra encher e isso aparece nos números. não é mais a percepção do motorista, são os fatos.
atravṍs desse dado, vc tem uma idéia de como o turbo vai reagir. pequenos, rápido. grandes, lentamente.
o evo é famoso pelo turbo lag.
como diz o corky bell: se vc não tem lag, vc não tem turbo. e se não tem turbo, não tem diversão ou algo do g?nero…
mas, qdo vc pode diminuir o lag, sem perder potência máxima. pra mim é estremamente claro que é uma coisa desejável.
abração
-
no meu caso enchia muito rápido e amarrava em alta. de quinta não passava de 190 e a temperatura do espape ia nas alturas. isso alimentado.
[snapback]269136[/snapback]
um golf 2.0 turbo não passava de 190 em 5a marcha?
cara, um tempra turbo possui menos vazão de escape e passa muito dos 200 por hora com turbo original… mas muito...
olha, essa discussão (no bom sentido) é perigosa, logo, quero salientar que não estou botando defeito em nada. acho legal bater papo sobre esses assuntos, mas não quero mesmo criar animosidades por aqui.
então quando falo essas coisas, é apenas no intuito de trocar idéias, não de criticar. se for pra gente se estressar, me fala, que calo a minha boca e guardo minhas idéias pra mim...
mas se é isso mesmo, talvez tivesse algum outro problema... qual a configuração de turbina mesmo?
ab?
-
olha…lembram daquele golf gti que eu comentei uns tempos atrás ?...bem voltou... tiramos o miolo 525 e colocamos um 240...simplesmente a pegada que vinha nos 5.000 (até tinha pressão nos 3.500/4000, mas num empurrava) agora vem aos 3000...num amarra em alta nem nada... e olha que usa uma .48 pulsativa da spa ou seja mesmo com ela a 525 num vinha.... qual o motivo ?
num ap2000 ou ap800 vc tem muito mais fluxo de g?s em giro baixo, ainda mais por ser 2vpc e side flow.... o carro num pesa 1.250kg com o golf e num tem cambio longo de primeira e segunda como ele tem...
andando na estrada a 525 ?ra excelente....uma leve encostada e vinha pressão... mas no dia a dia ou vc bombava pra sair ou então tomava um sufoco até o motor chegar aos 5.000rpm...
o dono do carro tinha lido aqui que ?ra melhor usar sempre a maior turbina e coisa e tal e me trouxe a bendita... agora com a 240 tá mais feliz... mas num quer dizer que eu nunca vê recomendar uma 525 num golf (se bem que prefiro outras turbinas pra esse motor)...só que pra quem quer o uso que ele quer e a potência que vai ter num precisa de nada mais do que a pobre 240 al?....
simples... não ganho nada monetariamente usando apl240 ou 525...o custo é praticamente o mesmo.... não sei porque essa celeuma toda que alguns aqui fazem... tudo depende do conjunto que vc tem.... não adianta usar uma hibrida com eixo e rotor turbonetics, pulsativa, etc se vc tem um escape de 1 3/4 ou um coletor muito mal-feito e cheio de rebarbas.... tbm num adianta gastar os tubos nesta mesma mega-turbina se o seu miolo num aguenta mais que 10cv .... tem apenas que pensar antes e pronto....
-
como diz o corky bell: se vc não tem lag, vc não tem turbo. e se não tem turbo, não tem diversão ou algo do g?nero…
abração
[snapback]269343[/snapback]
então lag é diversão
porque parafraseando um outro post aqui do forum:
deus é amor. o amor é cego. então stive wonder é deus ? ?
-
olha…lembram daquele golf gti que eu comentei uns tempos atrás ?...bem voltou... tiramos o miolo 525 e colocamos um 240...simplesmente a pegada que vinha nos 5.000 (até tinha pressão nos 3.500/4000, mas num empurrava) agora vem aos 3000...num amarra em alta nem nada... e olha que usa uma .48 pulsativa da spa ou seja mesmo com ela a 525 num vinha.... qual o motivo ?
num ap2000 ou ap800 vc tem muito mais fluxo de g?s em giro baixo, ainda mais por ser 2vpc e side flow.... o carro num pesa 1.250kg com o golf e num tem cambio longo de primeira e segunda como ele tem...
andando na estrada a 525 ?ra excelente....uma leve encostada e vinha pressão... mas no dia a dia ou vc bombava pra sair ou então tomava um sufoco até o motor chegar aos 5.000rpm...
o dono do carro tinha lido aqui que ?ra melhor usar sempre a maior turbina e coisa e tal e me trouxe a bendita... agora com a 240 tá mais feliz... mas num quer dizer que eu nunca vê recomendar uma 525 num golf (se bem que prefiro outras turbinas pra esse motor)...só que pra quem quer o uso que ele quer e a potência que vai ter num precisa de nada mais do que a pobre 240 al?....
simples... não ganho nada monetariamente usando apl240 ou 525...o custo é praticamente o mesmo.... não sei porque essa celeuma toda que alguns aqui fazem... tudo depende do conjunto que vc tem.... não adianta usar uma hibrida com eixo e rotor turbonetics, pulsativa, etc se vc tem um escape de 1 3/4 ou um coletor muito mal-feito e cheio de rebarbas.... tbm num adianta gastar os tubos nesta mesma mega-turbina se o seu miolo num aguenta mais que 10cv .... tem apenas que pensar antes e pronto....
[snapback]269351[/snapback]
? o que eu digo… uma vez que vc determinou potência máxima, fica completamente sem sentido vc usar um turbo maior, salvo se vc procura economia de combustável. e essa tb só vem em função de menos hp na faixa...
-
então lag é diversão
porque parafraseando um outro post aqui do forum:
deus é amor. o amor é cego. então stive wonder é deus ? ?
[snapback]269354[/snapback]
mais ou menos esse o esporito. esse foi o jeito dele de brincar com a atitude das fábricas de usar um turbo muito menor do que seria desejável na opinião dele.
abraço
-
não tem nada de subjetivo. é um teste bem objetivo. vc pega o carro, coloca ultima marcha e estabiliza 40 km/h. pisa no bucho e espera o carro encher o motor.
claro que a relação interfere um pouco (não tanto, pq as relações de 5a marcha geralmente são bem parecidas) mas a potência é que realmente manda.
vicente, nossos carros usam relação tão longa de 4? qto a 5? de muitos outros carros por ai
os canhões importados ficam mal na retomada, pois não tem faixa de torque plana. e um turbo grande tb não te dá uma faixa de torque plana na resposta de transição.
nops.
o canhões possuem transmissão mais longa, justamente pra aproveitar a maior potência do motor. obvio que isso obriga a cambiar pois estão em giro muito baixo.
li alguns comentários sobre o livro dele, inclusive o coment de um engenheiro da holset. fiquei um tanto desanimado em comprar o livro e mandar traduzir.
mas, qdo vc pode diminuir o lag, sem perder potência máxima. pra mim é estremamente claro que é uma coisa desejável.
sim, sempre qto mais resposta melhor, desde que não atrapalhe o objetivo de 99% de quem turbina um carro: a potência
-
não adianta usar uma hibrida com eixo e rotor turbonetics, pulsativa, etc se vc tem um escape de 1 3/4 ou um coletor muito mal-feito e cheio de rebarbas…. tbm num adianta gastar os tubos nesta mesma mega-turbina se o seu miolo num aguenta mais que 10cv .... tem apenas que pensar antes e pronto....
[snapback]269351[/snapback]
inadmissável usar um escape de 1 3/4 e coletor mal feito né jr…basta comprar as peças um pouco melhorzinhas né...nada de absurdo.
sem contar que ninguem aqui indicou alguma mega turbina ou algo parecido...
-
? uma pena.
ele pensa bem parecido contigo em alguns aspectos.
eu acho que é um livro bem legal, inclusive bem acessável.
o passat alemão, que é o melhor de retomada dos 3 que citei, tem o menor motor, o maior peso a relação é longa (se não for a mais longa)
eu acho que não sobra muito argumento…
o que faz a diferença? o menor turbo.
ou não?
abraço
-
? uma pena.
ele pensa bem parecido contigo em alguns aspectos.
eu acho que é um livro bem legal, inclusive bem acessável.
[snapback]269373[/snapback]
não disse q não vou comprar o tal livro, mas o tesão não é o mesmo q antes.
o passat alemão, que é o melhor de retomada dos 3 que citei, tem o menor motor, o maior peso a relação é longa (se não for a mais longa)
eu acho que não sobra muito argumento…
o que faz a diferença? o menor turbo.
ou não?
abraço
[snapback]269373[/snapback]
vc não entendeu.
o tal passat pode até retomar rapido, mas nem por isso é o que mais anda.
poe o passat do lado de um 3000gt vr-4 (q segundo a revista, não é aquelas coisas de retomada ) e me diz o q acontece…
esses testes de 40 km/h em ultima marcha não me dizem nada. tem carro que esta a menos de 1000 rpm nessa situação.
-
um golf 2.0 turbo não passava de 190 em 5a marcha?
cara, um tempra turbo possui menos vazão de escape e passa muito dos 200 por hora com turbo original… mas muito...
olha, essa discussão (no bom sentido) é perigosa, logo, quero salientar que não estou botando defeito em nada. acho legal bater papo sobre esses assuntos, mas não quero mesmo criar animosidades por aqui.
então quando falo essas coisas, é apenas no intuito de trocar idéias, não de criticar. se for pra gente se estressar, me fala, que calo a minha boca e guardo minhas idéias pra mim...
mas se é isso mesmo, talvez tivesse algum outro problema... qual a configuração de turbina mesmo?
ab?
[snapback]269345[/snapback]
não tinha nada de errado com acerto era turbina mesmo.
dava para ouvir em alta e sentir no po a amarrada que dava por falta de fluxo no escape, com ou sem pressão.
tanto que o escape soltou. a contrapressão era absurda.
com a .82 e rotor grande, ficou liso de tudo, uma beleza. até parece que tem chip o carro mas está na ie original com o his alimentando o que falta.
antes um 2.0 com 4 bicos extra e cabeçote trabalhado numa turbina .58 e rotor 49mm, hj é a mesma coisa, só muda a turbina e tem a ignição para animar a faisca.
o barulho que a wastegate fazia era tão alto que um amigo meu que conhecia o carro ouviu o meu carro dentro de um onibus na rodovia bandeirante passando do outro lado e me ligou, ou seja, a wastegate tbm estava no talo, parecia uma panela de pressão.
-
então quando falo essas coisas, é apenas no intuito de trocar idéias, não de criticar. se for pra gente se estressar, me fala, que calo a minha boca e guardo minhas idéias pra mim…
ab?
[snapback]269345[/snapback]
eu gosto desse tipo de discussão, faz bem. sei que é perigosa, mas pode comentar porque estamos num fórum e o intuito é de aprender e trocar experiencias.
e vou te falar, eu achei que essa .58 no meu carro iria ficar de bom tamanho, mas o fluxo do escape me surpreendeu e a .58 não deu conta. não foi somente eu que fiquei surpreso né ka? mas uma pessoa desde o começou falou vai ficar pequena… e estava certa.
-
não disse q não vou comprar o tal livro, mas o tesão não é o mesmo q antes.
vc não entendeu.
o tal passat pode até retomar rapido, mas nem por isso é o que mais anda.
poe o passat do lado de um 3000gt vr-4 (q segundo a revista, não é aquelas coisas de retomada ) e me diz o q acontece…
esses testes de 40 km/h em ultima marcha não me dizem nada. tem carro que esta a menos de 1000 rpm nessa situação.
[snapback]269388[/snapback]
não caio, você que não entendeu
pode voltar lá pra tr?s e verificar que eu mesmo fui o primeiro é dizer que o teste não demonstra quem mais anda. demonstra apenas qual turbo enche mais rápido.
só isso que estou dizendo
abraço
-
não tinha nada de errado com acerto era turbina mesmo.
dava para ouvir em alta e sentir no po a amarrada que dava por falta de fluxo no escape, com ou sem pressão.
tanto que o escape soltou. a contrapressão era absurda.
com a .82 e rotor grande, ficou liso de tudo, uma beleza. até parece que tem chip o carro mas está na ie original com o his alimentando o que falta.
antes um 2.0 com 4 bicos extra e cabeçote trabalhado numa turbina .58 e rotor 49mm, hj é a mesma coisa, só muda a turbina e tem a ignição para animar a faisca.
o barulho que a wastegate fazia era tão alto que um amigo meu que conhecia o carro ouviu o meu carro dentro de um onibus na rodovia bandeirante passando do outro lado e me ligou, ou seja, a wastegate tbm estava no talo, parecia uma panela de pressão.
[snapback]269426[/snapback]
definitivamente tem algum pedaão da história faltando.
tem carro que dá mais de 240 km/h com esse setup de turbo. ?tem carro com turbo k03 que dá mais de 230. e a carca?a e rotores são metade ou menos ainda.
não sei o que tinha, mas te garanto que não era o turbo.
abraço
-
inadmissável usar um escape de 1 3/4 e coletor mal feito né jr…basta comprar as peças um pouco melhorzinhas né...nada de absurdo.
[snapback]269362[/snapback]
caio, não se faça de desentendido….
? obvio que escrevi 1 e 3/4 como um exagero..... mas nem longe disso não acontece...
hoje mesmo estamos fazendo o motor de um verona 2.0 turbo, qdo cotou aqui passei o preão de como fazer sem economizar agora pra gastar depois ou ter dor de cabeça... ele achou uma oficina que cobrava 60% do valor do meu kit (obvio, sem suplementar, usou o escape original dele e roubou o catalisador, usou turbina recon e outras piggzisses )..pergunta se o dono pensou em ligar aqui e saber o porquê da diferença...
infelzimente a esmagadora maioria só vê assim
kit turbo na oficina x - 1.000,00
kit turbo na oficina y - 1.001,00
faão na x porque os caras da y tão me roubando
.... a maioria nem sabe diferenciar a qualidade das peças...e acaba comprando estes kit?s prontos de lojas que estão fudendo o mercado...sempre vaza, a valvula ou num alivia o bastante ou num sobe nada de pressão, as mangueiras rasgam com mais de 0,5bar, etc...
no fim o carro tá aqui com 2 pistões quebrados...um furado e outro com canaleta trincada.... vai desmontar... o escape dele tá todo remendado, não tem os bicos originais e nem o dosador...vai gatar bem mais do que se tivesse montado comigo, num ia ter tido a quebra e ia ter se divertido bem mais...só que devido a essa má oficina vai ser mais uma pessoa dizendo que carro turbo adaptado num presta....
-
não caio, você que não entendeu
pode voltar lá pra tr?s e verificar que eu mesmo fui o primeiro é dizer que o teste não demonstra quem mais anda. demonstra apenas qual turbo enche mais rápido.
só isso que estou dizendo
abraço
[snapback]269436[/snapback]
continua dando na mesma. com cambio curto qualquer carro retoma mais rápido, com ou sem turbo grande ou pequeno.
um teste assim só seria valido se usasse o mesmo carro e fosse trocando os turbos e medindo os tempos de reação. só assim daria pra ter uma comparação.
-
definitivamente tem algum pedaão da história faltando.
tem carro que dá mais de 240 km/h com esse setup de turbo. ?tem carro com turbo k03 que dá mais de 230. e a carca?a e rotores são metade ou menos ainda.
não sei o que tinha, mas te garanto que não era o turbo.
abraço
[snapback]269440[/snapback]
vicente, pensei em todas as poss?bilidades, coletor, admissão, escape, alimentação, ponto…
carro bem alimentado, 920mv~940mv utilizando intercooler (que funciona de uma forma excepcional).
ponto conferido, ok, utilizei controle de ponto tbm, o máximo que podia.
intercooler já tinha sido usados por outro carro que era canh?o.
admissão é feito sob medida, intercooler não enforca, pressão constante.
temperatura do escape subia e muito quando eu segurava o po e o carro enforcado, mesmo com a alimentação em alta virada no talo (são 4 bicos extra de santana 1.8 mi alcool) arrombados.
wastegate gritando, fazendo uns pow pow violento (não é aquele estouro por falta e excesso), escape soltando e carro amarrado quando está numa marcha mais pesada com ou sem pressão e giro.
trocou a turbina e veio o que faltava, vaz?o. para não dizer que eu não troquei mais nada, mudei do gerenciador da unidesign para o his para poder ter um acerto mais fino e coloquei um módulo de ignição.