[noticia] - dakar na américa do sul
-
http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultim…lt4366u965.jhtm
10/12/2008 - 10h01
alheio à crise, dakar vê investimento em brasileiros e cogita etapa no país
rafael krieger
em são paulo
enquanto a honda anuncia a saída da fórmula 1 e fecha portas para pilotos brasileiros, outra montadora japonesa investe para colocar o país no mapa do rali mundial. o dakar 2009, que será disputado pela primeira vez na américa do sul a partir do dia 3 de janeiro, terá a participação de dois estreantes que vão representar o brasil a bordo do carro pentacampeão mundial da competição.
economia, só depois da chegada
divulgação
além do carro pentacampeão, brasileiros terão apoio de 17 pessoas, dois caminhões e duas picapes no rali dakar de 2009
o rali mais tradicional do mundo chega ao seu vigésimo ano na expectativa de apagar o episódio do cancelamento da edição de 2008, marcada por ameaças de ataques terroristas na áfrica. a organização confirmou o trajeto da argentina ao chile até 2011, com possibilidades de inclusão de trechos em território brasileiro no futuro. há ainda a hipótese de prolongar a estadia na américa do sul até 2013, antes da volta da competição ao continente africano.
bom para os brasileiros, que terão a oportunidade de competir ao lado de casa. dois deles terão o privilégio de estrear com o pajero evolution, que ganhou as cinco últimas edições do dakar, além de contar do piloto de off-road mais experiente do brasil. klever kolberg, que representa o país no rali dakar desde 1988, será o chefe da equipe mitsubishi brasil, que terá os estreantes guilherme spinelli e marcelo vívolo a bordo do carro que foi apresentado na terça-feira, em são paulo.
os brasileiros terão o suporte de uma equipe de 17 pessoas, além de dois caminhões e duas picapes que darão apoio técnico. estima-se que, somente o carro principal, consuma um total de 7.500 litros de gasolina, além de 19 mil litros de diesel para os outros veículos. ao todo, deverão ser utilizados 126 pneus e 10 toneladas de peças, ferramentas e suprimentos.
mas nem tudo é pujança e otimismo, afinal, assim como a concorrente honda, a montadora japonesa também sente a crise econômica mundial. a mitsubishi suporta outras três duplas brasileiras no dakar, e o investimento de formar um time com estreantes só se manteve porque a idéia começou em julho, antes do colapso no mundo financeiro. o desafio agora é manter toda essa estrutura , explica a diretora de marketing da empresa, renata de souza ramos.
ela admite que a reedição da equipe no dakar 2010 pode ficar comprometida. só vamos saber os efeitos reais da crise a partir do primeiro semestre do ano que vem. precisamos saber de que forma vamos reagir a tudo isso, mas o certo é que o foco principal da mitsubishi não é a competição , explica renata, descartando a participação do novo modelo no rali dos sertões: esse carro não é feito para correr no brasil. não teria nem graça. vamos apresentar um específico para disputar o sertões .
números do dakar 2009
9.574 km de percurso
904 pilotos e navegadores
530 equipes
235 motos
194 carros
84 caminhões
29 quadriciclos
49 países participantes
500 milhões de euros envolvidos
já o francês franck maudet, representante da organização do rali dakar no brasil, acha que a empresa só manteve os investimentos por causa do apelo comercial resultante da participação em um evento como este. a mitsubishi investiu na sua imagem internacional. no salão do automóvel, foi apresentado um modelo com a marca dakar. então tudo isso é uma forma de posicionar a marca no cenário off-road , analisa.
já o comandante klever kolberg avalia que a montadora continuou na empreitada em respeito às pessoas envolvidas. realmente a crise pode afetar o nosso planejamento para 2010, mas temos a oportunidade de fazer um bom trabalho agora. o rali vivia um momento difícil no brasil, e esta é a grande chance para a categoria. com certeza, o fato de o dakar ser na américa do sul e de estarmos correndo com um carro campeão vai estimular muito os nossos pilotos .
e não é so kolberg que mostra otimismo com o desempenho do time. no lado dos dirigentes, maudet, apesar de ser francês, torce pelo brasil para poder concretizar o seu plano de estender o dakar ao país. confio nessa equipe, acho que eles podem não só completar a prova, como chegar em boa posição. é o momento ideal para o brasil se destacar e ajudaria muito a trazer o dakar para cá , emendou maudet.