Socorro fumaçeou feio
-
o nivel do oleo como está?
isso ta com mt cara de turbina zuada… ela ta pressurizando normal? não faz barulho nenhum? ja tentou mexer no rotor e ver como ta a folga dela?
-
por acaso a tomada de captação de oleo p/ a turbina é mto perto da cebolinha?
-
o nivel do oleo como está?
isso ta com mt cara de turbina zuada… ela ta pressurizando normal? não faz barulho nenhum? ja tentou mexer no rotor e ver como ta a folga dela?
o nivel ta bom… um pouco pra baixo do maximo....
ela ta cara... pressuriza como sempre, nao faz barulho nem nada...
hoje eu vou ir em um tecnico em turbinas, pra ele mexer no rotor, pq pra mim sempre teve folga, hehehehe
-
é junto com a cebolinha, foi colocado um niple da cebolinha, e pega o oleo ali
então está explicado pq a luz do painel acende ao mesmo tempo q começa a fumaçar.
-
turbina né? (sou meio devagar pra cair a ficha, então pergunto pra confirmar)
sim. qdo, por algum motivo a central deixa passar oleo para o escapamento, a cebolinha (sensor do oleo) percebe que a pressão caiu a um nível de risco, e nisso acende a lâmpada no painel.
agora tem q ver se essa queda de pressão é apenas local , como se a cebolinha tivesse com vazamento de óleo, ou se a queda de pressão acaba se refletindo no restante do circuito de lubrificação. se for esse o caso, seu motor está em grande risco.
-
agora de meio-dia eu fui em uma oficina que só retifica turbinas, la o povo é honesto, tem muito serviço e conceito na região, vem gente de fora e tals faze serviço com eles.
tirei o filtro da turbina, e pedi pra ele ver a folga da turbina, ele mexeu.. mexeu… e falo que estava tudo ok, que na turbina não tem nada... ai ele me pediu que cor era a fumaça. falei que não era branca não, era meio escura, cinza escura... então ele falou que é bem dificil isso ser a turbina, porque se fosse, a fumaça ia ser branca...
ele falou que deve ser algo no motor, meu motor foi feito faz uns 3000km, pq eu derreti um pistão por falta, excesso de ponto, e vela quente.
bom, voltando a historia, esses dias eu tirei o coletor do escape, o carro não estava fumaçeando e acendendo a luz do oleo (mas de vez em quando aparecia um cheirinho de oleo queimado, principalmente quando reduzia marchas), tirei o escape pq caiu uma porca dentro da turbina, e não quiz funcionar o carro com ela la, então tirei tudo...
por sorte a porca ficou dentro do caracol quente, e não passou pela fresta para chegar no rotor, mas mesmo assim, o motor não foi ligado após a porca cair na turbina.
mas como o motor desmontado, vi algo engraçado, que no começo achei que podia ser mistura... mas agora com todos esses problemas, acho que vale a pena mostrar o que aconteceu.
notei que o cilindro 1 e 2 estavam bem clarinhos, enquanto o cilindro 3 e 4 estavam pretos...
e agora josé???
-
olha, avaliar estado de turbina só movendo o rotor é algo mto relativo. se for mecher no rotor do meu carro… vc condena tudo. só q as folgas dela (sim, tem todo tipo de folga) veio desde zero, e ela foi configurada e montada pelo próprio mack (pra mim ele é quem mais conheçe de turbo-compressores no brasil). nunca fumaçou nada, ja tem mais de 6 anos.
tem algo de errado ai. o fato de acender a luz do oleo junto com as fumaçadas é indicio de perda de pressão mesmo q momentânea. resta a vc descobrir a causa dessa inconstância de perda de pressão de oleo pela central do turbo.
-
olha, avaliar estado de turbina só movendo o rotor é algo mto relativo. se for mecher no rotor do meu carro… vc condena tudo. só q as folgas dela (sim, tem todo tipo de folga) veio desde zero, e ela foi configurada e montada pelo próprio mack (pra mim ele é quem mais conheçe de turbo-compressores no brasil). nunca fumaçou nada, ja tem mais de 6 anos.
tem algo de errado ai. o fato de acender a luz do oleo junto com as fumaçadas é indicio de perda de pressão mesmo q momentânea. resta a vc descobrir a causa dessa inconstância de perda de pressão de oleo pela central do turbo.
sera que com um manometro de oleo eu ia conseguir algo… pq eu penso assim, se for turbina ou nao... vai cair a pressao no ponteiro da mesma maneira... ou não?
-
sim, a pressão irá cair tb, ja q a cebolinha aciona a luz do painel abaixo de determinado valor de pressão. o único senão, é no caso de cebolinha com defeito, estando ela mto sensível .
-
cara, 42 .48 para um motor 2000k e loucura, uso e um 1.6 e já acho que entra absurdamente cedo 0.o..
vem cá. nessa historia toda de enfumaçar nunca chegou a abaixar o nivel de óleo? ja reparou se não está caindo óleo no escapamento? ( vazando do aerokip de óleo ) ?
já que vc tem oficina em casa, abre o cabeçote e veja direitinho as válvulas e tira de vez a chance de ser algo por lá..
-
cara, 42 .48 para um motor 2000k e loucura, uso e um 1.6 e já acho que entra absurdamente cedo 0.o..
vem cá. nessa historia toda de enfumaçar nunca chegou a abaixar o nivel de óleo? ja reparou se não está caindo óleo no escapamento? ( vazando do aerokip de óleo ) ?
já que vc tem oficina em casa, abre o cabeçote e veja direitinho as válvulas e tira de vez a chance de ser algo por lá..
meu motor é 1.8, não é 2.0…
ta abaixando o nivel do oleo sim... nao tem nada pingando não, alem do mais a fumaça sai de la atras, de dentro do escape.
to pensando mesmo em saca o cabeçote fora, vou tirar a turbina fds que vem, pra ver ela melhor... se nao achar nada, vou sacar o cabeçote mesmo...
-
bom… mais um fato pra minha historia...
eu uso como óleo o shell rimula x 15/40, foi aconselhado por um amigo, zaza, tinha um astra muito forte...
eu usei por mais de 1 ano um galão, esse oleo se compra em galão... e o carro não fumou nem nada... porem tive que comprar um novo galão pq o meu acabou... e quando comecei a usar o oleo no novo galão que começou isso...
sera q pode ser o óleo???
outra... se eu por o manometro de oleo... ele vai apontar que caiu a pressao, quando a luz acender... mas nao vai me garantir que pode ser na turbina o defeito, vai???
a fumaçeira, na lenta, nao deveria ser sempre, toda vez que fica na lenta? porque só fumaceia quanto esquenta muitoooooooo... e fumaceia valendo dai...
-
seu suspiro do motor joga o óleo para onde?
a camisa pode estar riscada e estar deixando passar pouca coisa para dentro da câmara de combustão.. com o carro muito quente o óleo afina um pouco.. fazendo assim fumar um pouquinho.. abre o cabeçote e tira sua dúvida de uma vez.. ou experimenta um óleo mais grosso escondendo assim o problema se for isso mesmo.
-
olha cara, falei com um amigo meu que faz retifica de turbinas, ele falou q eh sua turbina que ta com pau.
não tem como vc puxar a lubrificação pra turbina de outro lugar? ali não eh o melhor lugar pra isso…
-
yeah yeah
uma noticia boa
sai do serviço agora de 12:00 e parei no semáforo, a temperatura não estava nem no 80, estava querendo entrar no 80.
esse semáforo que eu parei é safado, 4 tempo e demorado… e peguei logo fechando...
demoro um poquinho, passo uma menina de biz do meu lado falando assim tio, acho que teu carro ta com alguma coisa pegando fogo
olhei para tras, tudo tapado de fumaça... branca, cinza bem clarinha... ou seja... minha turbininha foi pro saco mesmo...
ja é a 3 vez q ela faz isso, e por incrível que pareça,as 3 vezes o diagnostico foi no mesmo semaforo...
não vou mais refiticar ela não... é uma apl525 42/48, eixo 49,5, da spa, o rapaz que retificou ela, falou que ela é uma biagio, eu não sei porque na carcaça esta escrito spa.
não queria mudar pegada nem nada... acho a turbina um tamanho bom para meu uso (umas esticadinhas dentro da cidade de vez em quando).
que turbina voces indicam pra eu comprar, tava pensando em pega uma apl525 da garret, e por um radiador de oleo no carro