Vendas da gm caem 10,8% e empresa perde liderança para toyota
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as vendas da fabricante americana de veículos general motors tiveram queda de 10,8% em 2008. com o resultado, a empresa perde, pela primeira vez na história, a liderança em vendas no mercado automobilístico mundial para a rival japonesa, toyota motor.
a gm vendeu, no ano passado, 8,35 milhões de unidades, contra 9,37 milhões em 2007. a toyota, por sua vez, viu uma queda de 4% em suas vendas em 2008, em relação ao ano anterior, com 8,97 milhões de unidades.
no quarto trimestre, a queda nas vendas da montadora americana foi de 26%, para 1,7 milhão de unidades. o declínio refletiu, em grande medida, a queda de 379 mil unidades nas vendas na américa do norte, enquanto o mercado encolhe devido à queda na confiança do consumidor e às exigências maiores para concessão de crédito nos eua , informou a gm em um comunicado.
na américa do norte, as vendas da gm caíram 21% e na europa, 7%. na américa latina, na região da ásia-pacífico, no oriente médio e na áfrica, no entanto, as vendas cresceram quase 3%.
as duas empresas, no entanto, e o setor automobilístico como um todo, passam por um momento de crise. a toyota anunciou recentemente uma redução pela metade em sua produção no japão entre fevereiro e abril, além de suspender a produção em 11 das 12 fábricas que tem no japão, em resposta à queda das vendas. a empresa já havia interrompido em dezembro passado a produção em duas fábricas que faziam veículos destinados à exportação à américa do norte.
a situação da gm também é difícil. no mês passado, o governo americano anunciou ajuda para o setor automobilístico com até us$ 17,4 bilhões, tirados do pacote de us$ 700 bilhões aprovado em outubro e destinado inicialmente a resgatar empresas do setor bancário com problemas ligados a papéis podres (com alto risco de calote).
de início a gm e a chrysler terão acesso a us$ 13,4 bilhões, com outros us$ 4 bilhões que podem ser oferecidos em março. o acordo exige como contrapartida das empresas a apresentação de dados que mostrem que estão em condição financeiramente viável até o fim de março de 2009.
a consultoria j.d. power and associates anunciou recentemente uma projeção para as vendas nos eua neste ano, e as perspectivas são negativas: as vendas no país devem cair 13%, chegando ao nível mais baixo em 27 anos. o deutsche bank, por sua vez, projeta vendas de 11,5 milhões de unidades, menor patamar de vendas no país desde as 10,5 milhões de unidades em 1982 –quando o país estava no meio de uma grave recessão.
na europa, as vendas de automóveis novos caíram 7,8% durante o ano de 2008 em relação a 2007, segundo a associação de construtores de automóveis europeus. apenas em dezembro, houve queda de 17,8%, o segundo pior resultado de 2008, depois do mês de novembro (-25,8%).
no último dia 5, a jada (associação japonesa de concessionárias de automóveis, na sigla em inglês) informou que os emplacamentos de veículos novos no japão tiveram queda de 6,5% em 2008, na comparação com o ano anterior, a 3.212.342 unidades, o que representa o pior resultado desde 1974. em dezembro, a venda de veículos novos caiu 22,3%, segundo a associação.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheir…91u492712.shtml
olha a gm indo pro buraco…
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ou muda ou fecha. simples assim.
uma coisa que acho besteira na gm é ter várias marcas com os carros praticamente iguais. porque não lança tudo chevrolet e deu?
simples…
tem marca que é mais forte em determinado mercado...
vc compraria um celta da suzuki?
http://es.autoblog.com/images/2006/11/128657.jpg
chevrolet é forte no brasil..
na europa é opel e vauxhall…
vai do nome mais forte no mercado...
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simples…
tem marca que é mais forte em determinado mercado...
vc compraria um celta da suzuki?
http://es.autoblog.com/images/2006/11/128657.jpg
chevrolet é forte no brasil..
na europa é opel e vauxhall…
vai do nome mais forte no mercado...
esqueci de falar, nos usa, não no mundo.
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é pq por um bom tempo as divisões eram bastante independentes…
a gm possui um motor chevrolt 454cid e um 455cid de outra divisão que são completamente diferentes sendo que foram fabricados no mesmo período.
a gm sabia que não podia continuar com isso, mas pra simplesmente não matar uma divisão que tem lá seu público, e vê-lo comprando toyotas, a gm manteve a divisão, mas fazendo o mesmo carro para todas elas.. foi o meio termo encontrado.
agora realmente não da mais. deveriam se desfazer das outras divisões e só permanecer com aquilo que estiver alinhado com a estratégia da empresa.
e todas as 3 grandes americanas estão fazendo isso, vamos esperar pra ver.