Enchimento volumetrico
-
exato
uma pergunta:
entendemos que “enchimento volumétrico” consiste do volume de ar e combustivel admitido pelo motor durante o ciclo de admissão, cujo inicio e o termino coincide com a abertura e o fechamento da válvula de admissão.
a taxa de compressão compreende a relação entre o volume da câmara de combustão completamente distentida para o volume da câmara de combustão completamente comprimida. por exemplo, quando se diz que um motor possui uma taxa de compressão de 10:1, isto significa que a câmara de combustão, quando completamente distendida, possui 10 vezes maior volume em relação à câmara completamente comprimida.
em geral, quanto maior a taxa de compressão, maior o rendimento termomecânico desses motores - porém, a compressão tem limites, seja pela constituição do motor (ferro, alumínio etc.), pelo limite à detonação/pré-ignição do combustível, seja pelo limite de pressão/temperatura ou de durabilidade suportado pelo motor em questão.
dessa forma compreende-se que o “enchimento volumetrico” acarreta alterações na taxa de compressão dinamica.
de que maneira a taxa de compressão medida ou calculada altera o “enchimento volumetrico” ?
-
estava pesquisando
e vi que
muitos dos carros que quebrarao recordes no festival de curitiba incluindo a caravan que levantou a galera usao taxa alta
a caravan usa uma taxa de 11:1 e somente 1,6k de pressao e é muito forte
mas tem esse fator que a caroline falou do tamanho da turbina, que para um motor taxado usa pouca pressao e destaxado osa bastante e em altas rotaçoes presisa de um volume grande de ar comprimido enquanto o taxado usa menos rendendo mais
-
estava pesquisando
e vi que
muitos dos carros que quebrarao recordes no festival de curitiba incluindo a caravan que levantou a galera usao taxa alta
a caravan usa uma taxa de 11:1 e somente 1,6k de pressao e é muito forte
mas tem esse fator que a caroline falou do tamanho da turbina, que para um motor taxado usa pouca pressao e destaxado osa bastante e em altas rotaçoes presisa de um volume grande de ar comprimido enquanto o taxado usa menos rendendo mais
vcs confundem tudo e tiram conclusôes erroneas. cuidado
leia a resposta do fluff qto ao combustível desses carros citados pior ainda, jamais comparem motores tão diferentes qto um 4 cil com cabeçote de alumínio x 6 cil com cabeçote de ferro fundido.
certos assuntos eu evito comentar, de forma a evitar esse tipo de conclusão q vcs estão tomando. são pouquíssimas pessoas que sabem algo sobre o assunto a ponto, e menos pessoas ainda as que ja fizeram os testes práticos e podem dar opnião concreta sobre a coisa.
dependendo dos próximos posts, esse tópico será fechado na intenção de evitar confusões na cabeça de quem está tentando aprender as coisas pulando etapas seriamente necessárias antes de chegar nessa daqui.
-
serto desculpe a confusao
nao me toquei sobre o combustivel usado e outros fatores
e no caso de caros de rua utilisando alcool como combustivel e miolo original(sem peças forjadas)
pra tirar uma duvida minha
um motor de baixa potencia e melhor usar taxado serto ou deveria destaxar
-
over,
tenho meu vts desde zero e tem manutenção criteriosa e cuidadosa (adoro meu carro)
tá hj c + de 130k kms(parte de baixo nunca mexí)…......110k andando no álcool e uns 80k c o turbo (5 anos já)
uso ie original + hpi e perfect power p pequenos ajustes de ponto e combustível
ando c pouca pressão (entre 0,6 a 0,8) e em wot dou até 5º a + q o original.
já andei c 1,2kg e nunca retirei ponto e nunca tive problemas
a taxa original do meu motor é 10,8 (a minha deve estar em torno de 11 pois preparei o cabeçote)
só alegria e muita potência
a pressão que vc utiliza (0,6 a 0,8) está dando qto de potencia + ou -? tudo bem, vc já usou 1,2 kg mas dá pra andar direto assim?
se com a potencia que está já está bom pra vc, essa taxa está de bom tamanho, melhor consumo e um pouco mais esperto em baixa rotação.
o problema é que tem gente que não se contenta com a potencia que está e aperta o parafuso, e aí não tem jeito, tem que destaxar pra não mandar tudo pelos ares.
esse negócio de taxado e destaxado vai muito de qto espera do motor.
me corrijam se eu estiver errado.
-
serto desculpe a confusao
nao me toquei sobre o combustivel usado e outros fatores
e no caso de caros de rua utilisando alcool como combustivel e miolo original(sem peças forjadas)
pra tirar uma duvida minha
um motor de baixa potencia e melhor usar taxado serto ou deveria destaxar
se fosse baixa potencia, já que quer um pouco taxado, uns 180cv eu iria de um pouco taxado, + ou - uns 9,5 a 10 de taxa. no entanto, eu já tive motor com 12,3:1 de taxa e atualm. uso uns 8,5:1 de taxa e não tive diferença na potencia, eu falo isso por causa do ponto de ignição que tive que andar bem mais atrasado do que agora. o ponto que é o diferencial na potencia.
-
a pressão que vc utiliza (0,6 a 0,8) está dando qto de potencia + ou -? tudo bem, vc já usou 1,2 kg mas dá pra andar direto assim?
se com a potencia que está já está bom pra vc, essa taxa está de bom tamanho, melhor consumo e um pouco mais esperto em baixa rotação.
o problema é que tem gente que não se contenta com a potencia que está e aperta o parafuso, e aí não tem jeito, tem que destaxar pra não mandar tudo pelos ares.
esse negócio de taxado e destaxado vai muito de qto espera do motor.
me corrijam se eu estiver errado.
o motor do gaucho tem um cabeçote 16v (citroen 2.0 16v) com altíssimo fluxo. por isso que não precisa de mta pressão. e se colocar pressão mais alta, o motor fatalmente quebrará. e isso não depende nem tanto da taxa de compressão dele.
-
o meu e 2.0 com 10:1 de taxa com 1k
oque vcs achao ta muito ou ta aceitavel
tenho que compensar algo no ponto pela taxa
vc está no limite do limite. um ap 2.0 com essa taxa e com essa pressão, se tiver bem acertado (com toda a potência disponível extraída), está prestes a quebrar. ja deveria ter quebrado canaleta de pistão e entortado bielas.
-
acho que o mais interessante nesse tópico é de num copiando meias-receitas só porque são usadas por alguem na arrancada ou algum conhecido do tio do amigo .
sinceramente eu acho que pra carro de rua, quanto mais taxa e menos pressão você usar melhor… mas isso limita, chega uma hora que mesmo abaixando o ponto você não controla direito o processo de ignição (leia ocorre detonação/pré-ignição) ai é precisao abaixar a taxa de compressão ara poder usar mais pressão.
algo que ninguem falou é que um motor mais taxado se beneficia muito do uso de intercooler, justamente pra diminuir o fenomeno de detonação
-
acho que o mais interessante nesse tópico é de num copiando meias-receitas só porque são usadas por alguem na arrancada ou algum conhecido do tio do amigo .
sim, com certeza. eu mesma tinha um monte de lendas na cabeça, q foram por agua a baixo qdo começei a por em prática as coisas que os mais entendidos falavam e eu não acreditava.
tudo o que escrevo aqui foi comprovado na prática inclusive por mim. por isso q coloco a mão no fogo em certos assuntos.
-
minha última medição aqui no rio deu 350 cvs na roda (quase 2 anos atrás)…......mas hj tenho cabeçote feito, intercooler, bicos maiores e bomba q alimenta tudo (sinto o carro bem + forte q antes)
chuto 380 na roda no mínimo.
c 1,2 kg vai quebrar c certeza, só coloquei p fazer uns vídeos cantando de 3ª marcha até 140
-
caroline
li em outro topico que os motores 2.0 quebrao na faixa de 4k rpm pois força muito o motor com puca rotação entao entorta biela
o meu nesa faixa de rotaçao ta presurisando em torno de 0,6 a 0,7 so vai lacra o 1k la em 5500rpm iso pode estar ajudando o motor a aguentar
-
caroline
li em outro topico que os motores 2.0 quebrao na faixa de 4k rpm pois força muito o motor com puca rotação entao entorta biela
o meu nesa faixa de rotaçao ta presurisando em torno de 0,6 a 0,7 so vai lacra o 1k la em 5500rpm iso pode estar ajudando o motor a aguentar
depende do motor 2.0 em questão. um gm 2.0 é totalmente diferente de um ap 2.0 em termos de concepção. o gm é tão girador qto um ap 1.8 e quase tão torcudo qto um ap 2.0.
não é que quebra a 4k rpm, mas sim q na faixa de torque máximo as partes móveis da parte de baixo do motor são bastante exigidas. então melhor seria se o turbo tivesse pressão mais branda nessa faixa de giro.
meu carro mesmo, com um motor ap 2.0 trabalhadinho gera o punch total la em 4k rpm (caixa quente holset a/r 1.00), indo até ~7500 rpm com disposição.
mas mesmo abaixo de 4000 rpm, la perto de 2750 rpm ja vem com mto mais força do q qq ap 2.0 taxado .
-
me referia a um ap 2.0 esqueci de citar
o meu com carga o turbo ja comessa a soprar com 1500rpm, a pressao vai subindo devagar ate os 2800 onde esta com 0,5/0,6 ai ela da uma acalmada e so sobe denovo apartir dos 4000rpm
ela nao da pressao total, ela sobe gradativa