Varias dúvidas quanto a ligação de bomba e linha de combustivel
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olá amigos,
como poucos sabem, pois ando sumido, estou brincando com um santana 90 1.8 gasolina.
fiz a suspensão dele no final do ano (buchas de pu, -1 elo nas molas e amortecedores com 20% a mais de carga de distensao). ficou muito bom mesmo, está macio e firme. acabou com o problema de levantar a frente em arrancada e está com aspecto de original.
como o próximo passo é injetar o mesmo (com megasquirt ou uma outra que estou criando nas horas vagas), estou com um monte de dúvidas em relação a linha de combustível.
tenho uma bomba externa bosch 044, e ainda não sei como instalar.
minha configuração a principio vai ser a seguinte:
coletor, flauta e regulador de pressão do mi, bicos do astra flex. vou por pra rodar na gasolina mesmo mas assim que estiver tudo ok e eu estiver controlando ponto vou rodar no alcool.
num futuro não muito breve nem muito distante vou turbinar o carro, gostaria de chegar em uns 250cv.
agora minhas dúvidas:
1- posso usar o pescador original do carro? sendo assim, coloco um filtro de combustivel depois dele e aí a bomba externa (presa embaixo do carro não longe do tanque). da bomba vai direto pra galeria original do mi, que vai pro dosador (tambem original) e retorna pro pescador original?
2- que filtro posso usar que não venha a me restringir o fluxo de combustivel?
3- de quantos mm devo fazer a linha de combustivel e de que tipo devo comprar? uso bracadeiras normais de inox pra prender a mangueira nas conexoes?
4- o dosador original consegue regular a vazão que essa bomba vai enviar? ou já devo adquirir um hpi da vida? vou rodar com 3 bar de pressão até turbinar. mesmo turbo, não quero muita pressão de combustivel, vou rodar com 8 bicos ou com 4 bem grandes.
5- na flauta do mi o retorno é de menor diametro que a entrada. devo manter assim e fazer a linha de retorno mais fina ou uso o mesmo diametro pra não correr o risco de estrangular o retorno e subir pressao?
6- onde arrumo nipples de entrada e saida da bomba pro mesmo diametro das mangueirasó a conexao de entrada da bomba é gigante…
7- não entendi essa peça que vem na saida da bomba. parece uma valvula, com os furos na lateral bem maiores que o da ponta. pela lógica não bastaria prender uma mangueira ali, pois taparia os furos laterais e nao sairia quase nada pela ponta. estou certo? o que deve ser feito ali?
8- alguém estima quantos amperes essa bomba consome pra eu dimensionar fusiveis, reles e fiosó alguém teve alguma experiencia ruim em colocar o terra em qualquer ponto da lata o mais próximo da bomba ou devo trazer lá da bateria?
quando eu começar a montar eu tiro fotos de tudo e posto aí. muitas dúvidas ainda surgirao.
abraco
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o que eu posso ajudar :
2- que filtro posso usar que não venha a me restringir o fluxo de combustivel?
usa o do ap flex que tá de bom tamanho, custa r$ 25 na concessionária.
3- de quantos mm devo fazer a linha de combustivel e de que tipo devo comprar? uso bracadeiras normais de inox pra prender a mangueira nas conexoes?
originalmente a linha tem 7mm internos, tanto pra alimentação quanto pra retorno. usar abraçadeiras desse tipo :
não use essas de parafuso comuns que se encontra por aí iguais a esta :
a chance de rasgar a mangueira e ganhar um cofre banhado de combustível aumenta bastante. no apertar ela acaba fissurando a mangueira e quando vem pressão a m… tá feita. não é xiitismo: a sae exige nos veículos que participam dos eventos deles que em linha de combustível seja utilizado o primeiro tipo que eu sugeri.
4- o dosador original consegue regular a vazão que essa bomba vai enviar? ou já devo adquirir um hpi da vida? vou rodar com 3 bar de pressão até turbinar. mesmo turbo, não quero muita pressão de combustivel, vou rodar com 8 bicos ou com 4 bem grandes.
até onde eu sei o regulador original aguenta bastante bomba sim … se vc precisar regular a pressão de combustível existe uns reguladores que custam 40 - 50 reais e são reguláveis.
5- na flauta do mi o retorno é de menor diametro que a entrada. devo manter assim e fazer a linha de retorno mais fina ou uso o mesmo diametro pra não correr o risco de estrangular o retorno e subir pressao?
eu manteria tudo com 7mm mesmo. pro que você quer dá e sobra
6- onde arrumo nipples de entrada e saida da bomba pro mesmo diametro das mangueirasó a conexao de entrada da bomba é gigante…
em alguma casa de hidráulica você encontrará a solução ehhehe… eu gosto muito da connect, até pq tem a proximidade. fica na av. imperatriz leopoldina, 124. é uma loja não mto grande mas o mateus é muito atencioso pra resolver esses pepinos... só levar a bomba lá.
ahh, ele tem mangueira de combustível gates (não essas azuizinhas porcas e nojentas que se encontra por aí), já aproveita pra pegar
8- alguém estima quantos amperes essa bomba consome pra eu dimensionar fusiveis, reles e fiosó alguém teve alguma experiencia ruim em colocar o terra em qualquer ponto da lata o mais próximo da bomba ou devo trazer lá da bateria?
ouvi dizer que uma de gti (quadrado) consome algo entre 3 - 4a … alguém confirma ?
a sua não deve ficar muito distante disso.
ps : precisamos ir marcar de ir pra pira ou vc tentar gravar os procs aí.
abraços
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uma bomba de gti (original, não essas preparadas da dinâmica, por exemplo) consome esses 3~4 amperes q o xu falou mesmo.
qto ao aterramento da bomba, é correto fazer o q vc está sugerindo - fixar próximo da bomba, no chassi, com um terra bom. se possível, raspa a tinta para melhorar o contato do fio/conector com a chapa do carro.
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qto ao aterramento da bomba, é correto fazer o q vc está sugerindo - fixar próximo da bomba, no chassi, com um terra bom. se possível, raspa a tinta para melhorar o contato do fio/conector com a chapa do carro.
todas as bombas precisam desse aterramento perto da bomba? eu pergunto isso pq minha bomba de monza vem os dois fios positivo e negativo direto do relê, está certo?