Piso no freio e cai a pressão de oleo…
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pessoal, estou com um problema que quando venho andando com a f100, chegando perto de um quebra-molas, por exemplo, se eu freiar forte (sem arrastar), acende a luz de oleo no painel e a pressão de oleo vaí lá no zero, aí coisa de 3 segundos depois volta…
se andar devagar, não freiar forte, não ocorre isso, tem oleo no cárter suficiente para dar no nível máximo da vareta de oleo...
poderia ser algo mais além do pescador de oleo do cárter?
o motor em questão é um v8 292...
abraços.
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já experimentou pisar forte no freio qdo a rotação está caindo?
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acredito q seja algo errado no pescador. talvez até uma pequena trinca nele…
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já experimentou pisar forte no freio qdo a rotação está caindo?
aí arrasta pneu, não dá diferença, a pressão do oleo cai do mesmo jeito…
acredito q seja algo errado no pescador. talvez até uma pequena trinca nele…
eu tbm suspeitei do pescador, mas o mecanico desmontou e disse que está tudo normal, vou ver se dou um pulo lá pra olhar tudo direito…
freando parada nao faz nada
sera que nao pode ser que quando vc freia o oleo do carter va para frente e o pescador puche ar e acende a luz do oleo?
parado não faz nada, pensei nisso tbm de fazer um quebra ondas no cárter, afinal ele é bem comprido e são quase 5,5 litros de oleo, mas ele já tem um quebra ondas original no cárter, e se não acontece isso nos galaxies e afins com o mesmo motor que o meu, então tem coisa errada né…
o meu fuque acendia luz no painel quando freiava mais forte, era porque tinha fusivel queimado e não tava prestando algumas coisas, como a luz de freio, mas acho que não tem muita relação ai, ja que baixa pressão de óleo.
problema elétrico tbm descartei, pois tenho manometro de oleo dentro da cabine…
o mecanico comentou algo que eu não entendi, relacionado ao comando de valvulas, às buchas dele, montagem, desgaste, etc... pode haver algo relacionado?
agradeço,
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tb pensei qdo a frear e pisar na embreagem. dependendo do caso, ao pisar na embreagem vc empurra o vb pra frente e nisso pode fzr a pressão de oleo baixar devido a um belo desgaste em algum ponto de lubrificação do vb.
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é uma freiada comum, pra passar por um quebra molas, se vier mais de boa (não precisa ser quase parando…normalmente), não acontece nada, mas é só vir um pouco mais rápido que acontece... no final geralmente eu piso na embreagem sim, pra reduzir a marcha pra sair, não experimentei vir com ela pisada junto com o freio...
se fosse o caso de folga no vb, creio que aconteceria tbm no 1o caso que eu comentei, onde eu venho mais de boa e a pressão não baixa... ou não?
é um motor com menos de 1.000km depois de retificado, acho que é dificil haver alguma folga no vb, a não ser que a retífica tenha cometido algum erro grotesco... mas vou conferir isso...
obrigado pessoal
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nunca confie em retificas…
ja tive mts problemas com isso... achava q eles tinham mandado as peças na medida q falei, e era outra...
inclusive tive um problema recente. mandei retificar o vb da saveiro, so colos de biela, e os de mancal so polir... o fdp mando o vira todo pra 0,25...
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ah, eu faria uns testes:
iria embalar bem, jogar ponto morto, e ai frear forte pra ver o que dá, sem uso da embreagem…
iria embalar bem, jogar ponto morto, e frear mantendo uma aceleração media pra deixar a bomba de oleo com pressao mais alta, pra ver o que dá (essa vc não faça com obstáculos a frente, pq se seu hidrovacuo nao estiver legal, pode ficar duro)
e depois nos conte os resultados...
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quando vc frea forte a frente baixa muito?
eu tenho esse problema no maverick, mas em curvas muito fortes.
esse movimento brusco joga o óleo todo do cárter para um lado, deixando o pescador no vazio.
salvo se não tiver problema no pescador ou folgas internas do motor, a solução é criar dentro do cárter um labirinto pra segurar o óleo na região do pescador.
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cheguei ontem e fui na oficina ver como tava, tudo desmontado, cárter fora, bomba de oleo, etc… aparentemente nada errado, pescador na posição certa, sem trincos aparentes, mas como o mecanico está mexendo em outras coisas na picape, e pra variar, não é dos mais agilizados, ainda vou ficar sem a caminhonete mais essa semana...
não há folga aparente no vb, o mecanico ainda vai desmontar a bomba de oleo, e fazer mais alguns testes pra ver se acha algum culpado ...
tshiii, não deu pra fazer os testes, pois a caminhonete não está andando, mas assim que puder vou fazer sim, aí já dá pra tirar algumas conclusões a mais tbm...
streit, a frente não abaixa mto não, eu só acho esquisito que o cárter tem quebra ondas, estava com mais de 5,15l de oleo (que é o recomendado no manual), o pescador é na parte mais funda do cárter e ainda tem tipo uma saia ao redor dele, e mesmo assim falta oleo
se fosse como o pessoal comentou aí, em pista, arrancada, etc, tudo bem, pois nessas situações o carro realmente é exigido e submetido a forças além do normal, mas no meu caso qquer freiada um pouco mais forte, já baixa... e ainda, o sistema é todo original, se fosse assim, nenhum galaxie/f100 com esse motor poderia freiar forte, hehehe
estava pensando agora, o filtro de oleo desse motor é daquele tipo de refil (só troca ele), que tem um copo de metal por fora, conhecem? e no meio desse copo, tem tipo um cano, com uma valvula e uma mola, não sei bem a função daquilo, mas será que pode ser algo ali?
[] s