Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Chaveta me preocupando

Chaveta me preocupando

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
10 Posts 6 Posters 1.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    gts turbo
    escreveu em última edição por

vamos nós

pra quem não se lembra eu era dono do gts que passou pro ávila e agora estou com o gti 16v que era do 16volts

montei tudo perfeito, mas oque acontece é a chaveta do virabrequim ela está trincando e quase saindo.

a chaveta fica presa na polia e no vira somente tem o buraco onde ela se encaixa.

uma ultima vez que quebrei pratinho do cabeçote, tive que encostar o carro na oficina de um cara e não pude ter o auxilio do meu preparador. quando sai da mesma, meu carro não enchia 1.8kg mesmo estando com pressão livre no buneco.

aí começou a dor de cabeça, desmontei coletor de escape, vi turbina, vi escapamento, e no final das contas era 1 dente da polia que não estava sincronizado. beleza coloquei no ponto e de cara vei 2.3, resolvido meu problema, passado 1 semana meu carro voltou a dar 1.8 no máximo e bem no dia do encontro que ia fazer uma graça.

encontei o carro e resolvi tirar as polias, e ver o porque estava saindo do ponto, esticador perfeito, polia do cabeçote perfeito, a minha cyhaveta era quem estava mastigada e pronta pra roletar, girar 360graus. quando fechei o motor passei loctaite no parafuso e estava bem preso. meu conjunto é balanciado.

estava vendo a possibilidade de se colocar uma outra chaveta na polia assim teria 2 chavetas.

o trojillo tem a possibilidade de fazer uma polia em aço na frezadora.

e aí oque faço? já que dei sorte de não ter empenado as minhas valvulas não queria correr o risco novamente.

1 Resposta Última resposta
      * Caroline Stella *

snme, o daniel mesmo sabe como resolver esse tipo de problema.

• 1 Offline
        1 Offline
        16volts

fazer uma engrenagem do zero não sei se resolve teu problema. até pq a geometria de uma engrenagem não é algo muito simples não : são vários parâmetros pra se fazer uma

o andré silva fez duas chavetas na engrenagem dele, só que como ainda não rodou não sei se surtiu o efeito desejado.

parece que esse problema acontece não só no 16v 4cyl como também no 5cyl 20v.

conversa com o rs2 e veja se o perfil dos dentes do 16v é igual ao 20v 5 cilindros. se for vc pode partir pra isso daqui

o foda é o valor… 270 euros

mas já vi uma na mão e te digo que é fenomenal o acabamento, assim como a tranquilidade de não ter a chaveta quebrando...

ah, me passou pela cabeça que a engrenagem original pode ser feita à partir do que se chama metalurgia do pó . se for o caso, a peça acaba sendo mais fraca do que uma usinada em cima de um bloco sólido (billet). como eu disse mais acima, se conseguir fazer com perfeição uma do zero o custo deve ficar menor do que trazer uma de fora, mas é algo que não permite erros.

como tá o menino ?? pelo jeito bem forte, do jeito que tem q ser :bravo:

abraços

• G Offline
          G Offline
          gts turbo

pode ter certeza, pra mim um carro turbo só fica bom quando me da dor de barriga quanto espeto a 4 marcha ahahahah

sabe aquele jeito que vc enquanto pisa tem que prestar atenção em tudo ao seu lado pois é praticamente um bicho selvagem, turbina fazendo aquele barulho chupando ar com vontade

tá por aí.

vou falar com o rs2

• G Offline
            G Offline
            Gili

problema que a cada carro teu essa dor de barriga fica cada vez mais dificil de aparecer hehehe

abs cara

• G Offline
              G Offline
              gts turbo

não entendi gili.

• G Offline
                G Offline
                Gili

não entendi gili.

to falando que pra dar a dor de barriga os seus carros tem que estar cada vez mais fortes, pq a barriga vai acostumando… daqui a poko só vai ficar satisfeito com 1000hps hehehe

abs

• M Offline
                  M Offline
                  Marcelo147T

qual foi o aperto dado no parafuso da engrenagem??? deu o torque certo no parafuso??? me paerce que o 16v e o 20v tem um torque bem sarado, daí a importancia se for o caso colocar parafuso novo.

até.

• N Offline
                    N Offline
                    Niex

vi em outro forum algo a respeito de 40 kgf, haja braço.

• G Offline
                      G Offline
                      gts turbo

beleza gili. mas mesmo assim dá uma dorzinha ahahahah

pois é gente estão dizendo que foi fala de aperto. claro que devo ter apertado mas mesmo assim tinha que ser bem mais apertado do que estava. tentarei comprar uma parafuso novo e a polia vou fazer uma chaveta nova pra desencanar.

tirarei novas fotos do bichano e apresentar a galera do pp.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários