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Chaveta me preocupando

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    G Offline
    gts turbo
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    #1

    vamos nós

    pra quem não se lembra eu era dono do gts que passou pro ávila e agora estou com o gti 16v que era do 16volts

    montei tudo perfeito, mas oque acontece é a chaveta do virabrequim ela está trincando e quase saindo.

    a chaveta fica presa na polia e no vira somente tem o buraco onde ela se encaixa.

    uma ultima vez que quebrei pratinho do cabeçote, tive que encostar o carro na oficina de um cara e não pude ter o auxilio do meu preparador. quando sai da mesma, meu carro não enchia 1.8kg mesmo estando com pressão livre no buneco.

    aí começou a dor de cabeça, desmontei coletor de escape, vi turbina, vi escapamento, e no final das contas era 1 dente da polia que não estava sincronizado. beleza coloquei no ponto e de cara vei 2.3, resolvido meu problema, passado 1 semana meu carro voltou a dar 1.8 no máximo e bem no dia do encontro que ia fazer uma graça.

    encontei o carro e resolvi tirar as polias, e ver o porque estava saindo do ponto, esticador perfeito, polia do cabeçote perfeito, a minha cyhaveta era quem estava mastigada e pronta pra roletar, girar 360graus. quando fechei o motor passei loctaite no parafuso e estava bem preso. meu conjunto é balanciado.

    estava vendo a possibilidade de se colocar uma outra chaveta na polia assim teria 2 chavetas.

    o trojillo tem a possibilidade de fazer uma polia em aço na frezadora.

    e aí oque faço? já que dei sorte de não ter empenado as minhas valvulas não queria correr o risco novamente.

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      * Caroline Stella *
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      #2

      snme, o daniel mesmo sabe como resolver esse tipo de problema.

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      • 1 Offline
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        16volts
        escreveu em última edição por
        #3

        fazer uma engrenagem do zero não sei se resolve teu problema. até pq a geometria de uma engrenagem não é algo muito simples não : são vários parâmetros pra se fazer uma

        o andré silva fez duas chavetas na engrenagem dele, só que como ainda não rodou não sei se surtiu o efeito desejado.

        parece que esse problema acontece não só no 16v 4cyl como também no 5cyl 20v.

        conversa com o rs2 e veja se o perfil dos dentes do 16v é igual ao 20v 5 cilindros. se for vc pode partir pra isso daqui

        o foda é o valor… 270 euros

        mas já vi uma na mão e te digo que é fenomenal o acabamento, assim como a tranquilidade de não ter a chaveta quebrando...

        ah, me passou pela cabeça que a engrenagem original pode ser feita à partir do que se chama metalurgia do pó . se for o caso, a peça acaba sendo mais fraca do que uma usinada em cima de um bloco sólido (billet). como eu disse mais acima, se conseguir fazer com perfeição uma do zero o custo deve ficar menor do que trazer uma de fora, mas é algo que não permite erros.

        como tá o menino ?? pelo jeito bem forte, do jeito que tem q ser :bravo:

        abraços

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        • G Offline
          G Offline
          gts turbo
          escreveu em última edição por
          #4

          pode ter certeza, pra mim um carro turbo só fica bom quando me da dor de barriga quanto espeto a 4 marcha ahahahah

          sabe aquele jeito que vc enquanto pisa tem que prestar atenção em tudo ao seu lado pois é praticamente um bicho selvagem, turbina fazendo aquele barulho chupando ar com vontade

          tá por aí.

          vou falar com o rs2

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          • G Offline
            G Offline
            Gili
            escreveu em última edição por
            #5

            problema que a cada carro teu essa dor de barriga fica cada vez mais dificil de aparecer hehehe

            abs cara

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gts turbo
              escreveu em última edição por
              #6

              não entendi gili.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gili
                escreveu em última edição por
                #7

                não entendi gili.

                to falando que pra dar a dor de barriga os seus carros tem que estar cada vez mais fortes, pq a barriga vai acostumando… daqui a poko só vai ficar satisfeito com 1000hps hehehe

                abs

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                • M Offline
                  M Offline
                  Marcelo147T
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  qual foi o aperto dado no parafuso da engrenagem??? deu o torque certo no parafuso??? me paerce que o 16v e o 20v tem um torque bem sarado, daí a importancia se for o caso colocar parafuso novo.

                  até.

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Niex
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    vi em outro forum algo a respeito de 40 kgf, haja braço.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gts turbo
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      beleza gili. mas mesmo assim dá uma dorzinha ahahahah

                      pois é gente estão dizendo que foi fala de aperto. claro que devo ter apertado mas mesmo assim tinha que ser bem mais apertado do que estava. tentarei comprar uma parafuso novo e a polia vou fazer uma chaveta nova pra desencanar.

                      tirarei novas fotos do bichano e apresentar a galera do pp.

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