Chaveta me preocupando
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vamos nós
pra quem não se lembra eu era dono do gts que passou pro ávila e agora estou com o gti 16v que era do 16volts
montei tudo perfeito, mas oque acontece é a chaveta do virabrequim ela está trincando e quase saindo.
a chaveta fica presa na polia e no vira somente tem o buraco onde ela se encaixa.
uma ultima vez que quebrei pratinho do cabeçote, tive que encostar o carro na oficina de um cara e não pude ter o auxilio do meu preparador. quando sai da mesma, meu carro não enchia 1.8kg mesmo estando com pressão livre no buneco.
aí começou a dor de cabeça, desmontei coletor de escape, vi turbina, vi escapamento, e no final das contas era 1 dente da polia que não estava sincronizado. beleza coloquei no ponto e de cara vei 2.3, resolvido meu problema, passado 1 semana meu carro voltou a dar 1.8 no máximo e bem no dia do encontro que ia fazer uma graça.
encontei o carro e resolvi tirar as polias, e ver o porque estava saindo do ponto, esticador perfeito, polia do cabeçote perfeito, a minha cyhaveta era quem estava mastigada e pronta pra roletar, girar 360graus. quando fechei o motor passei loctaite no parafuso e estava bem preso. meu conjunto é balanciado.
estava vendo a possibilidade de se colocar uma outra chaveta na polia assim teria 2 chavetas.
o trojillo tem a possibilidade de fazer uma polia em aço na frezadora.
e aí oque faço? já que dei sorte de não ter empenado as minhas valvulas não queria correr o risco novamente.
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snme, o daniel mesmo sabe como resolver esse tipo de problema.
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fazer uma engrenagem do zero não sei se resolve teu problema. até pq a geometria de uma engrenagem não é algo muito simples não : são vários parâmetros pra se fazer uma
o andré silva fez duas chavetas na engrenagem dele, só que como ainda não rodou não sei se surtiu o efeito desejado.
parece que esse problema acontece não só no 16v 4cyl como também no 5cyl 20v.
conversa com o rs2 e veja se o perfil dos dentes do 16v é igual ao 20v 5 cilindros. se for vc pode partir pra isso daqui
o foda é o valor… 270 euros
mas já vi uma na mão e te digo que é fenomenal o acabamento, assim como a tranquilidade de não ter a chaveta quebrando...
ah, me passou pela cabeça que a engrenagem original pode ser feita à partir do que se chama metalurgia do pó . se for o caso, a peça acaba sendo mais fraca do que uma usinada em cima de um bloco sólido (billet). como eu disse mais acima, se conseguir fazer com perfeição uma do zero o custo deve ficar menor do que trazer uma de fora, mas é algo que não permite erros.
como tá o menino ?? pelo jeito bem forte, do jeito que tem q ser
abraços
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pode ter certeza, pra mim um carro turbo só fica bom quando me da dor de barriga quanto espeto a 4 marcha ahahahah
sabe aquele jeito que vc enquanto pisa tem que prestar atenção em tudo ao seu lado pois é praticamente um bicho selvagem, turbina fazendo aquele barulho chupando ar com vontade
tá por aí.
vou falar com o rs2
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qual foi o aperto dado no parafuso da engrenagem??? deu o torque certo no parafuso??? me paerce que o 16v e o 20v tem um torque bem sarado, daí a importancia se for o caso colocar parafuso novo.
até.
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beleza gili. mas mesmo assim dá uma dorzinha ahahahah
pois é gente estão dizendo que foi fala de aperto. claro que devo ter apertado mas mesmo assim tinha que ser bem mais apertado do que estava. tentarei comprar uma parafuso novo e a polia vou fazer uma chaveta nova pra desencanar.
tirarei novas fotos do bichano e apresentar a galera do pp.