Quando deixar o grau de ignição num carro original
-
fala galera
eu tenho um citroen zx 2.0 16v que ta com fuel tech.
a taxa original dele é de 10,5.
atualmente estou rodando no alcool e futuramente quando arrumar um problema com os bicos irei fazer um acerto decente nele com alguem que realmente manje
mas como estou usando o carro mesmo desregulado, eu queria ter uma ideia de quanto eu posso deixar o ponto de ignição.
eu deixei ele todo em 30º, tanto lenta, quanto motor frio, quente, em alta rpm e etc.
vocês conseguem me ajudar com quanto eu posso andar que tenha um melhor resultado.
valeu galera
-
cara vou passar oque tinha na minha quando gerei o mapa base tenta isso e depois altera
ponto por rotação
rpm-ponto
500-20º
1000-18º
1500-20º
2000-24º
2500-28º
3000-30º
3500-32º
4000-31º
4500-30º
5000-31º
5500-32º
6000-31º
6500-30º
7000-29º
ponto/map-vacuo
+4º/-0,9
+3º/-0,8
+2º/-0,7
+2º/-0,6
+3º/-0,5
+4º/-0,4
+5º/-0,3
+6º/-0,2
+6º/-0,1
+6º/-0,1
+7º/-0,0
tenta assim e conte como ficou
-
snme o gaucho postou algo a respeito de como ele configurou a curva de avanço do cit dele.
-
tb tenho mt interesse em saber como acertar o ponto nesse tipo de ie…
-
então, mas um mecanico amigo meu falou q esse tipo de ie, pede mais ponto q uma original.
inclusive teve um caso de um carro q estava grilando e ele teve q dar mais ponto para parar de grilar…
segundo um curso da ft, isso eh normal. se tiver pouco ponto e mt combustivel, o motor grila...
e eu sempre pensei q quando tava grilando tinha q tirar ponto.
-
veja bem, eu falei mapa básico, só o suficiente pra começar a fazer o carro andar…
porque afinar mapa de ponto é bucha de canhão - tem que ter muito feeling e cuidado.
agora, falar que ie standalone pede mais ponto que original .... sei lá, esquisito isso.
quem pede ponto é o motor, e não a injeção...
-
sim ricardo eu entendi o q vc falou, mas eu ja estou falando mais a frente… hehehe
e isso de pedir mais ponto, eu vi pessoalmente... tava no carro quando grilava com apenas 15º fixo, e lambda 0.86. mexemos em combustivel e nada.
ai um cara q fez o curso da ft falou pra ele meter ponto no carro (aspirado, pra turbo não sei como fica...), e o carro parou de grilar. não esquentou e tava com o motor girando mt mais livre...
-
só vejo uma explicação viavel para isso: ponto atrasadão fazendo ferver a valvula de escape e a mesma estar gerando pre-ignição. não tem lógica ponto atrasado fazer grilar ( pelomenos ainda nao consegui enxerga-la )…
-
pois eh, mas no curso que a ft promove, eles explicam mt bem isso… mas o cara q fez o curso, so passou um pouco pro mecanico q frequento...
outra 15º não seria ponto atrasado correto?
-
só vejo uma explicação viavel para isso: ponto atrasadão fazendo ferver a valvula de escape e a mesma estar gerando pre-ignição. não tem lógica ponto atrasado fazer grilar ( pelomenos ainda nao consegui enxerga-la )…
com certeza,nesse mato tem coelho.
pois eh, mas no curso que a ft promove, eles explicam mt bem isso… mas o cara q fez o curso, so passou um pouco pro mecanico q frequento...
outra 15º não seria ponto atrasado correto?
se for em ap, sim, 15º passa a ser ponto atrasado pouco depois da rotação de marcha lenta. atrasado no caso não é ponto negativo, fazendo a ignição depois do pms, só que lembre do fato da demora da queima, qto mais alta a rotação, mas adiantado tem q estar o ponto de ignição para compensar a tal demora.
nisso q se ve motores com fortíssimos e eficiêntes sistemas de ignição e q rodam com o ponto sem tanto avanço em relação aos outros.
-
com certeza,nesse mato tem coelho.
se for em ap, sim, 15º passa a ser ponto atrasado pouco depois da rotação de marcha lenta. atrasado no caso não é ponto negativo, fazendo a ignição depois do pms, só que lembre do fato da demora da queima, qto mais alta a rotação, mas adiantado tem q estar o ponto de ignição para compensar a tal demora.
nisso q se ve motores com fortíssimos e eficiêntes sistemas de ignição e q rodam com o ponto sem tanto avanço em relação aos outros.
então tia, tb achei mt estranho isso mas na pratica funcionou assim.
outra 15º em motor com pistões retos, junta de aço da mais fina da spa, e cabeçote com 2 mm a menos, não seria atrasado certo?
-
então tia, tb achei mt estranho isso mas na pratica funcionou assim.
outra 15º em motor com pistões retos, junta de aço da mais fina da spa, e cabeçote com 2 mm a menos, não seria atrasado certo?
tio, essa era a config q tinha meu voyage aspirado (coisa de 15:1 de taxa), e a junta era de papelão, fina. 15º de inicial, e la pros 36º final.
-
pois eh, 15º então tava pouco…
mas de qq forma ele foi baixando pra ver se parava de grilar... quando andei no carro, ele estava so com os 15º travados pra teste.
no final das contas, deve ter passado de 40º, pois o mecanico achou mt ponto, mas o carro ficou perfeito com isso, e parou por ali...
por isso q achei estranho. 2 mecanicos falarem q esse tipo de ie pede mt mais ponto q o normal ...
e esse mesmo carro com his aspro, e ignição hall so grilava com mt ponto, e não com pouco ponto...
-
seria esse aquele tão falado (a um tempo atras) bug da ft na parte de ponto?
pq não tem lógica, é o mesmo q dizer pra alguem tentar apagar incendio usando extintor cheio de gasolina.
-
era pandoo. mas testou em outro carro com ft, e o resultado foi similar. em todos os casos teve q colocar mt mais ponto que o sistema anterior (carburador, ie original, his, etc)
e concordo plenamente com vc tia, isso vai totalmente contra a logica… por isso que assinei esse topico, pra ver se mais alguem percebeu isso...
-
se não tiver erro ali nos sistemas (q até onde eu sei, possuem algumas semelhanças), a única explicação seria uma grande diferença na forma dessas ies lerem o ponto.
-
tbm acho estranho… que já ví e acho relacionado é carro que pipoca na admissão melhorar muito com um pouco mais de ponto (tbm num faz sentido, pipocar é sintoma de mistura pobre e naum falta de ponto).
outra coisa é que avanço é avanço... o motor num tem como saber quem ta dando a faisca em determinado ângulo... se for uma bosch, marelli ou ft... ele num sabe...e fisicamente num tem como mudar a carcteristica da queima sem mudar algo da queima (mistura, ponto em si,ou dimensinais do motor tal como comando, taxa, etc)
-
nao sei… como a carol falou nesse mato tem coelho... mesmo a megasquirt usa retardo de ponto para amansar as batidas de pino ( lidas atravéz do knock sensor).