isso é uma discussão interminavel… tem um topico enorme ja falando sobre isso, é só procurar...
na minha opnião é possivel sim ter um motor com eficiência acima dos 100%, mas para isso tem que ser feito um trabalho muito extenso e minucioso de tunel ram s, admissão, cabeçote, comando, pistões, escape, geometria interna... não é qualquer motor de linha que pode chegar a tal e o trabalho só pode ser executado por preparadoras ou institutos/centros de engenharia que tenham know how, softwares, bancadas de fluxo, dinamometro... como a cosworth, bmw motorsport, judd, ferrari, honda racing (mugen), berta, etc...
outra coisa, quais motores comerciais são citados nesse teste?
abraço
matt5, em relação aos motores comerciais eram 1 aeronáutico e os restantes todos v8 aplicados a carros de passageiros.
quanto a eficiência, leva-se em consideração, basicamente, potência, cilindrada e rotação para calcula-la, como você pode verificar nos simuladores acima, se vc tirar 200 cv de um ap 2060cc a 6500 rpm, no álcool, o resultado de eficiência será esse,101% ~ 102%, acredito que seja totalmente aceitável tirar essa potência dessa configuração.
como tbm é citada em algumas matérias quase todos os motores de linha, bem desenvolvidos para competição, atingem mais de 100%, isso não significa que qualquer motor vai chegar a 110%, por exemplo, a diferença de 100 pra 110 é enorme.
claro, quanto mais antiga a concepção, mais difícil atingir essas eficiências, tenho um livro sobre os ford ohc 2.3, onde é citado que não se tinha conhecimento de um exemplar com mais de 100%, isto em 1984, sabemos que a preparação de motores avançou muito na última década, inclusive no brasil, logo seria de se pressupor que este valor não é mais uma barreira tão difícil de transpor.
aqui tem um resultado de dino de um honda feito nos eua, com 120%, claro que é um preparador de altíssimo nível. porém são 120% num motor de linha.
matéria completa: www.theoldone.comarticleslarrysciviclarrys_civic.htm