galera, eu tenho videos e graficos de dinamometro de um passat com fuelbox com 450cv no motor e miolo original
era um 1.9, ou seja, era bem destaxado. usava 2,4 de pressão pra atingir os 450cv. video ta no meu login no youtube, é de 2008 se quiserem procurar.
a potencia vinha em alta, entao o pico de torque nao era tao absurdo, porque tinha cabeçote com comandao. o problema de turbo em um motor original, com comando original e tudo mais é que o torque vem muito forte e em giro muito baixo, entao a pme e tudo mais acaba quebrando tudo.
a questao da potencia depende muito em que rotação vem essa potencia, qual o pico de torque em qual giro e essas coisas que vão minando o motor até a quebra…
esse motor durou até bastante, muitas puxadas em dinamometro e 2 ídas pra arrancada, mas uma hora a biela quebrou (caso classico de fadiga)
não teve problemas em pistoes.
eu acredito que um ap original, taxadinho, até aguente 300cvs, mas nao se sabe por quanto tempo nem em que tipo de uso...
uma coisa que tenho certeza é que biela torta em um gm f1 1.8 com 0,8 de pressao não é fadiga nem excesso de potencia
tbm concordo contigo, esse ap, aguentou mto tempo, mas com bielas forjadas, mas uma coisa é certa, tudo uma hora quebra nessa vida, mas não é o caso de sair derretendo pistão com 300cv.
tbm não vou julgar esse seu ap de 450cv, nem perguntar se cambio era original e se a bielinha era original, cada caso é um caso.