faz bastante tempo que eu quero montar uma diversão de fim de semana com certo nível de confiabilidade e sem gastar muita grana.
eis que um amigo meu resolve por me oferecer o seu carro, um dett gsi ano/modelo 1992/1993 na cor vermelho creta (vinho metálico), até bem conservado mas já com seus mais de 200.000 km (sem abrir o motor). É que a mulher dele tá grávida e a coleira apertou, agora ele vai pegar uma peruinha pra poder levar as tralhas do filho que vem.
vi aí uma clara oportunidade de pôr meu projeto em prática, visto que o preço oferecido foi abaixo de mercado. o motor ainda não fuma nem nada, mas já escutei um leve "serradinho" e julgo já pedir uma retífica nos próximos 20 a 30.000 km. aproveito então a retífica e já monto meu projeto como na listinha abaixo:
ecu bosch motronic 1.5.4
cabeçote/polias ecotec x20xev (dos vectra, astra e zafira 2.0 16v)
trabalho nas sedes e cantos vivos do cabeçote
borboleta c20xe (vectra gsi e calibra)
admissão c20xe ou x20xev
filtro k&n (inbox)
velas ngk iridium bkr8eix
bicos x20xev flexpower (astra flex)
kit retífica com pistão de monza a álcool +.5mm (bombas de óleo/água, pistões/anéis/pinos, vira, bronzinas, retentores e juntas)
coletor de escape tubular 4x1
volante de monza fase i
discos de freio 260/270mm (meriva 8v)
pinças/suportes do vectra cd 16v
pastilhas acdelco
amortecedores +30%/40% de carga dianteira/traseira
Óleo castrol magnatec api-sn sae 5w30 ou 10w30 ou 15w40
condicionador de metais militec-1
aditivo do radiador acdelco coolant long life
fluido de freio elf dot 5.1
Óleo da transmissão acdelco sae 80 rtl
eu tinha um projeto mais ou menos parecido na cabeça, comprei a edição 15 da "tech speed" que por coincidência trata do mesmo assunto e então dei uma "mesclada" nas duas listas - a minha e a da revista.
cameçando pelo cabeçote… por que não o do c20xe? simples, os ks que vieram pro brasil em sua grande maioria sofrem de porosidade (não quero correr esse risco) e os coscast não são mais encontrados. quando o são, o preço chega a bater o dobro do normal a ser pago por um x20xev e o ganho não vale o custo.
quanto à ecu, vou colocar a do vectra uma vez que a original do kadett gsi (bosh le-jetronic) é analógica. com a 1.5.4 vou ganhar como vantagens o sensor de detonação, a possibilidade de fazer diagnóstico do motor (com os códigos de defeitos), controlar a ignição no mesmo modulo e a correção da mistura por lambda. porque não montar programável? bom, eu não quero uma simultânea ou semi-sequêncial e não posso gastar r$4.000 num módulo "de verdade".
aonde posso levar meus amortecedores para trabalhar?
no capítulo óleo, minha dúvida é fundada nos seguintes pilares: o óleo menos viscoso indicado para o kadett na época era o 15w40. logo depois, na época do vectra de segunda geração (que usa motor quase igual) já era permitido o uso do lubrificante 10w30. por fim temos os vectra elite 2.4 16v (x24sfd), que usam o mesmo cabeçote do x20xev e já permitem o uso do 5w30. sendo assim, com o motor "zero quilômetro" e cabeçote moderno, "mando brasa" no 5w30 mesmo?
no fim das contas, alguém conhece algum preparador bom de serviço que montaria e acertaria esse carro na lambda e no dinamômetro?
abração!