aos amigos do fórum… um desabafo me desculpem os moderadores se este não for o espaço correto.
queria dispensar algumas palavras sobre a vistoria do detran e minha experiência recente....
bem, comprei o meu gol há um ano e este mês precisei realizar a vistoria do detran devido a um problema com o documento de compra e venda do meu carro. tenho um gol 92 1.9 turbo, legalizado no doc suspensão, motor, potência, combustível e td mais. sou bem criterioso com isso e faço questão de andar 100% em dia pra não ter que ouvir besteira na rua de nego folgado. sou de sjcampos, sp e precisei ir até jundiaí fazer a vistoria. cheguei lá, passei no despachante. até aí normal. de lá precisamos ir até dois lugares distintos fazer duas vistorias uma de motor e chassi e outra da carroceria. já sabendo que os caras tem raiva de carro turbo fui com o golzão alinhado, sem detalhes na vistoria de motor td ok, sem problemas... agora minha dor de cabeça começou na vistoria de carroceria..... o cara me chamou e chamou mais uns 6 carros todos num pátio coberto; começou que o cara gritava conosco como se estivesse tocando uma boiada.... do tipo posso te fuder a qualquer momento entendeu? . vistoriou uns dois carros antes do meu e chegou em mim. começou pedindo o laudo do inmetro das alterações. respondi bem educadamente que se estava no doc a alteração não havia necessidade do laudo. depois começou a ver cada detalhe e foi me perguntando tudo e me tratando como um cavalo..... palheta, escapamento, roda, pneu, lataria, farol, ré, triangulo.... tudo o que vcs possam imaginar. resumo, me barrou dizendo que eu estava irregular, precisava trocar palhetas, retirar as luzes super brancas do farol e do farol de milha, arrumar escape que tava furado e ainda colocar uma lâmpada de freio pq o gol acende duas e uma minha do lado direito tava queimada..... antes de acabar a vistoria, fui conversar com o cara e pedi educadamente para que me respeitasse e respeitasse aos demais. não vendo resultado, acabei apelando. sou militar do exército e tive que discutir. não que eu quisesse passar meu carro, pelo contrário, fiz questão de arrumar cada detalhe, voltar lá e não dar margem pra ficar irregular, mas pelo tratamento dispensado a mim e aos demais. disse que se desrespeitasse mais uma vez qualquer um lá eu iria levar o caso pra frente. aí sim ele amansou....
resultado: estava numa cidade que não conheço e precisei fazer um puta corre pra arrumar tudo e ainda retornar lá antes das 16 horas (horário que fecha). perdi um dia de serviço e se não conseguisse fazer a vistoria naquele dia teria que retornoar a jundiaí apenas pra nova vistoria de carroceria.
deixo meus aplausos aos honestos que cruzei no caminho, em especial o sr. aguinaldo e seu irmão, da project escapes especiais que parou o trampo e me ajudou muito.
deixo meu lamento aos desonestos e mal educados, que cumprem suas funçoes não com gosto mas por obrigação, sem a mínima vontade de ajudar. pelo contrário, apenas criando impasses.
desculpem pelo desabafo mas os caras se sentem com o poder na mão e me senti impotente diante daquilo além de revoltado com o tratamento dispensado.
fica o aviso aos legalizados - e não legalizados - de que quando forem comparecer a vistoria, para não terem surpresas, olhem tudo... até o reservatório de água do limpador..... e exijam pelo menos um tratamento adequado para a situação.
espero ter ajudado.....
gde abraço, marcelo.