fala galera, blz.
estou terminando a restauração de um opala 1979 6 cil 250-s e estou com uma duvida grande pois pretendo fazer o motor levemente aspirado com injeção eletronica com custo reduzido ao maximo.
possuo um modulo digipulse full comprado do usuario jonas_caje aqui do forum. o carro será usado para passeios nos finais de semana e viagens aos encontros.
andei lendo a racemaster dos ultimos 12 meses e entrei em contato com alguns amigos em alguns foruns para esclarecer algumas duvidas, … vamos a elas:
1- alguns (inclusive as revistas) citam como possibilidade de uso o modulo his aspro para injetar o motor do opala, alem de condenar o uso da digipulse full. porque um modulo com correção apenas por rpm x tps seria mais indicado que um que possui correção por rpm, tps, temperatura do motor e map, apesar de analogico???
2- para uso urbano, seria melhor os bicos estarem afastados da entrada do cabeçote ou proximos a ela? a maioria dos coletores vendidos no mercado possuem os bicos proximos ao cabeçote.
3- qual seria a vazão aproximada dos bicos se fosse usar 6 bicos proximos ao cabeçote? e qual seria a vazão aproximada se fosse usar apenas 4 bicos proximos a uma tbi dupla estilo weber 40? lembrando que o combustivel será a gasolina e que se for possivel usar bicos vendidos em autopeças é melhor.
4- qual o diametro maximo da borboleta para ter uma boa relação entre torque e potencia em um carro de rua? haveria a necessidade de comprar um coletor com dutos maiores ou um coletor original adaptado para a nova boboleta traria uma melhor dirigibilidade devido aos dutos menores??
5- o uso de um cotovelo em 90º, fazendo com que o corpo de borboleta (nesse caso uma de corpo unico) fique deitada e um pouco mais distante do cabeçote traria melhora significativa no torque e na dirigibilidade?
sei que existem modulos de excelente qualidade no mercado mas como o carro será usado apenas na rua e ha o compromisso de manter o custo reduzido no projeto, pretendo usar a digipulse mesmo e só partir para outra se ela não funcionar de maneira nenhuma. usar a megasquirt está fora de cogitação.
se alguem ja tiver usado a digipulse em um carro aspirado, gostaria de saber como ficou o funcionamento.
se alguem tiver alguma dica sobre os sensores, tb são bem vindas.
abraço a todos