acho errado você duvidar da qualidade de algo por não estar andando entre o que se tem por top… nem sempre é o intuito do produto, concorda??
a ms tem a vantagem de ser versátil, e tem carro lá fora andando na casa dos 11s rodando com ela numa boa (fwd 4 cilindros turbo), bem como um studebaker v8 big block bi-turbo que compete no deserto de sal (242 milhas/h de média está suficiente pra provar q funciona? )
em contrapartida, a ms não possui suporte por ser open-source. também está longe de ser algo plug and play (pois o usuário tem que contornar diversos problemas que sempre surgem na instalação).
uma aem, motec, haltech possui facilidade e suporte, já é algo muito mais mastigado, logo, pra um mecânico, é muito mais fácil não ter que resolver picuinhas.
quanto as correções da mega, dependerá do usuário. ela possui bastantes recursos, basta você ler os manuais dela (http://www.msextra.com/ e procure por manuals, tem tanto da 1 quanto da 2, que é mais recente). a correção por sonda que se discute aqui é a correção por sonda em cargas parciais, buscando a condição de queima estequiométrica, isso não depende de nenhum grande algorítmo pra funcionar, e a suavidade dependerá do que for configurado (intervalos entre correções, limites de rpm, tps, tempratura etc).
corrigir em plena carga, se for algo que foi bem calibrado, não tem pq ser feito, contanto que a qualidade do combustível se mantenha e seu carro esteja em perfeitas condições, não acha?
a mega tem todas as condições de funcionar 100% liso num motor. eu digo por experiência, com pouco percurso o carro já ficou andável. um amigo trocou a injeção flex de um ap por uma ms tocando o motor original (pra pegar intimidade pro que viria depois). ficou bem legal. de intermediária ficou bem mais esperto e o consumo na estrada permaneceu a mesma coisa, andando com correção de sonda ligada.
agora a mega tá gerenciando uma mecânica bem musculosa e tá indo super bem. óbvio que o projeto dela não é perfeito e deve ter alguma(s) limitação (ões), assim como a ft, haltech, pandoo, fuelbox, motec também tem em maior ou menor grau.
lá por fevereiro, se quiser dar um rolê em condições diversas de altitudes e temperatura (praia, serra etc) será um prazer mostrar que a ms funciona, e muito bem
gde abraço,
daniel
daniel gostaria de deixar claro que cada coisa tem a sua aplicabilidade, e no caso na megasquirt não é diferente…não falei em momento algum que não funciona. apenas questionei sobre suas correções, especificamente correção por sonda... quando vc fala de correções em cargas parciais acredito que de fato possa ser feito, mas, o que todos aqui desejam é que a correção resolva todos os defeitos de calibração e digo a vc que isso é muito difícil, já que as variáveis são inumeras(vão do combustível a comandos e outros fatores climáticos e atmosféricos).. na aem utilizamos a correção por sonda e digo a vc que a injeção toda hora está se ajustando em cargas parciais e só pra exemplificar o ajuste que é feito com o carro a temperatura de 70º por exemplo é alterado quando chega a 90º. como a injeção altera o mapa principal de injeção quando vc funcionar o carro novamente e a temperatura chegar a 70º o mapeamento não estará adequado pq foi alterado para funcionar bem a 90º.
isso é só um exemplo, daí a dificuldade de se desenvolver um ajuste preciso de correção por sonda. quando a injeção não possui esse recurso vc pode utilizar correções individuais por temperatura da agua nesse exemplo dado, e não terá interferências pq a sonda não irá corrigir o mapeamento na determinada temperatura. esse é o caso da fueltech que como não possui correção por sonda o mapa principal só alterado caso vc habilite as correções por temperatura de água, ar, rotação e tensão do sistema elétrico. essas correções uma vez habilitadas irão alterar o mapa somente naquele ponto. caso houvesse a correção por sonda o mapa principal poderia ser alterado e as correções inicialmente habilitadas poderiam não mais serem úteis... daí a dúvida sobre a megasquirt.o que o heraldo quis dizer com dificuldade para desenvolvimento desse recurso é exatamente essas situações.
acredito sim que existam vários carros acertados com megasquirt, como existem com digipulse, his, fueltech, pandoo, aem, motec, halltech, electromotive. já vi pessoas falando de dificuldades de acerto com a fueltech para trechos de serra, mas, outros conseguiram o acerto de outra forma.
terei maior prazer em andar com vc pra ver o acerto e conhecer um pouco mais sobre a megasquirt.