fiquei bastante interessado nesta "receita" e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:
1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?
2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?
3 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?
4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.
5 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?
6 - o consumo irá aumentar muito?
me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.
desde já agradeço,
rodrigo passos
não tenho todas as respostas, mas talvez possa te ajudar com as perguntas 1, 4, e 5.
1. seu bloco precisará passar por retífica para comportar os pistões do ea111 (pode ser da kombi 1.4 ou vw 1.6, que equipa gol, voyage, saveiro, fox, polo, golf, etc). os pistões fiasa têm 76mm de diâmetro, e os pistões do ea111 têm 76,5mm (ambos std). de todo jeito precisarás abrir os cilindros;
4. procure o pessoal da sobecomandos (www.sobeocomandoesperto.com.br) e dê uma olhadinha nessa tabela: http://www.sobeocomandoesperto.com.br/images/catalogo_perfis.pdf; tente conversar com algum técnico de lá e explique sua necessidade;
5. já ouvi falar que a injeção original desse motor é "inteligente" o suficiente para perceber a mudança e corrigir a alimentação, mas se programe para fazer alterações na injeção eletrônica. talvez o módulo da versão 1.5 resolva o problema, mas eu optei pela injeção programável, já que vou de turbo.
um abraço.
muito obrigado pelas respostas. vou dar uma olhada na tabela e no site.
abraço