com um ganho de 8% a 17%, segundo alguns cálculos e sem modificar demasiadamente, apenas para ganhar torque e alguma economia, mas sem milagres. o aumento da cilindrada leve conforme o colega citou anteriormente, taxando um pouco e o retrabalho que você mesmo citou. até aí tudo relativamente simples.
agora eu adicionaria um comando com pelo menos 8º graus a mais na admissão mantendo a duração do escape e um lift 1,8 mm maior, retirar o cabeçote para o retrabalho e aproveitaria para dar um jato de tinta cerâmica para alta temperatura nos dutos e válvulas de escape(não esquecer da cura). para terminar, buscaria um coletor pelo menos 3 cm maior para fazer o efeito ram aparecer já nas rotações mais baixas. parece simples, mas é necessário um preparador bem consciente do projeto para sintonizar bem o conjunto.
o ganho é sensível, mas nada assustador. o custo benefício… somente o dono, ao verificar o orçamento, vai entender se é viável ou não.
espero ter ajudado de alguma forma.
agradeço e vou colocar estas dicas no meu projeto!! interessante esta tinta cerâmica, com certeza vai ajudar muito na distribuição dos gases! valeu, abraçoo