salve galera, tudo bom?
estou em vias de comprar um chevrolet vectra cd 2.2 16v manual 1999/2000 (facelifted) com couro, tc e teto, com exatos 100.000 km. tudo bem que 138 cavalos e 20,8 kgfm são numeros bons, mas não o bastante para um verdadeiro entusiasta. escolhi o vectra b por ser um modelo bonito, elegante e confortável até os dias de hoje, com um valor de compra acessível, muito aerodinâmico (cx de 0,28), com soluções modernas até hoje (suspensão traseira multilink e subchassi, por exemplo) e um powetrain robusto e sem mistérios.
agora vamos à preparação. meter-lhe-ei o caracol da sacanagem, mas num veneno não exatamente convencional.
ainda bem, a gm oferece suas peças por um preço bem atraente. por isso, vou adquirir na cc um bloco x24sde (do vectra elite 16v flex, mas somente o bloco mesmo) e o respectivo cabeçote, para, em cima destes alicerces fazer um motor bem resistente. quero algo forte, mas com bom torque em baixa e com uma turbina civilizada, para poder andar na cidade de boa.
no cabeçote eu vou mandar fazer um trabalho bacana nos dutos pra aumentar o cfm, com direito a válvulas novas e o caramba a quatro, e deixá-lo no limite da radicalidade (aquele ponto que se envenenar mais, tira o prazer) que podemos utilizar na rua. onde fazê-lo?
comandos merecem atenção especial… schrick são mesmo bonsó e quanto ao preço? graduação e levante também são mistérios pra mim neste caso...
bom, vamos aos pistões... este 2.4 do vectra tem o diâmtro dos cilindros de 87,5 mm, sendo muito comum encontrá-los com 88 mm, alguma ocorrência de 89 mm e já ouvi falar em 90 mm, mas ver que é bom, nada... então... gostaria de saber como seria os trabalhos no bloco, se ele não vai perder muito a sua rigidez. então, eu gostaria de saber sobre onde comprar e marcas boas deste pistões, camisas e guard blocks.
vira... aqui começa outra parte incomum... não vou usar o do 2.2 muito menos o estratosféricamente grande do 2.4 (mais de 100 mm) e sim o 2.0, de 86 mm, passado pra 90 mm, para não passar do limite quadrado . gostaria de saber como é esse serviço, quanto gasto e onde acho um vira forjado bacana. bronzinas clevite mesmo.
falando em bilas, não tem como fugir do padrão: forjadas (4340) dos 2.2/2.4 (148 mm). com essa receitinha básica de motor quadrado + cabeçote multiválvulas + r/l favorável (0,3) espero que esse motorzinho fique quase nada áspero e um bom girador.
na parte eletrônica, injeção e ingnição a clássica ft400, uma fueltech wide-band02 com sonda bosch 7.2 ou 7.9 (me ajudem nessa hahah), um knock sensor da ft também (será que vai ser útil), flauta em alumínio (1 bancada só), coletor em alumínio também, 4 tbi de omega 4.1, injetores delphi 120 lb/h 2,2 ohms, bomba de combustível 750 lb/h, bobinas individuais de marea turbo, ft sparkpro-4, velas ngk iridium grau 9 14mm e um 3 step da msd pra quando quiser brincar > neste caso... o que sugerem, e, no caso das bobinas, é melhor isso mesmo?
escape completo em inox, sem estrangulamentos, 4x2 dimensionado (nada de invenção de moda por aqui). pra variar, aceito sugestões de onde fazer
falando em óleo, pretendo meter um cárter seco para c20xe (do calibra e do vectra gsi) com uma bomba externa... tá bom ou estou usando canhão pra matar formiga? agora, e o óleo em si?
agora a parte boa... kit turbo, qual vocês acham bacana? em termos de turbina eu já me resolvi, quero uma garret roletada. terei um motor 2.3 em mãos (2290 cc), e nessa faixa de cilidrada e potência que eu busco, tenho as gt-2876r (1.8 a 3.0, de 280 a 480 hp), gt-3582r (2.0 a 4.5, de 400 a 650 hp) e a gt-4088r (2.0 a 5.7, de 400 a 700 hp), o resto é inadequado ou para mais ou para menos. lembrando que quero um carro utilizável também na cidade, qual sugerem? fico na dúvida quanto à pressão também...
de resto, tipo bomba de água, compressor do a/c, bomba da dh e etc, pretendo colocar oem mesmo.
sobre a transmissão, penso em mandar forjar na sapinho, mas e quanto às relaçõesó deixa original, encurta, alonga... homocinética, trizetas... o resto tudo aguenta?
freios... um kit completo com discos de 312mm da powerbrakes julgo de bom tamanho, certo confrades?
de suspensão, vou mandar umas molas red coil e amortecedores de dupla ação fênix, sugerem outrasó instalarei também buchas em pu e coxins do motor em alumínio... marcas, preços?
bom... é isso pelo que podem perceber, o terreno está um pouco inexplorado e espero poder contar com a ajuda de vocês apara fazer este projeto que julgo um espetáculo julgo gastar em torno dos 20 contos em peças, como fica a questão da mão-de-obra e onde fazer, a mvs é boa? se tiver uma oficina aqui em mg (à altura), melhor ainda...
abraços, desculpem o put* transtorno e a falta de conhecimento, grato a atenção