particularmente eu sempre gosto de comparar os motores de moto de alta cilindrada com os dos carros de baixa cilindrada (que ficam entre 1.0 e 1.6), é estranho como eles tendem a ser mais fortes (torque e cavalagem) do que os dos carros de cilindrada semelhante.
na pratica podemos perceber o seguinte: compressores mecanicos, turbos e intercoolers sempre são instalados junto de adição de mais combustivel (as vezes bicos injetores extras); afinal, mais ar precisa de mais combustivel. isso aumenta a potÊncia (capacidade de transformar um tipo de energia em outra).
uma outra forma para melhorar o motor seria aumentando o rendimento dos componentes: retirando obstruções das tubulações de admissão e escape (melhorando as curvas, catalizadores, abafadores, filtros), instalando dutos dimencionados de admissão e escape (as vezes maiores que os originais),reajuste no sistema de ignição, também cabeçote com 16v (ou 20v se quiser mesmo gastar).
enfim, pra melhorar os motores tem uma infinidade de meios que podem requerer trocas de componentes (ex.: cabeçote), adiÇÃo de componentes (ex.: turbocharger), regulagem (ex.: chip potência) e até destruiÇÃo de partes ja existentes (ex.: furos extras na caixa de filtro de ar).
fica ai algumas opções que podem lhe agradar o bolso. quer inspiração pra motores aspirados de baixa cilindrada? estude sobre a suzuki hayabusa (http://pt.wikipedia.org/wiki/suzuki_hayabusa)