Tipo fivetech
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ai vc forçou a amizade…
o tipo é um carrinho mto simpático e de várias qualidades. havendo o sedicivalvole não se faz tão necessário colocar um fivetech, mas pra ouvir o ronco dos 5 cilindros, todo esforço vale a pena.
lá na empresa temos um marea 2.0 20v. ele é molengão nas curvas, não transmite mta segurança e balança todo. mas do fivetech não tenho do que reclamar... acabou de virar 310.000 km sendo mal e porcamente cuidado e o motor nunca apresentou um problema sequer.
quando tivermos a oportunidade de travar uma conversa informal sobre o assunto , talvez você entenda o meu ponto de vista sobre o fivetech . sem dúvida uma peça de tecnologia refinada , porém fora de tempo e lugar ao resolverem lançá-lo aqui . para mim , a fiat poderia antecipar o sucesso do línea com o marea caso fosse mais conservadora . no caso , sucesso não significa necessariamente um estouro de vendas , mas a consolidação da posição no segmento de médios , que abre caminho para um sucesso maior no futuro o qual seria inviavel independentemente das qualidades técnicas de um modelo sem um predecessor .
isso tem muito mais a ver com a política comercial da marca para um mercado do que com tecnologia pura e simplesmente . muito menos tem qualquer relação com essas conversinhas fiadas sobre durabilidade e preço de manutenção de um veículo dessa categoria . é para ser caro mesmo pelo o que oferece .
quanto ao tipo , é um carro de excelentes qualidades e absurdamente injustiçado . é só ver a quantidade de tipos que sofrem pra mais de década na mão dos manos pela desvalorização , sem qualquer manutenção , e rodam aí valentes , muitas vezes com todos os opcionais em funcionamento .
com o tempra o que ocorreu no brasil foi uma tentativa semelhante a do fiat 147 de adaptação da suspensão traseira às condições de piso nacional . entretanto , dessa vez betim não logrou êxito , ao contrário da brilhante solução encontrada no 147 e no uno . assim como o modelo europeu , ela é independente nas 4 , mas possui uma configuração independete de barras de torção cruzadas , é um negócio esquisito de explicar . no tipo , não houve essa caganeira e para surpresa dos engenheiros brasileiros , ela se comportava muito melhor que a suspensão tropicalizada .
a paz .
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mas até a década de 90 , parece que a palavra pragmatismo foi lobotomizada dos cérebros que trabalhavam na fiat . se bem que foi essa fiat maluca do ponto de vista comercial que eu aprendi a admirar , mais que a fiat equilibrada de hoje .
a paz .
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ai vc forçou a amizade…
o tipo é um carrinho mto simpático e de várias qualidades. havendo o sedicivalvole não se faz tão necessário colocar um fivetech, mas pra ouvir o ronco dos 5 cilindros, todo esforço vale a pena.
lá na empresa temos um marea 2.0 20v. ele é molengão nas curvas, não transmite mta segurança e balança todo. mas do fivetech não tenho do que reclamar... acabou de virar 310.000 km sendo mal e porcamente cuidado e o motor nunca apresentou um problema sequer.
troca de óleo a cada quantos km?
imagino que se usar um bom sintético e trocar a cada 8mil km não deve dar aquele problema de borra que tanto falam.
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troca de óleo a cada quantos km?
imagino que se usar um bom sintético e trocar a cada 8mil km não deve dar aquele problema de borra que tanto falam.
sabe como sabemos que é hora de trocar o óleo do carro? pelo barulho.
a hora que vc começa a ouvir um alto e bom som de tuchos batendo, pode ter certeza que o carter está seco e precisa ser completado. já aconteceu várias vezes de eu pegar o carro pra sair e achar que o motor iria se desintegrar devido ao barulho. paro no posto, mando completar o óleo e o barulho desaparece. fica liso liso.
pior, dia desses fui eu levar o carro na oficina aqui perto pra fazer manutenção, e fiquei sabendo que devido a alta quilometragem, os caras enfiavam por conta um óleo mais grosso o certo snme é 15w40 e os caras enfiavam 20w50. mandei usarem o óleo certo e ficaram dizendo que ia baixar o óleo rápido e não sei mais o que, maior terrorismo infundado. coloquei o óleo indicado pelo fabricante e fui embora. e até agora nada de baixar o óleo, tudo as mil maravilhas.
trocamos o óleo no mínimo a cada 10 mil km - as vezes bate nos 20 - colocamos 5l do óleo indicado pela fiat. só.
correia dentada, trocamos apenas uma vez aos 70mil km. era pra ter trocado pelo menos mais 3 vezes..
ou esse motor foi abençoado pelo papa ou os outros é que tem muito azar.
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sabe como sabemos que é hora de trocar o óleo do carro? pelo barulho.
a hora que vc começa a ouvir um alto e bom som de tuchos batendo, pode ter certeza que o carter está seco e precisa ser completado. já aconteceu várias vezes de eu pegar o carro pra sair e achar que o motor iria se desintegrar devido ao barulho. paro no posto, mando completar o óleo e o barulho desaparece. fica liso liso.
pior, dia desses fui eu levar o carro na oficina aqui perto pra fazer manutenção, e fiquei sabendo que devido a alta quilometragem, os caras enfiavam por conta um óleo mais grosso o certo snme é 15w40 e os caras enfiavam 20w50. mandei usarem o óleo certo e ficaram dizendo que ia baixar o óleo rápido e não sei mais o que, maior terrorismo infundado. coloquei o óleo indicado pelo fabricante e fui embora. e até agora nada de baixar o óleo, tudo as mil maravilhas.
trocamos o óleo no mínimo a cada 10 mil km - as vezes bate nos 20 - colocamos 5l do óleo indicado pela fiat. só.
correia dentada, trocamos apenas uma vez aos 70mil km. era pra ter trocado pelo menos mais 3 vezes..
ou esse motor foi abençoado pelo papa ou os outros é que tem muito azar.
acho q esse foi abençoado pelo papa…
meu pai teve um hlx...com 95 mil rachou uma mangueira de água (eu estava com o carro)...ele nem chegou a superaquecer, mas mesmo sendo feita uma revisão completa do sistema de arrefecimento + troca de junta do cabeçote + plaina (mesmo sem precisar destes últimos 2 - a junta tava intacta e tanto o cabeçote como o bloco dentro das especificações originais) o carro nunca mais foi o mesmo...tanto q meu pai vendeu ele logo depois disso, e olha q o velho é extremamente cuidadoso com os carros dele...o carro via óleo e filtro novos a cada 7500 km rodados
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acho q esse foi abençoado pelo papa…
meu pai teve um hlx...com 95 mil rachou uma mangueira de água (eu estava com o carro)...ele nem chegou a superaquecer, mas mesmo sendo feita uma revisão completa do sistema de arrefecimento + troca de junta do cabeçote + plaina (mesmo sem precisar destes últimos 2 - a junta tava intacta e tanto o cabeçote como o bloco dentro das especificações originais) o carro nunca mais foi o mesmo...tanto q meu pai vendeu ele logo depois disso, e olha q o velho é extremamente cuidadoso com os carros dele...o carro via óleo e filtro novos a cada 7500 km rodados
tio , não entendo.
vejo esse motor como sendo uma verdadeira obra em termos de desempenho.
mas pq q tanta gente se queixa?
seu pai cuidava bem do carro, mas mesmo assim deu problema.
ja o do streit era castigado e sempre rodou numa boa.
qual a explicação?
até hj tenho como ícone de resistência o cht (que rodam 400.000 kms sem dar dores de cabeça, desde que bem cuidados), mesmo não sendo o melhor em performance.
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sabe o que é o mais legal? o barulho.
o ronco desse motor enchendo é algo delicioso de se ouvir.. é o mesmo prazer que se sente ao acelerar um v8 bem saudável.
uma pena o marea ser pesado e esse motor não ser tão potente quanto poderia. mas fico imaginando um fivetec bem preparadinho num carrinho leve como uno ou tipo… um brinquedo e tanto.
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tio , não entendo.
vejo esse motor como sendo uma verdadeira obra em termos de desempenho.
mas pq q tanta gente se queixa?
seu pai cuidava bem do carro, mas mesmo assim deu problema.
ja o do streit era castigado e sempre rodou numa boa.
qual a explicação?
até hj tenho como ícone de resistência o cht (que rodam 400.000 kms sem dar dores de cabeça, desde que bem cuidados), mesmo não sendo o melhor em performance.
eu tb não sei…
pode ser q tenha saído um lote ou outro com um controle de qualidade mais rígido...fora isso eu tb não encontro explicação...