Procurei mas nao achei - contrapeso vira
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tudo bem gente, mas tipo assim vira aliviado em x gramas (no contrapeso) mais volante aliviado y gramas; o resultado nao seria o mesmo de um volante aliviado x+y gramas(dentro do possivel)?
p.s. eu entendo que o alivio é necessario ja que o projeto original nao deve levar em conta nosso uso. inclusive no meu carro tenho volante aliviado e balanceado, as bielas incrivelmente deram quase nada de diferenca de peso, entao balanceei o vira e o plato, mas na epoca na tive quem me aliviasse o vira.
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pelo que sei, quanto mais distante da peça for a alteração de peso, menor o resultado.
alem de que, não se pode tirar muito no volante pra não fragiliza-lo.
o lance é aliviar direto na fonte, na raiz que é no contra-peso.
veja, como o cassiano (coisa triste) observou muito bem, essa retirada de peso resulta em menos energia acumulada. se for num motor onde vc não tenha uma fonte extra (alem da qual foi previsto pro tal motor em questáo) de energia para compensar a perda daquela que antes era acumulada, vc esta sob forte risco de mais perder do que ganhar no final das contas.
ja num motor onde se tem mais carga (preparação ou turbo), vc tem uma forte fonte que vai garantir essa energia (só que de outra forma, e não acumulando nas partes m?veis) que antes era acumulada na peça.
como agora (depois da preparação) se tem mais energia (oriunda da preparação) pra compensar a perda da energia antes acumulada, vc ai sim tem ganhos, ja que agora pode contar com a vantagem de o motor conseguir subir de giro mais rapido e até mesmo girar mais alto por estar fazendo menos força para girar.
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pelo que sei, quanto mais distante da peça for a alteração de peso, menor o resultado.
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olha ka, quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira....vc tira das extremidades do volante.....
tipo, exemplo bem simpl?rio: imagina a dist?ncia percorrida pelo peso: vai ser maior a 10cm do centro rotante ou a 20cm???
snme, na fisica do segundo ano do segundo grau eles ensinam: energia = massa*raio^2
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olha ka, quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira....vc tira das extremidades do volante.....
tipo, exemplo bem simpl?rio: imagina a dist?ncia percorrida pelo peso: vai ser maior a 10cm do centro rotante ou a 20cm???
snme, na fisica do segundo ano do segundo grau eles ensinam: energia = massa*raio^2
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então quanto tem q tirar da extremidade do volante pra q seja compensado um al?vio de virabrequim?
qdo o pessoal faz aívio, tira do virabrequim e do volante do motor….e geralmente o pessoal usa uma polia do virabrequim mais leve tb...
se for tirar esse peso todo (vira+volante+polia) só do volante a peça vai ficar fr?gil demais...
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blz lucas, então no seu carro, alivie só o volante e nunca o virabrequim. mas por favor não afirme aqui nesse forum que o alivio de virabrequim é desnecessário só pq vc acha que ?.
prezo pelo que é escrito aqui dentro e sobre muita coisa (como essa) eu sei o que funciona e o que não funciona.
18 anos vivendo dentro de oficinas de preparação me ensinaram bastante coisa que não se aprende nem em faculdade de engenharia, nem em curso de preparação e nem em revistinhas técnicas q tem por ai.
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calma galera….....o lucas não disse que não presta:
como 99% daqui naum dirigi em tiozinho style , só sente melhoras com o alivio de vira/volante o que no caso, é bem recomendado
quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira….vc tira das extremidades do volante.....
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ele só colocou alguns pontos de vista do pq dá ele acha melhor aliviar só o volante. e alguns eu também concordo:
eu acho melhor somente fazer um bom balanceamento do vira, e tirar o peso mais do volante mesmo….
quanto mais distante do eixo de rotação, maior a energia cinetica em cima do peso....por issoq ue tirar peso das extremidades do volante influencia mais do que nos contrapesos do vira....(pelo menos na maioria dos motores), fora que qualquer coisa é bem mais fácil trocar um volante do que um vira né….ahuahuah
e depende dos objetivos: carro de rua, encontrar um bom profissioanl qualificado pra fazer o alivio no vira, a dist?ncia centro a centro dos contrapeso do vira e do volante…etc, etc, etc
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vamos pegar mais leve no toler?ncia zero adotada pois noto que a galera com bastante tempo de casa aqui, não tá tendo muita paciência pra discutir certos assuntos…
fica parecendo que adotam uma postura de quem é vc pra querer debater comigo o que gera bate-boca e até descren?a de alguém que saiba menos postar alguma coisa...........por medo de ser apedrejado.
não estou me referindo a ninguém em especial e nem é nada pessoal, mas como aqui é um forum bem técnico, acho que tudo deveria ser beeemmm explicado e debatido, pois só assim vamos manter o nível sempre lá em cima.
e vão desculpando meu desabafo off-topic.
abraços,
thiago.
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thiago, o negócio é o seguinte: uma pessoa escreve o que acha, ai vem outra e escrevre a real. só nesse meio, temos mais pessoas lendo, pessoas que não sabem o que é ach?metro e o que acontece na real.
e é bem esse tipo de situação que não quero aqui dentro. jamais alguem que apenas acha pode insistir com alguem que disse é assim pq eu conheão e sei.
o mundo ja ta cheio de mitos bestas, e não vai ser aqui que novos mitos serão criados.
só isso, nada pessoal ao lucas e nem a ninguem, apenas questão de proteção aos próprios users
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thiago, o negócio é o seguinte: uma pessoa escreve o que acha, ai vem outra e escrevre a real. só nesse meio, temos mais pessoas lendo, pessoas que não sabem o que é ach?metro e o que acontece na real.
e é bem esse tipo de situação que não quero aqui dentro. jamais alguem que apenas acha pode insistir com alguem que disse é assim pq eu conheão e sei.
o mundo ja ta cheio de mitos bestas, e não vai ser aqui que novos mitos serão criados.
só isso, nada pessoal ao lucas e nem a ninguem, apenas questão de proteção aos próprios users
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ok…....
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? só abrir um tópico sobre alivio de volante e vira, que la vem calculos mirabolantes e discussoes.
meu temos usuarios que fizeram, e contaram as experiencias, cabe a cada um fazer ou não, garanto que a maioria que fez este tipo de servião não fez calculo algum (meu caso). fez por coversas e experiencias dos outros, e resolveram arriscar tbm.
agora se o pessoal prefere se prender em calculo e achar que o jeito que é feito esta errado ou não funciona…
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? só abrir um tópico sobre alivio de volante e vira, que la vem calculos mirabolantes e discussoes.
meu temos usuarios que fizeram, e contaram as experiencias, cabe a cada um fazer ou não, garanto que a maioria que fez este tipo de servião não fez calculo algum (meu caso). fez por coversas e experiencias dos outros, e resolveram arriscar tbm.
agora se o pessoal prefere se prender em calculo e achar que o jeito que é feito esta errado ou não funciona…
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não acho que seja bobagem fazer cálculos, eles podem te ajudar, te indicam o caminho a tomar.. mas eu particularmente não entendo porra nenhuma disso e quando fiz no meu carro al?vio de biela, al?vio de pistão, al?vio de virabrequim e volante e balanceamento de tudo que foi possível, eu preferi usar experiencia de outras pessoas que lidam com isso já fazem muitos anos…
andei de ap 1.8 de tudo que é jeito que vocês podem imaginar, e mesmo sem saber o quanto foi aliviado das peças (confiei no preparador), digo que o carro tá com muito menos vibração, não perdeu nada de torque, tá girando 7k livre e tranquilo... mas agora vir dizer que os cálculos de pessoas que sabem realmente fazer não valem pré nada, é extremismo... se não fosse f?sica, matem?tica e o kct a quatro, os f?rmula 1 não teriam os motores que tem hoje.
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não acho que seja bobagem fazer cálculos, eles podem te ajudar, te indicam o caminho a tomar.. mas eu particularmente não entendo porra nenhuma disso e quando fiz no meu carro al?vio de biela, al?vio de pistão, al?vio de virabrequim e volante e balanceamento de tudo que foi possível, eu preferi usar experiencia de outras pessoas que lidam com isso já fazem muitos anos…
andei de ap 1.8 de tudo que é jeito que vocês podem imaginar, e mesmo sem saber o quanto foi aliviado das peças (confiei no preparador), digo que o carro tá com muito menos vibração, não perdeu nada de torque, tá girando 7k livre e tranquilo... mas agora vir dizer que os cálculos de pessoas que sabem realmente fazer não valem pré nada, é extremismo... se não fosse f?sica, matem?tica e o kct a quatro, os f?rmula 1 não teriam os motores que tem hoje.
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não disse que calculos não servem pra nada, mas em certos momentos a experiencia fala mais alto que os calculos.
muitas coisas que funcionam hj não veio do calculo, e sim de algum prof. pardal que teve a curiosidade de arriscar e fazer, e deu certo, depois foi apenas aprimorando e melhorando cada vez mais.
volto a dizer, calculos são importantes, mas se prender as eles 100% das vezes e falar que não vai dar certo pq o calculo diz que não dá, ai é o fim…
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praticamente todos os bons preparadores daki dizem a mesma coisa: qto maior o torque de um motor, menos peso ele precisa.
dai sempre tem um q pergunta: mas se pode ser mais leve, pq não vem de fábrica? simples, custo. imagine pra cada motor ser fabricado um tipo de volante diferente, 1.6, 1.8, 2.0…. alguns casos tem, como vimos no logus do fluff por ex.
se alguém já teve a oportunidade de ver um volante de motor v8, vai entender claramente isso. além de só ter a cremalheira praticamente, ainda tem furos grandes no meio dele e não é por isso q um v8 não tem força....
meu carro andei durante anos com o volante aliviado em 2kg. já vi gente tirar mais q isso, mas é mais garantido pra motores de arrancada, q rodam pouco.
depois disso, tb ouvi muito não alivie q vai perder força . aí fui lá e fiz todas as polias em alumínio e saiu mais 1kg. melhorou mais um pouco.
agora no motor novo, tem o mesmo volante (-2kg), as mesmas polias (-1kg) e 1,1kg q sairam do vira.
não satisfeito, ainda consegui tirar peso do comando louco , e do plato....
e garanto q o motor não vai perder nada de força....
foi a mesma coisa qdo comecei a fu?ar nas weber, e todo mundo me criticou qdo disse q os venturis tavam pequenos pro meu motor (34mm), sendo q muitos disseram q pra álcool isso já era grande... qdo abri pra 37,5mm, o carro melhorou em todas as situações....
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thiago, o negócio é o seguinte: uma pessoa escreve o que acha, ai vem outra e escrevre a real. só nesse meio, temos mais pessoas lendo, pessoas que não sabem o que é ach?metro e o que acontece na real.
e é bem esse tipo de situação que não quero aqui dentro. jamais alguem que apenas acha pode insistir com alguem que disse é assim pq eu conheão e sei.
o mundo ja ta cheio de mitos bestas, e não vai ser aqui que novos mitos serão criados.
só isso, nada pessoal ao lucas e nem a ninguem, apenas questão de proteção aos próprios users
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e o q a galera com menos tempo de fórum precisa saber é q isso já ocorreu aqui, mas hj quem fazia isso (inclusive um q gostava de falar bonito e escrever posts com 20 par?grafos do qual se aproveitava, qdo muito, 1 palavra ou 2) já saiu e agora a atitude tomada no fórum é pra evitar que gente como eles poste e confunda os outros…
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e o q a galera com menos tempo de fórum precisa saber é q isso já ocorreu aqui, mas hj quem fazia isso (inclusive um q gostava de falar bonito e escrever posts com 20 par?grafos do qual se aproveitava, qdo muito, 1 palavra ou 2) já saiu e agora a atitude tomada no fórum é pra evitar que gente como eles poste e confunda os outros…
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cara, eu acho que a liberdade é para todos, por isso existe a democracia, onde cabe a cada um distinguir o que é certo ou errado.
na época da ditadura tinhamos o sni que atraves do ai5 filtrava o que podia ser ouvido ou não, atravṍz da censura, nessa época nem tudo que nos ouviamos era verdade porque era filtrado, porque as pessoas não tinham liberdade de expressão, então muitas vezes o que era verdade não era dito.
acredito que quem deve discernir se o que é postado é verdade ou não é quem lá, pois afinal o forum compo a propria palavra diz é um lugar para discussão de assuntos e por isso que voce pode responder a uma colocação que não seja verdade, colocando como resposta e provando, claro, que tua colocação é verdadeira e a dele eh pura achação.
quem entende é que é responsavel por esclarecer o que é postado e respondido, e para isso não faz diferença moderador.
moderador para min é uma pessoa que a prérpia palavra diz, modera uma discussão entre duas pessoas ou mais.
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cara, eu acho que a liberdade é para todos, por isso existe a democracia, onde cabe a cada um distinguir o que é certo ou errado.
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só que nem todos sabem o que é certo e o que é errado no meio de tantas palavras escritas.
se eu ver algo que sei q esta errado, eu vou dizer: ta errado e assim cuidar da integridade do que é escrito aqui no forum q eu administro.
e se em outros forum por ai é baderna, todo mundo lota as paginas com coisas nada a ver e ninguem faz nada, paciência, aqui não é assim. o pp não foi criado pra ser só mais um forum gen?rico como a mairia que tem por ai. aqui se a pessoa afirma algo, então ela tem que ter embasamento prático para provar o que esta afirmando.
moderador para min é uma pessoa que a prérpia palavra diz, modera uma discussão entre duas pessoas ou mais.
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colega, antes de mais nada, o moderador tambem é um usuário e tem direito de participar como tal de qualquer discussão.
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cara, eu acho que a liberdade é para todos, por isso existe a democracia, onde cabe a cada um distinguir o que é certo ou errado.
na época da ditadura tinhamos o sni que atraves do ai5 filtrava o que podia ser ouvido ou não, atravṍz da censura, nessa época nem tudo que nos ouviamos era verdade porque era filtrado, porque as pessoas não tinham liberdade de expressão, então muitas vezes o que era verdade não era dito.
acredito que quem deve discernir se o que é postado é verdade ou não é quem lá, pois afinal o forum compo a propria palavra diz é um lugar para discussão de assuntos e por isso que voce pode responder a uma colocação que não seja verdade, colocando como resposta e provando, claro, que tua colocação é verdadeira e a dele eh pura achação.
quem entende é que é responsavel por esclarecer o que é postado e respondido, e para isso não faz diferença moderador.
moderador para min é uma pessoa que a prérpia palavra diz, modera uma discussão entre duas pessoas ou mais.
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então para você um moderador não deve postar nada, né? pq apenas ao postar algo, o moderador está participando da discussão…
e como a ka disse: moderador ?, antes de tudo, usuário...e tem muita gente q abusa achando q moderador tem q se conter e não responder qdo é provocado ou algo do tipo...
e nés da equipe temos por dever zelar, antes de tudo, pelas informações que são postadas, senão o nível do fórum cai, muita gente acaba fazendo besteira e falando eu li lá no pp q isso funcionava mas não funcionou porra nenhuma, que bosta de fórum ...afinal, errar é humano, mas culpar os outros é mais humano ainda...o cara não vai culpar a própria falta de discernimento pela merda q deu no carro dele, vai culpar o fórum, aonde ele leu posts confusos e infos que não procediam realmente...
esse papo de liberdade aí só é bonito qdo são os outros q cuidam das coisas...qdo você passa a cuidar, vê q precisa de algumas regras e premissas para que tudo funcione a contento...e nisso perde-se um pouco de liberdade em prol de um bem comum, que é o bom andamento do fórum...
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primeiro post do tópico:
quem ja fez pode me dar umas dicas ai pois preciso fechar meu 1.8 e estou com essas duvidas.
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quem ja fez te deu as dicas de o que fazer e como fica.
e quem não fez fica falando o que acha, só que vai contra o que acontece na realidade. isso é puro achometro (e ainda por cima comprovadamente errado ), algo totalmente dispensável por aqui pq só confunde a cabeça dos demais usuários criando pol?micas e mais dúvidas ainda em cima de algo que ja foi mostrado como funciona.